Seminário
1 Néfi 8:1–18: O amor de Deus é a mais desejável de todas as coisas


“1 Néfi 8:1–18: O amor de Deus é a mais desejável de todas as coisas” O Livro de Mórmon — Manual do Aluno, 2024

“1 Néfi 8:1–18: O amor de Deus é a mais desejável de todas as coisas” O Livro de Mórmon — Manual do Aluno

1 Néfi 8:1–18

O amor de Deus é a mais desejável de todas as coisas

Imagem
Árvore da vida

Como você descreveria o amor de Deus? Leí teve uma visão na qual viu uma bela árvore. Ele comeu o fruto dessa árvore e “era o mais doce de todos” os que ele já havia provado (1 Néfi 8:11). Essa árvore e esse fruto representam o amor de Deus, manifestado no nascimento, na vida, no ministério e no sacrifício expiatório de Jesus Cristo. Esse amor “[encheu] a alma [de Leí] de imensa alegria” (1 Néfi 8:12). O objetivo desta lição é ajudá-lo a aumentar seu desejo de sentir o amor de Deus e a Expiação de Jesus Cristo.

Trevas e luz

Vários oradores na conferência geral compartilharam histórias sobre presenciar as trevas fisicamente e depois terem um maior entendimento e gratidão pela luz. Tente imaginar as seguintes situações. Leia ou assista a uma dessas histórias.

Andar de bicicleta através de um túnel de 24 quilômetros de comprimento (ver Vern P. Stanfill, “Escolher a luz”, A Liahona, novembro de 2015, p. 55).

As luzes do Templo de Salt Lake não estavam acesas à noite (ver Sharon Eubank, “Cristo: A luz que brilha na escuridão”, Liahona, maio de 2019, p. 73).

Praticar rapel em uma caverna profunda (ver Timothy J. Dyches, “A luz se apega à luz”, Liahona, maio de 2021, p. 112).

Leí ora pela misericórdia do Senhor

Enquanto morava no deserto, Leí compartilhou com sua família os detalhes de uma visão que ele teve. Nessa visão, ele estava em “um deserto escuro e triste” (1 Néfi 8:4).

Leia 1 Néfi 8:5–8 e identifique o que aconteceu com Leí e como ele se sentiu. Pode ser útil visualizar o que você leu. Procure detalhes descritivos que possam ajudá-lo a criar uma imagem mental ou imaginar os eventos como um filme.

  • Que tipo de pensamentos ou sentimentos você acha que fizeram Leí orar por misericórdia?

Reserve um momento para ponderar sobre as diferentes maneiras pelas quais podemos sentir trevas em nossa vida e as razões pelas quais podemos clamar ao Senhor por misericórdia.

Leia 1 Néfi 8:9–12 e identifique como o Senhor ajudou Leí.

Em seu diário de estudo, faça um desenho simples representando a árvore que Leí viu. Desenhe o fruto na árvore e o identifique de acordo com as explicações de Leí em 1 Néfi 8:10–12. (Para mais descrições a fim de identificar o fruto da árvore, leia 1 Néfi 15:36 e Alma 32:42.) Enquanto desenha, pense no que essa árvore e seu fruto podem representar.

Mais tarde, Néfi desejou conhecer e entender pessoalmente a visão, inclusive o significado da árvore que Leí tinha visto. Enquanto ponderava sobre o que havia aprendido, o Espírito mostrou a Néfi uma visão da Virgem Maria segurando o menino Jesus em seus braços (ver 1 Néfi 11:13, 20).

Olhe para a imagem a seguir e pense por que Néfi teve essa visão ao se perguntar sobre o significado da árvore.

Imagem
Maria e o menino Jesus

Leia 1 Néfi 11:21–23 e identifique o que mais Néfi viu e como isso o ajudou a aprender sobre o significado da árvore. Você pode identificar a árvore de acordo com o que aprendeu.

  • Como você acha que o Salvador nos ajuda a sentir o amor de Deus?

O élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou:

As maiores manifestações do amor de Deus por Seus filhos são o ministério mortal, o Sacrifício Expiatório e a Ressurreição do Senhor Jesus Cristo. O fruto da árvore pode ser considerado um símbolo das bênçãos da Expiação do Salvador. (David A. Bednar, “ʽVinde, e vedeʼ”, A Liahona, novembro de 2014, p. 109)

  • Que verdades você pode identificar sobre o amor de Deus com a visão de Leí e a declaração do élder Bednar?

Sentir o amor de Deus e grande alegria por meio de Jesus Cristo

Uma verdade que podemos aprender é que o amor de Deus, manifestado por meio de Jesus Cristo, é mais desejável do que qualquer outra coisa e traz mais alegria.

As atividades a seguir podem ajudá-lo a reconhecer como você pode sentir o amor de Deus por você graças a Jesus Cristo. Ao fazer essas atividades, procure identificar várias bênçãos que advêm de Jesus Cristo e Sua Expiação e as escreva no fruto que você desenhou ou ao redor dele.

Atividade 1

Leia o que Leí testificou depois de ter tido a visão em 1 Néfi 10:5–6. Leia também algumas das seguintes escrituras ou procure outras que ilustrem as bênçãos que podemos receber por meio da Expiação de Jesus Cristo: Isaías 53:4–5; João 1:17; Mosias 4:2–3; Alma 7:11–12; Helamã 5:12.

Atividade 2

Assista a um dos vídeos a seguir, disponíveis em ChurchofJesusChrist.org e identifique as bênçãos que recebemos por meio de Jesus Cristo:

A Expiação — Aplicação Contínua” (3:00)

Graças a Ele” (2:36)

Paz em Cristo” (4:09)

Atividade 3

Reflita sobre como você vivencia as bênçãos que Jesus Cristo oferece ou como você tem visto isso na vida de outras pessoas. Isso pode incluir maneiras pelas quais o Senhor o abençoou em tempos de escuridão.

O que você aprendeu?

Reserve um momento para analisar as bênçãos que podemos receber por meio da Expiação de Jesus Cristo que você escreveu em seu desenho do fruto. Pondere por que essas bênçãos podem “fazer uma pessoa feliz” (1 Néfi 8:10), ser “o mais doce de todos” (1 Néfi 8:11) e encher sua alma “de imensa alegria” (1 Néfi 8:12).

Imagem
ícone, anotar
  1. Responda a pelo menos duas das perguntas a seguir:

  • O que você aprendeu sobre o amor de Deus por você?

  • Quais bênçãos que você mais deseja em sua vida estão disponíveis por meio de Jesus Cristo? Por quê?

  • Como você foi abençoado por causa do amor que Deus demonstrou ao enviar Seu Filho Jesus Cristo para expiar por você?