2008
Perguntas e Respostas
Dezembro de 2008


Perguntas e Respostas

“O que posso fazer para que minhas orações sejam menos repetitivas e mais significativas?”

As escrituras esclarecem que o problema são as vãs repetições (ver Mateus 6:7). Às vezes será preciso repetir coisas importantes em suas orações. Mas se repetirmos palavras sem pensar, não estaremos nos comunicando de verdade com o Pai Celestial. Para evitar as vãs repetições, aprenda a orar com “verdadeira intenção” (ver 2 Néfi 31:13; Morôni 7:9; 10:4) — isto é, orar com sinceridade e com a determinação de agir com fé.

Em 3 Néfi, os discípulos do Salvador oraram “sem cessar”, mas “não repetiam muitas palavras, porque lhes era manifestado o que deviam dizer” (3 Néfi 19:24). O Espírito Santo pode orientar suas orações e torná-las mais significativas (ver Romanos 8:26). Outra coisa sutil é encontrar tempo para orar sem pressa num lugar sossegado.

Por fim, pense nas muitas coisas diferentes a respeito das quais pode orar. Você recebe muitas bênçãos a cada dia e necessita de auxílio celestial em diversas situações. Agradeça ao Pai Celestial as bênçãos que recebe e ore pedindo as coisas de que precisa. Pode orar pedindo perdão, auxílio nas tribulações, um testemunho mais forte e proteção contra as tentações.

Orações Altruístas

Às vezes, quando oramos, acho que somos egoístas: pensamos apenas em nós mesmos e no que queremos. Pense também nos outros e em suas necessidades. Conte cada bênção e agradeça ao Pai Celestial por elas. A oração não é apenas o meio de o Pai Celestial ouvir nossos desejos e queixas, mas também de O ouvirmos. Como vamos receber revelações se apenas manifestarmos rapidamente nossos anseios e depois saltarmos na cama para dormir? Pergunte-Lhe o que Ele deseja que você faça. Assim se tornará uma pessoa melhor.

Rebecah W., 16 anos, Idaho, EUA

Deixe o Espírito Santo Guiá-lo

Reflita pausadamente sobre as coisas pelas quais é mais grato e quais são mais necessárias em sua vida. O Espírito vai guiá-lo e lhe dará respostas e sugestões que virão na forma de idéias, pensamentos e inspiração. Você também pode manter um diário para registrar esses pensamentos e idéias para consultas futuras.

Élder Sebo, 21 anos, Missão Texas Houston

Refletir sobre o Dia

Quando oro à noite, penso no que li nas escrituras. Tento lembrar do que consegui fazer certo e do que preciso melhorar. Às vezes peço ao Pai Celestial que me ajude a vencer as dificuldades do dia. Peço-Lhe que sempre me ajude a recordar Seus conselhos e me dê forças para segui-los. Como cada dia é único, mesmo que se tenha uma rotina, sempre vão acontecer coisas diferentes. Sendo assim, ao refletir sobre o dia, sempre teremos coisas diferentes para pedir e agradecer.

Kétia F., 20 anos, Palmas, Brasil

Orar em Voz Alta

Ache uma hora e um lugar em que possa ficar sozinho e orar em voz alta. Ao orarmos em voz alta, a sensação é muito mais pessoal e significativa. É mais fácil evitar as vãs repetições e as divagações mentais. É mesmo como uma conversa com o Pai Celestial.

Élder Marra, 20 anos, Missão Colorado Colorado Springs

Orar por Coisas Específicas

O planejamento, mesmo que dure apenas alguns minutos (o tempo de organizar seus pensamentos e desejos mais sinceros), garante uma maior concentração nas palavras que dirá ao Pai Celestial. Pense em sua família imediata, outros parentes e pessoas que talvez precisem de suas orações. Há muitas pessoas que necessitam de ajuda, orientação e proteção.

Concentrar-se em bênçãos específicas e orar de modo detalhado, pode transformar o corriqueiro “Abençoa-nos para que tenhamos um bom dia” em algo como: “Guia-me em minhas decisões para dar um exemplo positivo aos outros”. Essas orações sairão do coração e serão mais semelhantes ao modelo deixado por Cristo — como devem ser.

Hannah T., 14 anos, Maryland, EUA

Orar e Depois Escutar

Se você sentir a necessidade de confiar no Senhor e melhorar a qualidade de seu relacionamento com Ele, pense no que deseja e ajoelhe-se para orar. Imagine o Pai Celestial e fale com Ele como falaria com seu Pai, pois Ele de fato é. Diga-Lhe tudo o que sente. Tenham uma conversa sincera, de coração. Confie Nele, agradeça a Ele, peça-Lhe perdão, desfrute a companhia Dele, externe-Lhe amor e depois escute as respostas com atenção.

Raúl A., 20 anos, Cidade do México, México

Fotografia do Presidente Monson: Busath Photography