2011
Caso Deseje Mesmo Saber, Saberá
Outubro de 2011


Caso Deseje Mesmo Saber, Saberá

Sinto eterna gratidão pelo Livro de Mórmon. Ele mudou minha vida para sempre, e sei que pode mudar a sua.

Imagem
Elder Walter F. González

Eu tinha dezoito anos de idade quando me tornei membro da Igreja. O Livro de Mórmon desempenhou um papel-chave em minha conversão. Naquela época, eu estava em busca de novas ideias capazes de explicar o mundo a minha volta. Lembro que meus professores da faculdade usavam abordagens bastante materialistas no ensino. Comecei a ter inclinações agnósticas no tocante à existência de Deus.

Certo dia, vi um livro azul-celeste que uma dupla de missionários deixara em nossa casa havia mais ou menos seis anos. Era o Livro de Mórmon. Juntamente com o livro, deixaram um folheto sobre o Profeta Joseph Smith e também algumas instruções sobre como orar a Deus.

Comecei a ler o Livro de Mórmon. Após a leitura de apenas alguns versículos do livro, em 1 Néfi, senti algo diferente. Comecei a ficar dividido entre meus sentimentos e meu intelecto. Assim decidi consultar a Deus em oração.

Foi minha primeira oração de joelhos na vida. A experiência que vivi em seguida tornou-se uma das mais sagradas de minha vida. A felicidade que invadiu meu ser foi tamanha que eu soube no coração que o Livro de Mórmon era mais do que apenas um livro. Era um livro de origem divina. Tinha de ser a palavra de Deus. Posteriormente compreendi que esse sentimento era o Espírito testificando da veracidade do livro.

Embora alguns tenham experiências semelhantes, há diferentes maneiras de saber a veracidade do Livro de Mórmon.

Como Saber?

1. Alguns saberão ouvindo. Talvez você esteja entre os que saberão simplesmente ouvindo o que o livro ensina. O Livro de Mórmon fala de milhares de pessoas que ouviram os filhos de Mosias ensinarem o evangelho de Jesus Cristo e “foram convertidos ao Senhor” (ver Alma 23:5–6). Os missionários hoje ensinam que o mesmo evangelho se encontra no Livro de Mórmon. Algumas pessoas saberão que o Livro de Mórmon é a palavra de Deus simplesmente ouvindo outras pessoas partilhar os ensinamentos nele contidos.

2. Alguns saberão lendo. É possível que você esteja entre os que saberão simplesmente lendo o Livro de Mórmon com o desejo real de conhecer a verdade. Foi o caso de minha esposa. Ela tinha doze anos de idade quando levou a sério a instrução de ler o livro de capa a capa. Ao fazer isso, ela soube que era verdade. O sentimento foi tão forte que, ao ler, ela decidiu seguir o Salvador para sempre. Ela permaneceu fiel a esses sentimentos.

3. Alguns saberão fazendo. Talvez você esteja entre os que saberão simplesmente fazendo o que o livro ensina. Algumas pessoas adquirem um testemunho agindo (ver João 7:17). Néfi, um profeta do Livro de Mórmon, compreendia bem esse princípio. Ele escreveu: “Para melhor persuadi-los a acreditar no Senhor, seu Redentor (…) apliquei todas as escrituras a nós, para nosso proveito e instrução” (1 Néfi 19:23; grifo do autor). Ao aplicar os ensinamentos do Livro de Mórmon a sua própria vida, você também poderá convencer-se de sua origem divina.

4. Alguns saberão perguntando a Deus. Pode ser que você esteja entre os que saberão lendo o Livro de Mórmon e depois perguntando ao Pai Celestial em oração se o livro é verdadeiro. Foi assim comigo. É a sublime promessa feita por outro profeta do Livro de Mórmon, Morôni, a todos os que buscam sinceramente a verdade: “E quando receberdes estas coisas, eu vos exorto a perguntardes a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo, se estas coisas não são verdadeiras; e se perguntardes com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo, ele vos manifestará a verdade delas pelo poder do Espírito Santo” (Morôni 10:3–4). Testifico que se você ler e orar a respeito do Livro de Mórmon, seguindo as instruções de Morôni, saberá que é verdadeiro.

Deus Prometeu que Você Saberá

Caso deseje mesmo saber, saberá que o Livro de Mórmon é verdadeiro. Deus prometeu dar esse conhecimento aos que buscam honestamente a verdade, e Ele é “Deus de verdade e não [pode] mentir” (Éter 3:12).

Outro profeta do Livro de Mórmon, Alma, ensinou a seu filho que Deus prometeu que “preservaria [este livro] para um sábio propósito seu, a fim de demonstrar o seu poder a futuras gerações. E então, eis que um propósito ele cumpriu, que foi restituir a muitos milhares (…) o conhecimento da verdade; e nessas coisas mostrou o seu poder e nelas também manifestará o seu poder a futuras gerações; portanto [este livro será preservado]” (Alma 37:18–19).

Esse mesmo poder de convencimento encontra-se hoje neste singular volume de escrituras, e o Senhor o mostrará a qualquer pessoa que procurar saber com sinceridade. Posso testificar disso com toda a certeza ao fazer um retrospecto e pensar na época em que estava aprendendo sobre a Igreja. Hoje, por causa do poder de convencimento do Livro de Mórmon, testifico que o Livro de Mórmon é a palavra de Deus, que ele ensina que Jesus é o Cristo, o Santo Messias. O livro é uma prova tangível de que a Restauração de Seu evangelho ocorreu e de que Joseph Smith é um profeta de Deus.

Se você estiver entre os que buscam sinceramente a verdade, o Senhor prometeu que você saberá. Você poderá chegar a esse conhecimento ouvindo os ensinamentos do livro, lendo-o, fazendo o que ele ensina, orando para saber se é verdadeiro ou por meio de uma combinação desses elementos. Mas você saberá.