Seminário
1 Néfi 19–22: “[Eles podem] esquecer; eu, porém, não te esquecerei”


“1 Néfi 19–22: ‘[Eles podem] esquecer; eu, porém, não te esquecerei’”, O Livro de Mórmon — Manual do Aluno, 2024

“1 Néfi 19–22: ‘[Eles podem] esquecer; eu, porém, não te esquecerei’”, O Livro de Mórmon — Manual do Aluno

1 Néfi 19–22

“[Eles podem] esquecer; eu, porém, não te esquecerei”

Imagem
O bom pastor

Como você se sente quando é lembrado por alguém que é importante para você? Enquanto ensinava sobre a dispersão e a coligação de Israel, Néfi usou as profecias de Isaías para mostrar que o Senhor não Se esqueceria da casa de Israel dispersa. Esta lição tem como objetivo ajudá-lo a sentir o amor do Senhor por você e por todas as pessoas, e Seu desejo de unir você a Ele.

O amor do Salvador por nós

Há momentos em que cada um de nós pode reconhecer e sentir o amor de Deus em nossa vida, mas, em outras ocasiões, talvez não o reconheçamos. Imagine que você estava conversando com uma amiga que lhe disse que não tinha certeza de que Deus a amava.

  • O que você poderia compartilhar das escrituras que poderia ajudar sua amiga?

  • Que experiências você poderia compartilhar com ela sobre como você conheceu e sentiu o amor do Pai Celestial e Jesus Cristo?

Pondere seus próprios sentimentos sobre o amor de Deus por você, inclusive quaisquer perguntas ou preocupações que tenha. Ao estudar, procure verdades que possam ajudá-lo a entender melhor e sentir o amor que o Pai Celestial e Jesus Cristo têm por você.

Néfi ensina sobre o amor do Salvador por nós

Em 1 Néfi 19, Néfi profetizou sobre a vida e a missão de Jesus Cristo. Leia 1 Néfi 19:7–10 e identifique o que Néfi ensinou sobre como Jesus Cristo seria tratado durante Seu tempo na Terra e por que Ele estaria disposto a ser tratado dessa maneira.

  • Que palavras ou frases chamaram sua atenção nesses versículos? Por quê?

  • Como o entendimento dos ensinamentos nesses versículos influencia seus sentimentos pelo Pai Celestial e por Jesus Cristo?

Depois de registrar suas próprias profecias sobre Jesus Cristo, Néfi compartilhou profecias do profeta Isaías, do Velho Testamento, sobre a dispersão e a coligação de Israel. Essas profecias eram importantes para Néfi e sua família, que haviam sido dispersos de sua terra natal, Jerusalém, devido à iniquidade do povo que morava na região. As profecias de Isaías indicavam que muitos israelitas se sentiriam esquecidos pelo Senhor por estarem dispersos.

Leia 1 Néfi 21:14–16 e identifique as palavras do Senhor para aqueles que se sentiriam esquecidos.

O amor do Salvador é manifestado por Sua disposição de reunir as pessoas a Ele

O povo da antiga Israel era disperso sempre que parava de adorar a Jeová e quebrava seus convênios e os mandamentos de Deus (ver 2 Néfi 6:10–11; 10:3–6). A coligação do povo de Israel ocorre quando eles vêm a Cristo, aceitam Seu evangelho por meio do batismo e guardam Seus mandamentos. O Salvador prometeu à Israel dispersa que não Se esqueceria deles e que os coligaria, trazendo-os a Ele nos últimos dias (ver 1 Néfi 15:13–14; 2 Néfi 6:11; 9:1–2; 10:7–8).

Estude o cabeçalho de 1 Néfi 21 e 22 para entender melhor o que Isaías está profetizando e ensinando nesses capítulos.

Estude as seguintes passagens nas escrituras sobre a coligação de Israel nos últimos dias. Preste atenção às palavras ou frases que indicam o amor do Senhor por Seu povo.

Se disponível, assista ao vídeo “Deus tem um plano para você” (7:06), disponível em ChurchofJesusChrist.org, sobre uma moça chamada Renu Singh. Observe como Jesus Cristo estendeu a mão e a ajudou a se achegar a Ele.

Ao concluir a lição de hoje, pense no que aprendeu e sentiu sobre o amor de Deus. Pense em como Deus Se lembrou de você e estendeu a mão com misericórdia e bondade. O que você pode fazer para demostrar gratidão pelo que Ele fez por você? Registre seus pensamentos e suas impressões no diário de estudo.