2005
Perguntas e Respostas
Fevereiro de 2005


Perguntas e Respostas

Amo o evangelho, mas falar dele às pessoas causa-me pavor. Como posso vencer meu medo?

A Liahona

Até mesmo os melhores missionários às vezes ficam tensos ao partilharem o evangelho. Contudo, vencem esse temor da mesma forma pela qual sobrepujam qualquer outro: substituindo o medo pela fé.

As escrituras estão cheias de palavras de incentivo: “Não temas, eu te ajudo”. (Isaías 41:13) “Se estiverdes preparados, não temereis.” (D&C 38:30) “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor.” (II Timóteo 1:7–8)

é preciso esforço e prática para desenvolver o tipo de fé que substitui o medo pela força e o amor. Não basta simplesmente esperar que a fé nos venha de modo natural, é necessário desenvolvê-la. Comece pensando em pequenas maneiras de prestar testemunho. Uma sugestão é escrever seu testemunho numa carta ou registrá-lo no diário uma vez por semana. Quando você se sentir confiante para externar seu testemunho por escrito, tente prestá-lo na reunião sacramental, na noite familiar ou para um amigo próximo. Ao aprimorar sua capacidade de testificar, sua confiança e sua fé aumentarão.

Se você ficar tenso por achar que não conseguirá responder a perguntas que surgirem, um pouco de preparação poderá ajudar. O Senhor disse a Hyrum Smith: “Primeiro procura obter minha palavra e então tua língua será desatada; e então, se o desejares, terás meu Espírito e minha palavra, sim, o poder de Deus para convencer os homens”. (D&C 11:21)

Leia as escrituras e outros materiais da Igreja para ajudar a fortalecer seu conhecimento do evangelho. Partilhe esses recursos — folhetos, revistas e assim por diante — com as pessoas. O site www.mormon.org é outro meio excelente para aprender mais e também indicar às pessoas. Ore para adquirir mais coragem. Lembre-se de que se você não tiver todas as respostas, pode sempre consultar alguém ou pesquisar.

O élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos, afirmou: “A intensidade de nosso desejo de compartilhar o evangelho é um grande indicador do grau de nossa conversão pessoal”. (“Compartilhar o Evangelho”, A Liahona, janeiro de 2002, p. 8) Você tem o desejo. Agora, deixe-o transformar-se em atos, partilhando o evangelho na prática. (Ver Alma 32.)

Leitores

Seu receio é natural. Peça aos missionários para fazer divisões com eles. Convide-os para dar palestras em sua casa e preste testemunho. Contudo, ainda mais importante, peça ao Pai Celestial oportunidades de pregar o evangelho. Ele lhe concederá as palavras que Ele deseja que você diga.

Vikki Hamme, 17 anos, Ala Mountain Home, Estaca Springfield Missouri Sul

Antes, eu sempre tinha medo de falar do evangelho às pessoas. Mas pense em seu testemunho e no sentimento maravilhoso que você desfruta por saber que o evangelho é verdadeiro. Peça ao Pai Celestial uma experiência missionária e ore suplicando Sua orientação. Então, tenho certeza de que você adorará falar sobre a Igreja e desejará fazê-lo continuamente.

Dana Jill Barthel, 16 anos, Ala Bonn, Estaca Dusseldorf Alemanha

No seminário, aprendi que Jesus Cristo chamou-nos para participar de Sua obra. Ao ler 3 Néfi 12:13–16, compreendi que sou uma luz e também o sal da terra e que, se eu amar o Senhor, devo viver de acordo com Suas palavras. É assim que venci meus receios.

Jean Garry Gilot, 17 anos, Ala Carrefour, Estaca Port-au-Prince Haiti

O amor que sinto por esta obra grandiosa é o que me permite falar do evangelho. Precisamos orar muito, ler as escrituras, freqüentar o seminário e buscar a orientação do Espírito Santo. Então as palavras virão.

Cesar A. Flores Barrios, 15 anos, Ala Cantaura, Estaca El Tigre Venezuela

Se você tentar falar com um bom amigo, se sentirá mais à vontade. Se começar a discorrer sobre um padrão do evangelho que seja fácil de explicar, terá mais facilidade para continuar depois. Se conseguir falar do evangelho a um amigo, conseguirá fazê-lo com qualquer pessoa!

Gretchen Schillemat, 14 anos, Ala Keene, Estaca Concord New Hampshire

Não importa o que pensam os outros, mas o que pensa o Pai Celestial. Se eu estivesse num banquete maravilhoso, acompanhado de amigos, eu não os ignoraria. E não os convidaria apenas para ler as receitas, mas os chamaria para vir saborear os pratos comigo.

Kristina M. Harrop, 16 anos, Ala Palmer III, Estaca Wasilla Alasca

Aprendi a confiar no Senhor e a deixar o Espírito guiar-me. Basta lembrar que você não precisa temer quando tem o Senhor a seu lado. O Espírito o ajudará.

Amber Wilson, 14 anos, Ala Parkersburg, Estaca Charleston West Virginia

Para vencer esse medo, penso no quanto eu gostaria de ter conhecido o evangelho antes. Meus amigos e familiares também precisam recebê-lo com urgência. Devemos falar com entusiasmo das atividades das quais participamos e da alegria que o evangelho nos traz. As pessoas desejarão conhecer a fonte de nossa felicidade e fé.

Évila Fernanda de Campos, 19 anos, Ala Bragança Paulista, Estaca Itatiba Brasil

Nosso temor desaparecerá quando nos tornarmos perfeitos no amor. (Ver I João 4:18.) Ore diligentemente para receber o dom do amor perfeito e aproxime-se de seus amigos com amor. Sorria, ajude-os e externe sua gratidão. Ao proceder assim, você não apenas vencerá o medo, mas irradiará também as bênçãos do evangelho.

Élder Tomohiko Funai, 19 anos, Missão Idaho Pocatello

Podemos sobrepujar esse temor ao tornar-nos primeiramente amigos. Então, nos sentiremos mais à vontade para prestar testemunho às pessoas, a fim de que sejam tocadas pelo Espírito.

Anne Diniz, 16 anos, Ala Valentina, Estaca João Pessoa Brasil Rangel

É preciso ter um testemunho deste evangelho para partilhá-lo corajosamente com as pessoas. Use seu testemunho como guia. Empenhe-se e ore para vencer seu temor.

Aaron Michaelson, 13, Ala Southbury, Estaca New Haven Connecticut

“Não permitam que o temor sobrepuje seus esforços (…) O temor não vem de Deus, mas do maligno. O adversário de toda a verdade deseja fazer com que nosso coração relute em realizar qualquer esforço. Ponham de lado esse temor e sejam valentes na causa da verdade, retidão e fé. Se decidirem hoje que seguirão esse rumo na vida, não precisarão tomar essa decisão novamente.”

Presidente Gordon B. Hinckley, Palavras do Profeta Vivo, A Liahona, junho de 1998, p. 26.