2022
“Achegar-nos a Cristo” — Como podemos realmente fazer isso?
Dezembro de 2022


Jovens adultos

“Achegar-se a Cristo” — Como realmente fazemos isso?

Sempre fomos incentivados a buscar a Cristo e invocar Seu poder em nossa vida, mas nem sempre soube como realmente colocar isso em prática.

Imagem
o Salvador olhando para cima

Look to God and Live, de Dan Wilson, cortesia de Havenlight

Estamos vivendo uma época difícil na Terra. Embora haja muita coisa boa ao nosso redor, às vezes sinto medo e cansaço. Ter que enfrentar a crueldade do mundo e os desastres que parecem estar em todos os cantos pode ser exaustivo.

Felizmente, somos abençoados por sabermos que o Salvador pode ser uma fonte de consolo em tempos sombrios. Talvez essa seja uma das razões pelas quais as escrituras nos convidam repetidamente a irmos a Cristo (ver 3 Néfi 9:14), a nos achegarmos a Ele (ver Doutrina e Convênios 88:63) e a O seguirmos (ver Lucas 18:22). Frequentemente também recebemos esses convites durante a conferência geral e na Igreja.

Embora eu sempre tenha me esforçado para aceitar esses convites, às vezes me pergunto o que realmente significa achegar-me a Cristo. Como posso pedir e acessar Seu poder redentor, curador e capacitador? Será que alguma vez realmente já me conectei a Ele? Há alguma fórmula secreta? Mas ao refletir sobre algumas de minhas experiências passadas, aprendi que há um padrão que pode ajudar a mim e a cada um de nós a achegar-nos a Cristo.

Escolher acreditar Nele

“Creio em Cristo, e não temerei.”

Essa é minha frase favorita do hino “Creio em Cristo” (Hinos, nº 66). Choro toda vez que ouço! Até tenho as palavras escritas em um bilhete afixado em minha mesa para poder vê-las todos os dias.

Escrevi essas palavras durante um período sombrio de minha vida, quando estava enfrentando muitos problemas, porque elas me lembravam de duas coisas: (1) o Salvador é real e (2) por causa Dele, não tenho o que temer. Amo o poder dessas verdades simples. E em sua simplicidade, vejo que nos voltarmos para Cristo também pode ser simples.

O presidente Russell M. Nelson ensinou:

“Escolham acreditar em Jesus Cristo. (…)

A fé em Jesus Cristo é o maior poder que temos à nossa disposição nesta vida.”1

Essa mensagem extraordinária me lembra que muitas vezes complicamos muito esse princípio básico do evangelho. Cometemos deslizes e erros ao nos esforçarmos para descobrir como buscá-Lo, no entanto, a fé realmente se resume a uma escolha: a de acreditar Nele.

Quando penso em me achegar ao Salvador, muitas vezes pondero sobre a mulher com o fluxo de sangue (ver Marcos 5:25–34). Ela literalmente estendeu a mão para Ele com fé, acreditando de todo o coração que Ele poderia curá-la se ela pudesse simplesmente tocar Suas vestes. E, de fato, quando ela O tocou, imediatamente sentiu o milagre da cura.

É claro que nem todas as nossas aflições e tristezas desaparecerão instantaneamente quando nos voltarmos para o Salvador. Mas, assim como aconteceu com aquela mulher, ter fé que Ele é real, que Ele sacrificou a vida por nós de boa vontade e que Ele está pronto para permanecer ao nosso lado pode nos motivar a nos achegar a Ele e começar a sentir Seu poder capacitador em nossa vida.

Imagem
Jesus tocando o rosto de uma mulher sentada

Continuar a buscá-Lo

Mas essa não é uma escolha que fazemos apenas uma vez — precisamos continuar a buscá-Lo para que possamos acessar Sua graça e Seu poder capacitador por toda a vida. O presidente Nelson ensinou sobre a importância da consistência nesses esforços: “Nada abre os céus como a combinação do aumento da pureza, da obediência exata, da busca sincera, de se banquetear diariamente com as palavras de Cristo no Livro de Mórmon e de tempo regular dedicado ao trabalho de templo e história da família”.2

Também podemos continuar a buscá-Lo convidando o Espírito a estar presente em nossa vida. Por meio do dom do Espírito Santo, podemos ter um membro da Trindade conosco e nos conectar mais plenamente com o Pai Celestial e o Salvador. Isso não é incrível? Como o presidente Nelson ensinou: “A verdade mais importante que o Espírito Santo testificará a vocês é que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo”.3

As distrações do mundo podem fazer com que esqueçamos do significado das pequenas ações que nos aproximam do Salvador. Mas percebo um forte contraste em minha vida entre quando “[reservo] tempo para o Senhor”4 todos os dias e quando não o faço.

Apesar de quaisquer problemas que eu esteja enfrentando, quando oro constantemente, sigo os sussurros do Espírito, dedico tempo para ler as escrituras, ajudo meus antepassados a fazer convênios no templo e me arrependo de meus pecados, tenho um sentimento de alegria, coragem, confiança e, por fim, segurança em minha vida. Também sinto o Espírito, que me ajuda a me aproximar de Cristo.

Reconhecer Seu poder

Recentemente, reli um diário que tenho há anos para ponderar sobre ocasiões em que confiei no Salvador. Li sobre o desespero que senti ao testemunhar a dependência em minha família, o desemprego, períodos de incerteza e solidão e a luta com minha saúde física e mental. Li sobre alguns dos momentos mais sombrios da minha vida, quando meu espírito se sentiu esmagado pelo peso dos meus problemas.

Mas ao refletir sobre essas experiências, fui profundamente tocada, pois o Espírito me mostrou como Cristo me consolou e me guiou em minhas dificuldades — e Ele ainda faz isso! Apesar das provações em minha vida, consegui encontrar muita alegria. Senti o bálsamo de cura do perdão, testemunhei milagres e aprendi a confiar diariamente na esperança; sei que tudo isso é por causa do meu Salvador, Jesus Cristo. Ele realmente nos ajuda a vencer o impossível.

Às vezes, talvez esperemos por evidências grandiosas do Salvador em nossa vida. Mas, ao fazermos pequenos esforços para agir com fé imperfeita, dando um passo de cada vez em Sua direção, podemos ver que Ele nos sustém e nos enche de alegria e força, que Ele sempre esteve conosco o tempo todo. E ao reconhecermos Seu poder em nossa vida, veremos que realmente estamos nos achegando a Cristo.

O élder Michael John U. Teh, dos setenta, ensinou: “Um entendimento crescente de que a Expiação de Jesus Cristo se aplica a nós, pessoal e individualmente, nos ajudará a conhecê-Lo”.5 E é verdade! Ponderar sobre as evidências do poder capacitador, do poder de cura e do amor perfeito do Salvador em minha vida me ajudou a aprofundar minha gratidão e devoção para me tornar mais semelhante a Ele.

Imagem
jovem adulta ponderando com as escrituras abertas

Fotografia: Catherine Frost

Aceitar o convite

O convite para nos achegarmos a Cristo é realmente simples. Para mim, começa com a escolha de acreditar Nele e em Sua Expiação, continuando a buscá-Lo nas pequenas coisas para manter Seu Espírito comigo e procurando evidências de Seu poder em minha vida.

Convido você — especialmente durante esta época de Natal — a descobrir como achegar-se a Cristo pode ajudá-lo pessoalmente. Ao ponderar em espírito de oração, o Espírito lhe mostrará todas as coisas que deve fazer (ver 2 Néfi 32:5).

O Salvador está, e sempre esteve, esperando pacientemente que O sigamos. E, ao fazermos isso, Ele vai estender a mão e nos ajudar a nos tornar mais do que somos agora.

Sim, o mundo está se tornando cada vez mais turbulento, e o futuro pode parecer assustador e incerto. Mas o presidente Nelson também nos lembrou do que está garantido: “Quando seu alicerce espiritual é construído solidamente em Jesus Cristo, vocês não precisam temer”.6

Eu realmente acredito nisso de todo o coração.