2018
Como lidar com perguntas difíceis: Três princípios que podem ajudar
Julho de 2018


Como lidar com perguntas difíceis: Três princípios que podem ajudar

Aqui está como buscar respostas de modo a fortalecer sua fé.

Imagem
young man contemplating scriptures

Já teve uma dúvida a respeito do evangelho ou da Igreja? Já se preocupou em saber se sua dúvida significava que você não tinha fé suficiente ou que seu testemunho não era forte o bastante?

As dúvidas são uma parte normal e necessária de sua jornada pela mortalidade. Podem levá-lo a mais entendimento e fé. Contudo, sua atitude, sua motivação e o processo de buscar respostas afetam o resultado.

No seminário você aprenderá estes três princípios de domínio doutrinário que podem ajudar a guiá-lo a verdades eternas.

  1. Agir com fé

    Quando tiver uma dúvida, você pode agir com fé decidindo confiar em Deus e voltando-se a Ele em primeiro lugar para buscar respostas. Deus responde “linha sobre linha, preceito sobre preceito” (2 Néfi 28:30). Nos momentos de dúvida, é importante confiar no testemunho que você já tem.

    “Duvidem de suas dúvidas antes de duvidarem de sua fé.”1 — Élder Dieter F. Uchtdorf

    “Preservem o que já conquistaram e permaneçam firmes até adquirirem conhecimento adicional.”2 — Élder Jeffrey R. Holland

  2. Examinar os conceitos e as dúvidas a partir de uma perspectiva eterna

    Se você refletir sobre as dúvidas no contexto do plano de salvação e dos ensinamentos do Salvador, começará a ver as coisas do modo como Deus as vê. Isso vai ajudá-lo a reexaminar suas dúvidas usando o padrão de verdade de Deus, em vez do padrão do mundo.

    “Estar ancorados em verdades eternas [nos dará] a paz que vem da fé em Jesus Cristo e do conhecimento de que estamos no caminho para a vida eterna.”3 — Presidente Dallin H. Oaks

    “Se vocês perceberem qualquer coisa que parece estar ofuscando a luz e a alegria do evangelho em sua vida, eu os convido a colocá-la em uma perspectiva do evangelho. Olhem através das lentes do evangelho e estejam atentos para não permitirem que coisas insignificantes e inconsequentes encubram sua visão eterna do grande plano de felicidade.”4 — Élder Gary E. Stevenson

  3. Buscar mais entendimento por meio de fontes indicadas por Deus

    Deus lhe deu muitas fontes para usar ao buscar a verdade. Elas incluem o Espírito Santo, as escrituras, sua família, os líderes da Igreja e até fontes de fora da Igreja que fortaleçam sua fé em Jesus Cristo. Ao procurar respostas, certifique-se de distinguir as fontes não confiáveis das confiáveis, que vão fortalecer sua fé e propiciar a presença do Espírito Santo em sua vida.

    “Ricos benefícios [advêm] de nossos esforços em ampliar, estender e aumentar nossa compreensão da verdade. Utilizem as escrituras e as declarações dos profetas para aumentar seu conhecimento.”5 — Élder Richard G. Scott (1928–2015)

    “Buscamos continuamente a verdade em todos os bons livros e outras fontes sadias. ‘Se houver qualquer coisa virtuosa, amável, de boa fama ou louvável, nós a procuraremos’ (Regras de Fé 1:13).”6 — Élder Dieter F. Uchtdorf

Experimente por si mesmo!

Os exemplos a seguir mostram como isso pode ser feito. Observe que não são respostas completas, apenas exemplos de como um jovem pode tentar responder a essas dúvidas por si mesmo. Você deve continuar a estudar e a orar a respeito dos tópicos sobre os quais tem dúvidas para encontrar respostas e fortalecer seu testemunho.

Por que um Pai Celestial amoroso deixa que coisas ruins aconteçam?

Aja com fé: Senti o amor de Deus por mim e sei que Ele existe, mesmo que eu não entenda por que Deus deixa que coisas ruins aconteçam.

Examine os conceitos e as dúvidas a partir de uma perspectiva do evangelho: O arbítrio é uma parte importante do plano de salvação. Deus nos enviou à Terra para passar por provações, tomar decisões e receber um corpo físico. Mas o fato de Ele permitir que as pessoas tomem decisões significa que às vezes as pessoas fazem escolhas erradas e afetam a vida de outras. E as provações que não são resultado de más escolhas — como desastres naturais, deficiências e morte — podem nos dar oportunidades de fortalecer nosso testemunho e de confiar em Deus.

Busque mais entendimento por meio de fontes indicadas por Deus: O que as escrituras e os profetas modernos dizem sobre o motivo pelo qual passamos por coisas difíceis? “Tua adversidade e tuas aflições não durarão mais que um momento; e então, se as suportares bem, Deus te exaltará no alto” (D&C 121:7–8). O élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “Deus nunca nos deixa sozinhos nem desamparados nos desafios que enfrentamos”.7 Não sei o motivo de todas as minhas provações, mas creio que Jesus Cristo realizou a Expiação para mim e para todos. Posso me voltar a Ele e ao Pai Celestial para ter paz, força e apoio durante minhas provações (ver Alma 7:11–12).

Como posso saber quando o Espírito Santo está falando comigo?

Imagem
young woman reading scriptures

Aja com fé: Mesmo que às vezes seja difícil para mim saber quando estou recebendo revelação, sei por ouvir o testemunho de outras pessoas e por ler as escrituras que o Espírito vai me ajudar a entender se eu continuar tentando dar ouvidos a Seus conselhos.

Examine os conceitos e as dúvidas a partir de uma perspectiva do evangelho: Deus nos dá o dom do Espírito Santo a fim de podermos receber inspiração para fazer o que é certo. Se eu estiver recebendo uma inspiração para fazer algo bom, posso saber que veio do Espírito mesmo que pareçam ser meus próprios pensamentos.

Busque mais entendimento por meio de fontes indicadas por Deus: As escrituras ensinam: “Sê humilde; e o Senhor teu Deus te conduzirá pela mão, e te dará resposta às tuas orações” (D&C 112:10). O élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou que “o desejo sincero e a dignidade convidam o espírito de revelação a nossa vida”.8 Se eu estiver tentando ser humilde e dando o melhor de mim para ser digno do Espírito, o Senhor vai ajudar a conduzir-me para as respostas. Ele vai me ensinar como o Espírito fala especificamente para mim.

Conclusão

As dúvidas não são um sinal de falta de fé. Com frequência são indício de um testemunho em crescimento. Ao agirmos com fé, examinarmos conceitos e dúvidas a partir de uma perspectiva eterna e buscarmos maior entendimento por meio de fontes indicadas por Deus, poderemos encontrar respostas úteis para nossas dúvidas e obter mais fé em Jesus Cristo.

Notas

  1. Dieter F. Uchtdorf, “Venham, juntem-se a nós”, Conferência Geral de Outubro de 2013.

  2. Jeffrey R. Holland, “Eu creio, Senhor”, Conferência Geral de Abril de 2013.

  3. Dallin H. Oaks, “Como imaginou em seu coração”, devocional do Sistema Educacional da Igreja para jovens adultos, 8 de fevereiro de 2013, LDS.org/prophets-and-apostles.

  4. Gary E. Stevenson, “Eclipse espiritual”, Conferência Geral de Outubro de 2017.

  5. Richard G. Scott, “Como obter conhecimento espiritual”, Conferência Geral de Outubro de 1993.

  6. Dieter F. Uchtdorf, “O que é a verdade?”, devocional do Sistema Educacional da Igreja para jovens adultos, 13 de janeiro de 2013, broadcasts.LDS.org.

  7. Jeffrey R. Holland, “O ministério de anjos”, Conferência Geral de Outubro de 2008.

  8. David A. Bednar, “O espírito de revelação”, Conferência Geral de Abril de 2011.