2006
Perguntas e Respostas
Dezembro de 2006


Perguntas e Respostas

“Meus pais são divorciados e às vezes sinto que não somos uma ‘verdadeira’ família SUD, porque não podemos selar-nos no templo. Estou começando a me sentir diferente de todos na Igreja. Como posso lidar com esses sentimentos?”

  • Todas as famílias têm desafios; todas são bem-vindas na Igreja.

  • Estabeleça a meta de casar-se um dia no templo.

  • Viva o evangelho para que possa ter todas as suas bênçãos.

  • Aprenda com sua família e ame-a.

  • Tenha esperança e procure achegar-se ao Senhor durante essa provação.

A Liahona

Cada família SUD é diferente das outras. Cada família tem seus próprios pontos fortes e fracos. Mas todas são bem-vindas na Igreja. O evangelho de Jesus Cristo é para o aperfeiçoamento dos santos, não para santos perfeitos. Eis algumas sugestões para ajudá-lo a lidar com esse desafio:

Aprenda com sua família e prepare-se para a sua futura família. Com todas as nossas imperfeições, não podemos ter famílias perfeitas agora. Mas você pode aprender com os pontos fracos e fortes de sua família. Decida hoje que tipo de família deseja ter quando se casar. Anseie por um casamento eterno e prepare-se para ele fazendo as escolhas certas hoje.

Viva o evangelho. Faça tudo o que puder para fazer de seu lar um lugar em que o Espírito possa habitar. Uma das maneiras de fazer isso é honrar seus pais. Mesmo que eles sejam divorciados, mesmo assim, ainda são seus pais — foram eles que lhe deram o dom da vida — e merecem seu amor.

Se procurarmos viver o evangelho, teremos o consolo do Espírito Santo, e a Expiação nos fortalecerá. O Salvador expiou para que possamos ter todas as bênçãos a nosso alcance, se formos dignos. Isso inclui as bênçãos de uma família eterna.

O divórcio de seus pais não determinará o futuro eterno que você terá. É sua dignidade pessoal que fará isso. O Élder Richard G. Scott, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou: “[O Senhor] tornará possível tudo o que você for digno de receber. Não desanime. O estabelecimento de um padrão de vida o mais próximo possível do ideal trará muita felicidade, grande satisfação e enorme crescimento aqui na Terra, a despeito de suas atuais circunstâncias na vida” (“Primeiro o Mais Importante”, A Liahona, julho de 2001, p. 7).

Tenha esperança. Quando há problemas na família, é muito fácil nos sentirmos tristes. Lembre, porém, que esse desafio, como qualquer outra provação, pode ensinar- nos algumas lições importantes e ajudar- nos a crescer espiritual e emocionalmente. Você pode sentir esperança ao orar e fazer planos para o dia em que seus futuros filhos poderão desfrutar as bênçãos de uma família eterna.

O Senhor designou a família para nosso benefício. Nossa família pode fortalecer-nos e guiar-nos. Aprenda a amar sua família e a ser grato por ela. O Senhor ama sua família, com todos os seus desafios e dons especiais. As experiências que tiver com ela lhe ensinarão muitas coisas que irão beneficiá-lo não apenas nesta sua vida, mas na eternidade vindoura.

Leitores

Meus pais ficaram divorciados por vários anos, mas felizmente se casaram novamente. Durante aquele tempo, porém, senti o mesmo que você descreveu em sua pergunta. Orei ao Pai Celestial pedindo forças e consolo. Por meio dessa experiência, aprendi a confiar no Pai Celestial, porque Ele sabe o que é melhor. Também aprendi a orar com um coração aberto quando tenho problemas e dúvidas. Ao terminar de orar, leio as escrituras, porque a resposta que preciso pode estar num capítulo que eu venha a ler. Quando você tiver esses sentimentos de isolamento, tente ler as escrituras e orar pedindo orientação.

Marie P., 13, Arizona, EUA

Também tive esses sentimentos quando meus pais se separaram, mas consegui superá-los. Lembre-se de que não importa o que aconteça, Jesus estará com você para consolá-lo. Ele sempre está conosco para guiar-nos ao caminho certo e fazer-nos sentir que somos amados. Quando você sentir isso, saberá como é bom ser membro da Igreja. Pense no que o Pai Celestial e Jesus Cristo querem que você seja, e assim poderá ser forte.

Robert S., 15, Filipinas

Uma das maneiras de lidar com esses sentimentos é buscar a ajuda de líderes e amigos da Igreja. Seus líderes podem ajudá-lo espiritualmente, e seus amigos podem ajudá-lo a compreender que isso não é o fim do mundo, e incentivá-lo a tentar ajudar a sua família a ser mais unida. É bom saber que nada acontece por acaso e que tudo tem um propósito na vida, e que Deus tem um amor eterno por nós.

Juan B., 17, Brasil

Apesar das provações que sua família e seus pais enfrentaram, lembre-se de que você é responsável por suas próprias ações na vida, e não pelas de seus pais. Procure consolo em saber que um dia você poderá casar-se no templo. Não se sinta rejeitado, mas sim, orgulhoso de ser membro da Igreja verdadeira. Se não conseguir afastar seu sentimento de isolamento, leia Doutrina e Convênios 68:6.

Judith O., 14, Maryland, EUA

Não deixe que o divórcio de seus pais o desanime ou faça sentir-se um estranho na Igreja, quer sua família tenha sido selada no templo ou não. A coisa mais importante que você deve fazer é perseverar na fé e evitar as coisas que levaram ao divórcio de seus pais, para que você possa ser selado no templo sagrado.

Alexander H., 20, Nigéria

Fui criado por pais divorciados. Meu pai estava em outro ramo, e minha mãe não podia freqüentar a Igreja por causa do horário de trabalho dela. Minha irmã e eu íamos sozinhos à Igreja. Foi difícil, era estranho, mas continuamos a ir para a Igreja. Se você se apegar ao seu testemunho e cumprir os mandamentos, sua vida será abençoada. Se orar e buscar manter o Espírito em seu coração, você será capaz de superar as provações de sua vida. No final, você será recompensado.

Jess D., 18, Nevada, EUA

O sentimento de não fazer parte da Igreja não vem de Deus, porque a Igreja Dele é para todos os Seus filhos que acreditam nela, independentemente da situação em que se encontram. A exclusão não tem lugar na Igreja, porque todos são aceitos. Não é fácil enfrentar uma situação familiar como essa, mas o evangelho oferece esperança e uma visão positiva para cada situação que venhamos a enfrentar. Estabeleça metas dignas agora e comece a preparar-se para quando for criar sua própria família e estabelecer um relacionamento eterno.

Ixchel C., 23, México

As respostas são auxílios e pontos de vista, e não declarações de doutrina da Igreja.

“Para vocês que se divorciaram: Não deixem que o desapontamento ou o sentimento de fracasso distorça sua percepção do casamento ou da vida. Não percam a fé no casamento nem permitam que a amargura contamine sua alma e destrua você ou as pessoas que você ama ou amou. (…)

Que Deus nos abençoe a todos para que tratemos uns aos outros da maneira que convém a alguém que se considera um santo dos últimos dias. Que não haja entre nós pessoas que se sintam ‘estrangeiros, nem forasteiros’, mas que todos sintamos que somos “concidadãos dos santos, e da família de Deus’ (Efésios 2:19).”

Presidente Howard W. Hunter (1907–1995), “The Church Is for All People”, Tambuli, agosto de 1990, p. 45.