Seminário
1 Néfi 3: Deus prepara um caminho


“1 Néfi 3: ‘Deus prepara um caminho’”, O Livro de Mórmon — Manual do Aluno, 2024

“1 Néfi 3: ‘Deus prepara um caminho’”, O Livro de Mórmon — Manual do Aluno

1 Néfi 3

Deus prepara um caminho

Imagem
Néfi sentado perto de um riacho

Depois de viajarem por dias pelo deserto, a obediência e a fé que Néfi e seus irmãos tinham em Deus foram testadas quando foram ordenados a voltar para Jerusalém para obter de Labão as placas de latão. Às vezes, o Senhor também vai pedir que você faça coisas difíceis. Esta lição vai ajudá-lo a exercer fé em Deus para realizar o que Ele pede que você faça.

Mandamentos difíceis

  • Quais mandamentos, padrões ou outros convites proféticos são os mais difíceis para os adolescentes obedecerem hoje? O que faz com que esse seja mais difícil do que os outros?

  • O que você diria a alguém que sente que um determinado mandamento ou padrão é muito difícil de ser cumprido?

Se houver um mandamento que tenha sido difícil para você obedecer, tenha-o em mente ao estudar 1 Néfi 3. Procure aprender com os exemplos que você estuda e pondere sobre como suas escolhas podem influenciar seu relacionamento com o Senhor.

O Senhor dá um mandamento aos filhos de Leí

Leia 1 Néfi 3:1–6 e identifique o que foi ordenado que os filhos de Leí fizessem.

  • Por que você acha que os irmãos de Néfi estavam corretos ao chamar esse mandamento de uma “coisa difícil”? (versículo 5).

Imagine como os filhos de Leí devem ter se sentido ao deixar sua casa e viajar centenas de quilômetros para o deserto por uma região estéril, apenas para que lhes fosse pedido que retornassem a Jerusalém pouco tempo depois para pegar as placas com Labão.

Leia 1 Néfi 3:7–8 e identifique o motivo citado por Néfi para sua disposição em fazer o que o Senhor ordenou.

1 Néfi 3:7 é uma passagem de domínio doutrinário. Você pode marcar as passagens de domínio doutrinário de modo diferente para conseguir localizá-las facilmente no futuro. Você terá a oportunidade de praticar como aplicar a doutrina ensinada nessa passagem a uma pergunta ou situação na próxima aula.

  • O que Néfi entendeu que seus irmãos podem não ter entendido?

Uma coisa que aprendemos no versículo 7 é que Deus prepara um caminho para realizarmos tudo o que Ele nos pede que façamos.

Pense em como essa verdade se relaciona com os mandamentos que podem ser desafiadores para você.

Embora Deus o ajude a realizar o que Ele pede, Ele não prometeu que será fácil ou que sua primeira tentativa será bem-sucedida.

O presidente Dieter F. Uchtdorf, que na época servia na Primeira Presidência, explicou:

Seguir ao Salvador não removerá todas as suas provações. No entanto, removerá as barreiras entre você e a ajuda que o Pai Celestial deseja lhe dar. Deus estará com você. (Dieter F. Uchtdorf, “O desejo de retornar ao lar”, A Liahona, novembro de 2017, p. 22)

  • O que essa declaração o ajuda a entender sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo?

Pense sobre os mandamentos, padrões ou outros convites proféticos que você identificou anteriormente na lição como sendo os mais difíceis para os adolescentes obedecerem.

  • Quais são os obstáculos que podem fazer com que a obediência a esses mandamentos se torne difícil?

  • Como o Senhor pode “preparar um caminho” para ajudar os jovens a obedecer a esses mandamentos?

Néfi e seus irmãos tentam obter as placas

Estude os seguintes relatos das duas primeiras tentativas de obter as placas de latão. Identifique como cada irmão reagiu a cada tentativa. (Observação: Na lição “1 Néfi 4–5”, você aprenderá como o Senhor acabou provendo um meio para que eles fossem bem-sucedidos.)

Primeira tentativa: Leia 1 Néfi 3:10–15 ou assista ao vídeo Néfi é guiado pelo Espírito para obter as placas” de 4:43 a 8:18. O vídeo está disponível em ChurchofJesusChrist.org. (Pode ser útil saber que lançar sortes é uma maneira de selecionar aleatoriamente uma pessoa entre muitas.)

Segunda tentativa: Leia 1 Néfi 3:22–31; 4:1, ou assista ao vídeo “Néfi é guiado pelo Espírito para obter as placas” de 8:18 a 15:10.

Imagem
ícone, anotar
  1. Responda às seguintes perguntas no diário de estudo:

    • O que esses irmãos poderiam ter aprendido sobre si mesmos com os desafios que tiveram ao tentar obedecer ao mandamento de Deus?

    • Por que você acha que nosso amoroso Deus nos permite passar por dificuldades por um tempo antes que Ele forneça um meio de realizar Sua vontade?

    • Como você acha que as diferentes reações dos irmãos ao que aconteceu influenciaram sua fé e seu relacionamento com Jesus Cristo? Por quê?

Aplicar esse relato à sua vida

O Salvador pode ajudá-lo a vencer os obstáculos que tornam difícil obedecer a Seus mandamentos e seguir os conselhos de Seus profetas. Para ajudá-lo a aplicar isso em sua vida, responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo.

  1. Imagine que você está recebendo um conselho de Néfi sobre um mandamento ou imagine o conselho do profeta que você acha difícil de obedecer. O que você acha que ele lhe diria?

  2. Que ações específicas você vai tomar para obedecer mais plenamente a um dos mandamentos do Senhor ou aos conselhos do profeta?

  3. O que você já viu ou vivenciou que lhe dá a confiança de que o Senhor vai preparar um caminho para que você obedeça a Seus mandamentos e siga Seu profeta?