1990–1999
Convênios e Ordenanças
October 1991


Convênios e Ordenanças

“Após fazermos convênios e recebermos ordenanças, devemos viver à altura deles. É deste modo que demonstramos amor ao Senhor.”

Vejo muitos pais e filhos sentados lado a lado. Gostaria que vos juntásseis a mim, numa conversa que temos muitas vezes em casa. Obrigado.

Olá, filho. Como vai? Como foi o dia no colégio? Que bom! Alguém telefonou? O bispo? Marcaram uma entrevista? Ótimo! O bispo sempre entrevista os rapazes, como faz conosco. Nós conversamos, escutamos, aprendemos uns com os outros; é uma grandç oportunidade. Não, é a mesma coisa. Não se preocupe. Vai dar tudo certo.

Vejamos… fará doze anos no próximo mês e o bispo quer entrevistá-lo. Não deixe de ir. Sim, ele fará perguntas sobre o colégio, os amigos, a Palavra de Sabedoria. Arruma a cama todas as manhãs? Toma banho diariamente? Não, não estou brincando. Ele vai falar sobre essas coisas. É verdade. Vai perguntar: “Ora todos os dias? Lê as escrituras? Ama o Senhor?” Ama, meu filho? Ama? Isso é bom.

Falará sobre convênios e ordenanças. Não… Não…con-vênios, convênios e ordenanças. Boa pergunta. Sabia que ia perguntar isso. Bem, são… bom… convênios e ordenanças. Venha cá.

Acabou de me dizer que ama o Pai Celestial. Eu também, filho. E o Pai Celestial nos ama. Ele o conhece, e conhece seus irmãos. Conhece todos nós pelo nome. E ama-nos tanto que nos está esperando. Deseja que voltemos para junto dele.

Para podermos voltar, precisamos amar Jesus e ter fé nele. O Senhor disse algo que é muito importante para todos nós: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6). Ora, é muito, muito importante saber disso. Ninguém volta ao Pai sem o auxílio dele. Muito importante.

E ele disse mais: “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos” (João 14:15). Portanto, nós o amamos quando guardamos os seus mandamentos. E ele nos ama, ajudando-nos a voltar. Ora, isso é um acordo entre ele e nós. É um acordo muito sagrado. Esses acordos sagrados chamam-se convênios.

Lembra-se de seu batismo? Primeiro concordou em ter fé nele, arrepender-se dos pecados e viver dignamente. E ele concordou em ajudá-lo a voltar. Esse foi o acordo, isso foi um convênio que ambos fizeram.

Depois, tiveram que oficializar o acordo, como num contrato— para torná-lo oficial, válido, ambas as partes assinam o documento. Quando você quer oficializar um acordo com o Senhor, não assina um documento—realiza uma ordenança. As ordenanças também são muito sagradas.

Após o convênio ou acordo ter sido feito, e, após a realização da ordenança, ainda resta um terceiro elemento essencial. É preciso cumprir o acordo. Este terceiro elemento também é muito sagrado, pois os outros dois agora dependem inteiramente de seu desempenho. Que proveito tiraremos de um convênio (concordar em fazer algo) ou ordenança (assinar o contrato) se afinal não o cumprirmos? Entende?

O primeiro convênio e ordenança que o Senhor exige é o batismo. O batismo nos coloca no ponto de partida, o ponto de partida da estrada que nos levará de volta à presença do Senhor. Ao caminharmos por essa estrada, há outros convênios que devemos fazer e outras ordenanças que devemos receber. Lembre-se sempre, porém, da importância do terceiro princípio: Devemos viver à altura de cada novo convênio que fizermos.

Creio que o bispo deseja conversar a respeito de um outro convênio e ordenança que precisamos fazer com o Senhor. É chamado de sacerdócio. Filho, o sacerdócio abençoará sua vida. O bispo vai explicá-lo, para que possa fazer este convênio com o Senhor. Feito o convênio, precisará receber a ordenança. Ficarei muito feliz, meu filho, de realizar a ordenança, ordenando-o diácono.

Isto o ajudará a permanecer na estrada que nos conduz de volta à presença do Senhor. Será necessário que cresça e progrida sempre nesse caminho. Depois de dois anos, precisará novamente de ajuda. Se permanecer fiel, dará outro passo; então, estará pronto para avançar no sacerdócio, no ofício de mestre. Será necessário fazer outro convênio e então o ordenarei mestre. Dois anos mais tarde, se tudo correr bem, mais um passo, e será ordenado sacerdote.

Logo depois, estará preparado para receber o sacerdócio maior, ou seja, o Sacerdócio de Melquisedeque, e ser ordenado élder. Filho, quando receber o sacerdócio maior, terá o sacerdócio completo, e estará preparado para fazer o que sempre quiz fazer: ser um missionário do Senhor Jesus Cristo.

Então, terá maior entendimento e será grato ao Senhor pelos passos que deu, pela preparação que recebeu e pela ajuda que ele lhe proporcionou ao longo do caminho, até que, possa entrar na casa do Senhor, o templo. Lá, meu filho, poderá fazer os convênios maiores e receber as ordenanças mais sagradas. Lá, também, será mencionado o terceiro elemento. Lembra-se qual é? Após fazermos os convênios e recebermos as ordenanças, devemos viver à altura deles. É deste modo que demonstramos amor ao Senhor: guardando seus mandamentos.

Está preparado para a entrevista com o bispo? Ótimo.

Agora, revisemos as coisas sobre as quais falamos e externemos nossa gratidão ao Pai Celestial. Prefere recapitulá-las ou proferir uma oração?

Certo. Fique com os comentários e eu faço a oração.

Sim. Devemos amar o Senhor. Se o amarmos, guardaremos seus mandamentos. Muito bem. Seus mandamentos são que, primeiro, façamos convênios; segundo, recebamos as ordenanças; e, terceiro, vivamos de acordo com as promessas feitas a ele.

Excelente. Filho, eu o amo.

Cruzemos os braços, baixemos a cabeça, fechemos os olhos e oremos.

Nosso querido Pai Celestial. Agradecemos-te pelas muitas bênçãos: a restauração do evangelho, que nos possibilitou ler o Livro de Mórmon, teu santo sacerdócio e os profetas vivos, que nos orientam. Somos-te gratos pelo sacrifício expiatório de Jesus Cristo, pela imortalidade e pela possibilidade de vida eterna. Ajuda-nos a torná-la uma probabilidade real, ao nos aproximarmos mais de Cristo por meio de convênios e ordenanças sagradas. Por favor, perdoa nossos pecados, e ajuda-nos a reconhecer tua mão em todas as coisas e, sempre, guardar teus mandamentos. Em nome de Jesus Cristo, amém.