Missionário de serviço
Introdução


“Introdução”, Ajustar-se à Vida de Missionário de Serviço: Livreto de Recursos, 2020

“Introdução”, Ajustar-se à Vida de Missionário de Serviço

Imagem
Jesus acenando para homens em um barco

Detalhe de Come, Follow Me, de James T. Harwood

Introdução

Você pode ter sucesso com a ajuda do Senhor

Como missionário de serviço, você foi chamado para representar Jesus Cristo. Você ministrará aos filhos do Pai Celestial. O Salvador o ama e o ajudará a seguir em frente. Ele prometeu: “Irei adiante de vós. Estarei a vossa direita e a vossa esquerda e meu Espírito estará em vosso coração e meus anjos ao vosso redor para vos suster” (Doutrina e Convênios 84:88).

Imagem
missionário de serviço lendo as escrituras

Exercite sua fé e aja de acordo com a decisão que você tomou de realizar a obra do Senhor. Por meio de sua fé contínua e de seus melhores esforços, você desenvolverá as habilidades, os dons e os pontos fortes de que precisa mais rapidamente. Você sentirá a ajuda do Senhor. Terá mais confiança em sua capacidade de servi-Lo.

O Senhor prometeu ajudar os missionários. Mas muitos dos grandes missionários da história sofreram e tiveram dificuldades em seu trabalho missionário. Amon e seus irmãos “sofreram muito, tanto física quanto mentalmente, de fome, sede e cansaço; e sofreram também muitas tribulações no espírito” (Alma 17:5). Às vezes, eles se sentiam sobrecarregados. “Ora, quando nosso coração se achava deprimido e estávamos para voltar, eis que o Senhor nos confortou e disse: Ide para o meio de vossos irmãos, os lamanitas, e suportai com paciência vossas aflições; e eu farei com que tenhais êxito” (Alma 26:27).

Essa promessa se aplica a você em seu serviço designado à família de Deus. Você pode se tornar um servo útil do Senhor.

Tatsu Ito, que tinha atrofia muscular espinhal, é um exemplo do cumprimento dessa promessa. Quando a família Ito se mudou do Japão para Utah, Tatsu decidiu servir como missionário de serviço. O irmão mais novo de Tatsu, Dan, “podia ver como Tatsu estava mudando” durante a missão e sabia que Tatsu estava realmente “se preparando para retornar ao céu”.

Após o falecimento de Tatsu, Dan, que também tinha atrofia muscular espinhal, foi até o templo. Ele se sentiu inspirado a perguntar se poderia ser chamado para concluir a mesma designação missionária na qual Tatsu servira antes de falecer. Dan foi abençoado com a capacidade de assim fazê-lo. Ele serviu na equipe de respostas do site ChurchofJesusChrist.org e revisou os perfis em japonês do “Sou Mórmon”.

Dan disse que também era “um representante de Deus em sua vida cotidiana”. Se alguém tinha problemas, “ficava sempre feliz em ouvir e incentivar a pessoa a procurar o bispo para receber uma bênção”.

Embora a missão do élder Ito não tivesse uma rotina de proselitismo, ele disse que sentia que era um missionário. Disse que sua missão ajudou a aumentar sua disposição de servir mais a cada dia.

Imagem
missionário de serviço em frente ao computador

Élder Tatsu Ito

Como utilizar este livreto

Uma missão de serviço pode ser tanto alegre quanto estressante. O trabalho árduo e o serviço são ferramentas com comprovada eficácia na administração das preocupações, do desespero e da fadiga. Eles são essenciais para qualquer pessoa envolvida na obra do Senhor, tanto durante quanto após o serviço missionário. Mas o trabalho árduo e o serviço por si só não são suas únicas ferramentas. Outros recursos incluem ajuda profissional, bênçãos do sacerdócio, conselhos de adultos experientes e este livreto. O Senhor o ajudará a desenvolver habilidades e atitudes para ser bem-sucedido. Você pode encontrar satisfação e sucesso em sua missão de serviço e na vida.

Este livreto não deve ser lido de uma só vez. Use as instruções a seguir. Você receberá sugestões para os desafios que enfrentará. Essas ideias também o ajudarão ao servir e ministrar a outras pessoas.