2006
O Pai Celestial Ouve e Responde às Orações
Julho de 2006


Tempo de Compartilhar

O Pai Celestial Ouve e Responde às Orações

“Sê humilde; e o Senhor teu Deus te conduzirá pela mão e dará resposta a tuas orações” (D&Amp;C 112:10).

O Pai Celestial ama-nos e deseja que oremos a Ele. Podemos orar a qualquer momento e em qualquer lugar. Ele ouve e responde a nossas preces.

Charlotte Clark tinha apenas seis anos de idade quando sua família saiu de Nauvoo, Illinois, e viajou para o Oeste, rumo ao Vale do Lago Salgado. Era uma caminhada extremamente longa. Charlotte andou tanto que logo gastou seu único par de sapatos. Todas as noites, quando se ajoelhava para orar, Charlotte pedia um par de sapatos ao Pai Celestial.

Certo dia, Charlotte e sua irmã estavam colhendo frutas quando Charlote avistou um par de sapatos. Ela e a irmã correram até a mãe e o pai e disseram: “O Pai Celestial enviou-me sapatos, e cabem perfeitamente!” O pai de Charlotte ficou preocupado, pois os sapatos podiam pertencer a alguém que os perdera. Ele disse a Charlotte que se os sapatos fossem de alguém de sua companhia de carroções, seria preciso devolvê-los. A família de Charlotte mostrou os sapatos a todos, mas ninguém se apresentou como dono. A oração de Charlotte foi respondida.

O Pai Celestial atende a nossas orações. As respostas nem sempre chegam da forma esperada, mas Ele responderá da maneira que for melhor para nós. Podemos orar a Ele a qualquer momento, em qualquer lugar.

Atividade

Para lembrar-se das partes da oração, recorte as formas da página A4 nas linhas pretas cheias. Dobre nas linhas pontilhadas e cole a forma maior para fazer um tubo achatado. Na tira estreita, escreva nas linhas algumas coisas pelas quais você é grato e algumas bênçãos que pede ao orar. Deslize a tira estreita para dentro da parte dobrada. Você pode deixar esse lembrete sobre o travesseiro para não se esquecer de orar antes de dormir. À noite, coloque-o ao lado da cama para lembrar-se de orar pela manhã.

Idéias para o Tempo de Compartilhar

  1. 1. Use a leitura dramática (ver Ensino, Não Há Maior Chamado [1999], p. 177) para contar a história de Daniel. Antes da Primária, prepare um roteiro simples empregando como guia Daniel 6. Use palavras tiradas diretamente das escrituras para narrar os fatos. Os participantes incluem um narrador, Daniel, o rei Dario, vários presidentes e príncipes e leões. Os presidentes e príncipes poderiam, por exemplo, ler o versículo 8: “Agora, pois, ó rei, confirma a proibição, e assina o edito”. Daniel diria o que está escrito no versículo 22: “O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões”. Discuta como as escrituras registram a história de outras pessoas cujas orações foram respondidas. Separe a Primária em grupos e dê a cada um deles uma referência das escrituras sobre pessoas cujas orações foram respondidas, como Ana (I Samuel 1:8–20), Zacarias (Lucas 1:5–13), Néfi (1 Néfi 17:8–10), Enos (Enos 1:1–6) e Alma, o Pai (Mosias 27:8–14). Peça às crianças que leiam as histórias e depois contem ao grupo como o Pai Celestial respondeu às orações. Testifique-lhes que o Pai Celestial ouve e responde às orações hoje.

  2. 2. Convide duas ou três pessoas da ala para vestirem-se como pioneiros e contarem histórias verídicas sobre como o Pai Celestial respondeu às orações dos pioneiros. Conte histórias na primeira pessoa (ver Ensino, Não Há Maior Chamado, pp. 165, 179). Use relatos de sua própria família ou conte a história de Charlotte Clark, contida nesta página. Preste testemunho de que o Pai Celestial atenderá a suas orações.