Conferência Geral
Jesus Cristo É a Força dos Pais
Conferência geral de abril de 2023


Jesus Cristo É a Força dos Pais

Ajudem os vossos filhos a desenvolver fé em Jesus Cristo, a amar o Seu evangelho e a Sua Igreja, e a preparar-se para uma vida inteira de escolhas corretas.

Era uma vez, um pai que estava prestes a sair para uma reunião do bispado, à noite. A sua filha de quatro anos pôs-se à frente dele, de pijama, tendo na mão um exemplar das Histórias do Livro de Mórmon.

“Por que é que tens de ir a uma reunião?” — perguntou ela.

“Porque sou um conselheiro do bispado” — respondeu ele.

“Mas, tu és meu pai!” — protestou a filha.

Ele ajoelhou-se à frente dela. “Querida”, disse ele, “eu sei que queres que eu te leia a história e que te ajude a adormecer, mas, esta noite, tenho de ajudar o bispo”.

A filha respondeu: “O bispo não tem um pai para o ajudar a adormecer?”

Somos eternamente gratos pelos incontáveis membros que servem diligentemente na Igreja de Jesus Cristo, todos os dias. O vosso sacrifício é verdadeiramente sagrado.

Mas, tal como esta menina parecia compreender, há algo igualmente sagrado — algo insubstituível — sobre um pai educar um filho. Isto reflete o padrão do Céu.1 O nosso Pai Celestial, o nosso Divino Pai, certamente rejubila quando os Seus filhos são ensinados e educados pelos seus pais na Terra.2

Pais e mães, obrigado por tudo que estão a fazer para criar os vossos filhos. E crianças, obrigado por tudo o que estão a fazer para criar os vossos pais, porque como todos os pais sabem, muitas vezes aprendemos tanto com os nossos filhos sobre fé, esperança e caridade como eles aprendem connosco!3

Os Pais Têm um Dever Sagrado.

Já pensaram no tremendo risco que o Pai Celestial corre de cada vez que envia um filho à Terra? Eles são os Seus filhos e filhas espirituais. Têm um potencial ilimitado. Estão destinados a tornar-se seres gloriosos de bondade, graça e verdade. E, no entanto, vêm à Terra completamente indefesos, mal conseguindo fazer seja o que for, a não ser chorar para pedir ajuda. A memória do seu tempo na presença de Deus está coberta por um véu, juntamente com o conhecimento de quem realmente são e em quem se podem tornar. Eles formam a sua compreensão da vida, do amor, de Deus e do Seu plano com base no que observam nas pessoas ao seu redor, especialmente dos seus pais, que, honestamente, ainda estão a tentar descobrir as coisas por eles mesmos.

Imagem
Bebé recém-nascido

Deus deu aos pais o “sagrado dever de criar os filhos com amor e retidão, atender [às] suas necessidades físicas e espirituais, [e] ensiná-los a (…) guardar os mandamentos de Deus”.4

Isto é o suficiente para manter, até mesmo os melhores pais, acordados à noite.

A minha mensagem para todos os pais é esta:

O Senhor ama-vos.

Ele está convosco.

Ele está ao vosso lado.

Ele é a vossa força para guiar os vossos filhos a fazer escolhas corretas.

Aceitem este privilégio e responsabilidade com coragem e alegria. Não deleguem esta fonte de bênçãos celestiais a ninguém. Dentro da estrutura dos valores e princípios do evangelho, são os pais que devem guiar os filhos nos detalhes das decisões diárias. Ajudem os vossos filhos a desenvolver fé em Jesus Cristo, a amar o Seu evangelho e a Sua Igreja, e a preparar-se para uma vida inteira de escolhas corretas. De facto, este é o plano de Deus para os pais.

Satanás vai opor-se, distrair-vos e tentar desencorajar-vos.

Mas, todas as crianças receberam a Luz de Cristo que é uma linha direta para o Céu. E o Salvador vai ajudar-vos, guiar-vos e incentivar-vos. Procurem a Sua ajuda. Perguntem ao Senhor!

Imagem
O Senhor Jesus Cristo

Assim como Jesus Cristo é a força dos jovens, Jesus Cristo também é a força dos pais.

Ele Magnifica o Amor

Às vezes, podemos questionar-nos se outra pessoa estaria mais qualificada para orientar e ensinar os nossos filhos. Mas, não importa o quão inadequados se possam sentir, pois têm algo que vos qualifica de forma singular — o vosso amor pelo vosso filho.

O amor que um pai ou uma mãe têm por um filho é uma das forças mais fortes do universo. É uma das poucas coisas nesta Terra que pode ser verdadeiramente eterna.

Agora, talvez sintam que o vosso relacionamento com o vosso filho não é o ideal. É aí que entra o poder do Salvador. Ele cura os doentes e pode curar relacionamentos. Ele multiplica pães e peixes, e pode multiplicar o amor e a alegria no vosso lar.

O vosso amor pelos vossos filhos cria um ambiente rico para se ensinar a verdade e desenvolver a fé. Façam do vosso lar uma casa de oração, aprendizagem e fé; uma casa de experiências alegres; um lugar de pertença; uma casa de Deus.5 E “rogai ao Pai, com toda a energia [do] vosso coração, que sejais cheios desse amor que ele concedeu a todos os (…) seguidores [do] seu Filho, Jesus Cristo”.6

Ele Magnifica os Esforços Pequenos e Simples

Outra força que têm, como pais, é a oportunidade de serem uma influência diária e contínua. Colegas, professores e influencers das redes sociais vão e vêm. Mas, os pais podem ser a influência mais constante na vida dos filhos.

Os vossos esforços podem parecer pequenos quando comparados com as vozes ruidosas que os vossos filhos ouvem no mundo. Por vezes, pode parecer que não estão a conseguir fazer muito. Mas, lembrem-se que “por [intermédio] de pequenos recursos, pode o Senhor realizar grandes coisas”.7 Uma noite familiar, uma conversa sobre o evangelho ou um bom exemplo podem não mudar a vida do vosso filho num instante, assim como uma gota de chuva não faz uma planta crescer de imediato. Mas, a consistência das coisas pequenas e simples, dia após dia, nutre os vossos filhos muito melhor do que uma inundação ocasional.8

Esta é a maneira do Senhor. Ele fala convosco e com o vosso filho com uma voz mansa e delicada, não com uma voz de trovão.9 Ele não curou Naamã através de “alguma grande coisa”, mas pelo ato simples e repetido de lavar-se.10 Os filhos de Israel desfrutaram do banquete das codornizes no deserto mas, o que os manteve vivos, foi o pequeno e simples milagre do maná — o pão deles de cada dia.11

Irmãos e irmãs, o pão de cada dia é melhor preparado e servido no lar. Alimentamos melhor a fé e o testemunho através de formas normais e naturais, uma trinca de cada vez, em momentos pequenos e simples, no fluxo constante da vida diária.12

Cada momento é um momento de ensino. Cada palavra e ação pode ser um guia para fazer escolhas.13

Podem não ver os efeitos imediatos dos vossos esforços. Mas, não desistam. “Todas as coisas, porém, deverão realizar-se a seu tempo”, disse o Senhor. “Portanto, não vos canseis de fazer o bem, porque estais [a lançar] o alicerce de uma grande obra”.14 Que trabalho poderia ser maior do que ajudar os preciosos filhos de Deus a aprender quem realmente são e a desenvolver a sua fé em Jesus Cristo, no Seu evangelho e na Sua Igreja? Jesus Cristo irá abençoar e magnificar os vossos esforços consistentes.

Ele Dá Revelação

Outra forma poderosa do Senhor apoiar os pais é através da dádiva da revelação pessoal. Deus está desejoso de derramar o Seu Espírito para guiar os pais.

Se orarem e forem sensíveis ao Espírito, Ele vai avisar-vos sobre os perigos ocultos.15 Ele vai revelar-vos os dons, os pontos fortes e as preocupações não expressas dos vossos filhos.16 Deus vai ajudar-vos a ver os vossos filhos como Ele os vê, para além da sua aparência externa e como são interiormente.17

Com a ajuda de Deus, os pais podem aprender a conhecer os seus filhos de uma forma pura e celestial. Convido-vos a aceitar a oferta de Deus para guiarem a vossa família através da revelação pessoal. Procurem a orientação Dele nas vossas orações.18

Uma Poderosa Mudança

Talvez a ajuda mais importante que Jesus Cristo oferece aos pais seja a “poderosa mudança” de coração.19 É um milagre que cada um de nós precisa.

Por um momento, imaginem esta situação: Estamos na igreja, a ouvir um discurso sobre famílias. O orador descreve uma casa perfeita e uma família ainda mais perfeita. Marido e mulher nunca discutem. As crianças só param de ler as escrituras quando é hora de fazer os trabalhos de casa. E o hino “Amai-vos Uns aos Outros”20 está a tocar como música de fundo. Antes do orador chegar à parte sobre todos se juntarem alegremente para limpar o quarto de banho, nós já estamos a pensar: “A minha família é um caso perdido”.

Queridos irmãos e irmãs, relaxem! Todos na congregação estão a pensar o mesmo! O facto é que todos os pais se preocupam em não ser bons o suficiente.

Felizmente, existe uma fonte de ajuda divina para os pais: é Jesus Cristo. Ele é a fonte da nossa vigorosa mudança de coração.

Ao abrirem o coração ao Salvador e aos Seus ensinamentos, Ele irá mostrar-vos as vossas fraquezas. Se confiarem em Jesus Cristo com um coração humilde, Ele fará com que as coisas fracas se tornem fortes.21 Ele é o Deus de milagres.

Será que isto significa que todos são perfeitos na vossa família? Não. Mas, irão melhorar. Através da graça do Salvador, pouco a pouco, irão desenvolver mais dos atributos que os pais precisam: amor a Deus e aos filhos Dele, paciência, altruísmo, fé em Jesus Cristo e coragem para fazer escolhas certas.

Jesus Cristo Oferece Apoio através da Sua Igreja

O nosso esforço para desenvolver a fé em Jesus Cristo está centrado no lar e focado no indivíduo. E é apoiado pela Igreja. Para além de prover as escrituras sagradas e as palavras dos profetas, a Igreja do Salvador oferece muitos recursos para ajudar pais e filhos a fazer escolhas corretas:

Imagem
A Força dos jovens: Um Guia para Fazer Escolhas
  • A Força dos jovens: Um Guia para Fazer Escolhas não oferece uma lista de coisas que se devem ou não fazer. Este guia ensina verdades eternas para ajudar a fazer escolhas centradas na vida e nos ensinamentos de Jesus Cristo. Leiam-no com os vossos filhos. Deixem-nos falar sobre o assunto. Ajudem-nos a fazer com que estas verdades eternas e divinas guiem as suas escolhas.22

  • As conferências FSY são outro recurso maravilhoso. Espero que todos os jovens estejam presentes. Convido os jovens adultos solteiros a participar nestas conferências como mentores e conselheiros. Convido os pais a edificarem sobre o ímpeto espiritual que os jovens trazem para casa das conferências FSY.

  • As crianças e os jovens d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias têm professores, consultores e mentores. Muitas vezes, entramos na vida de um jovem num momento crucial para edificar e apoiar a fé e o testemunho. Alguns destes líderes são adultos solteiros. Outros nunca tiveram os seus próprios filhos. O serviço, sempre alegre, que prestam aos filhos de Deus é sagrado aos olhos de Deus.23

Nunca Desistam do Milagre

Meus queridos amigos, meus queridos irmãos e irmãs, desenvolver a fé numa criança é como ajudar uma flor a crescer. Não se pode puxar o caule para a tornar mais alta. Não se pode abrir o botão para a fazer florescer mais cedo. E não se pode negligenciar a flor e esperar que esta cresça ou floresça espontaneamente.

O que podem e devem fazer pela nova geração é fornecer um solo rico e nutritivo, com acesso a água celestial corrente. Removam as ervas daninhas e qualquer coisa que bloqueie a luz solar celestial. Criem as melhores condições possíveis para o crescimento. Pacientemente, permitam que a nova geração faça escolhas inspiradas e deixem Deus operar o Seu milagre. O resultado será mais bonito, mais deslumbrante e mais alegre do que qualquer coisa que possam fazer sozinhos.

No plano do Pai Celestial, os relacionamentos familiares estão destinados a ser eternos. É por isso que os pais nunca desistem, mesmo que não tenham orgulho de como as coisas aconteceram no passado.

Com Jesus Cristo, o Mestre da Cura e Salvador, pode sempre haver um novo começo; Ele dá-nos sempre esperança.

Jesus Cristo é a força das famílias.

Jesus Cristo é a força dos jovens.

Jesus Cristo é a força dos pais.

Disto testifico, em nome de Jesus Cristo. Amém.

Notas

  1. “É inato em quase todo [o] pai e toda [a] mãe o desejo de ensinar virtudes morais aos filhos. Essa é outra parte do milagre do plano do Pai Celestial. Ele quer que [os] Seus filhos venham à Terra, seguindo o padrão eterno de família que existe no Céu. A família é a unidade organizacional básica das esferas celestes, sendo portanto intenção Dele que ela também seja a unidade básica na Terra. Embora as famílias terrenas estejam longe da perfeição, elas proporcionam aos filhos de Deus a melhor [oportunidade] de serem recebidos no mundo com o único amor que se aproxima daquele que sentimos no Céu: o amor dos pais. O convívio familiar também é a melhor maneira de preservar e transmitir virtudes morais e princípios verdadeiros que nos conduzirão com maior probabilidade de volta à presença de Deus” (Henry B. Eyring, “Reunir a Família de Deus”, Liahona, maio de 2017).

  2. Claro que sabemos que a vontade de Deus nem sempre é cumprida “assim na terra como no céu” (Mateus 6:10). A paternidade mortal certamente fica sem brilho em comparação com o ideal de Deus. Ele, obviamente, vê isso. Ele deve chorar por todas as tristezas e angústias dos relacionamentos familiares. E, no entanto, Ele não desistiu da família. E não o fará, porque Deus tem um plano glorioso para o destino eterno dos Seus filhos. E, no centro do plano, está a família.

  3. Ver Mateus 18:1–5; Mosias 3:19.

  4. A Família: Proclamação ao Mundo”, ChurchofJesusChrist.org; ver também Doutrina e Convénios 68:25–28.

  5. Ver “Aprender em casa é fundamentado nos relacionamentos”, Ensinar à Maneira do Salvador: Para Todos os Que Ensinam em Casa e na Igreja (2022), p. 30–31; ver também Doutrina e Convénios 109:8.

  6. Moróni 7:48.

  7. 1 Néfi 16:29; ver também Alma 37:6-7.

  8. Ver “[A aprendizagem] em casa consiste em esforços pequenos, simples e constantes”, Ensinar à Maneira do Salvador, p. 31. O Presidente David O. McKay ensinou: “Não sejamos tentados a achar que algumas coisas, por serem pequenas e aparentemente triviais, não têm importância. Afinal, a vida é feita de pequenas coisas. [O] nosso ser físico é mantido por uma sucessão de pequenas batidas do coração. Se esse pequeno coração parar de bater, a vida neste mundo cessa. O grandioso sol é uma força potente no universo, mas recebemos [as] suas bênçãos na forma de pequenos raios que, somados, enchem o mundo inteiro de luz. A noite escura torna-se agradável pelo brilho do que aparentam ser pequenas estrelas; e assim a verdadeira vida cristã é feita de pequenos gestos cristãos realizados a cada hora e minuto no lar” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: David O. McKay [2003], p. 238-239).

  9. Ver Helamã 5:30.

  10. Ver 2 Reis 5:9-14.

  11. Ver Êxodo 16.

  12. Ver “Preparar [os] Seus Filhos para uma Vida Inteira no Caminho do Convénio de Deus”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Novo Testamento 2023, apêndice (apenas em formato digital).

  13. Ver “[A Aprendizagem] em Casa pode ser [Planeada], mas também [Espontânea]”, Ensinar à Maneira do Salvador, p. 31; 1 Pedro 3:15.

  14. Doutrina e Convénios 64:32-33.

  15. Ver Mateus 2:13.

  16. Ver Alma 40:1; 41:1; 42:1.

  17. Ver 1 Samuel 16:7.

  18. Ver 1 Néfi 15:8.

  19. Alma 5:13.

  20. Ver “Amai-vos Uns Aos Outros”, Hinos, n.º 197.

  21. Ver Éter 12:27.

  22. “No caso dos filhos, a responsabilidade de dar orientação moral é dos pais. Eles conhecem a disposição, a compreensão e a inteligência de cada filho. Os pais passam a vida inteira a procurar estabelecer e manter uma boa comunicação com cada um dos seus filhos. Eles estão na melhor posição para tomar as decisões morais finais quanto à felicidade e ao bem-estar da sua descendência” (James E. Faust, “The Weightier Matters of the Law: Judgment, Mercy, and Faith”, Ensign, nov. de 1997, p. 54).

  23. Outros dois recursos que merecem ser mencionados: A versão digital do recurso Vem, e Segue-Me deste ano inclui uma nova secção intitulada “Preparar [os] Seus Filhos para uma Vida Inteira no Caminho do Convénio de Deus”. Este recurso sugere ideias simples e centradas no lar para ajudar as crianças a se prepararem para o batismo e outros convénios e ordenanças. E o recentemente revisto Ensinar à Maneira do Salvador tem uma secção intitulada “Lar e Família” que descreve como os princípios do ensino cristão se aplicam ao lar (ver as páginas 30 e 31).