2023
Ser a resposta à oração de alguém
Julho de 2023


“Ser a resposta à oração de alguém”, Força dos Jovens, julho de 2023.

Vem, e Segue-Me

Atos 3

Ser a resposta à oração de alguém

Seguir os sussurros nos ajuda a fazer a diferença.

Imagem
Pedro e João curam um homem no templo

Such as I Have I Give unto Thee [Mas o Que Tenho Isso Te Dou], de Walter Rane

Pedro e João curam um homem no templo.

Talvez você sinta que não tem muito a oferecer. Mas você tem fé em Jesus Cristo, e sua fé Nele é suficiente para que algumas coisas maravilhosas aconteçam.

Pouco depois da morte e Ressurreição de Jesus Cristo, Pedro e João foram ao templo, onde um homem que não conseguia andar estava sentado do lado de fora e pediu-lhes uma doação.

Pedro disse ao homem: “Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda” (ver Atos 3:6; grifo do autor).

Pedro ajudou o homem a se levantar. Pela primeira vez em sua vida, o homem pôde ficar de pé. Ele andou e até saltou de alegria. A fé que Pedro tinha em Cristo lhe deu coragem para curar o homem pelo poder do sacerdócio.

Mas, sejamos honestos. Você provavelmente não vai curar as enfermidades físicas de todos o tempo todo. Mas sua fé pode ajudar de outras maneiras. Assim como Pedro, o que você tem, você pode dar.

Imagem
rapazes

Fotografia: Getty Images

Fazer a diferença

Você alguma vez orou para se sentir menos sozinho? Ou para que alguém fosse seu amigo?

Alguém já apareceu, telefonou ou mandou uma mensagem para você naquele momento? Eles poderiam estar seguindo uma inspiração e tentando melhorar, assim como você. Tudo o que fizeram foi usar fielmente um pouco de seu tempo, um pouco de coragem e um pouco de bondade — em outras palavras, o que tinham. Você também pode permitir que sua fé o impulsione a agir de acordo com a inspiração.

O élder Ronald A. Rasband, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou: “Temos a sagrada responsabilidade de aprender a reconhecer [a influência do Espírito Santo] em nossa vida e agir de acordo”.1

Você nem sempre percebe quando ou se fez a diferença no dia de alguém, por isso pode ser difícil ver o propósito de seguir a inspiração.

No entanto, procurar servir — fazendo o que puder — vai fazer com que você se sinta feliz e realizado mesmo que nem sempre veja os resultados. Ao ouvir os sussurros, o Espírito Santo vai ajudá-lo a aprender a servir ao próximo, mesmo com uma agenda lotada. Como o élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou: “Deus (…), na maioria das vezes (…), usa outras pessoas como respostas às nossas orações. Então, oro para que Ele possa nos usar. Oro para que sejamos a resposta à oração de outras pessoas”.2

Alegria para todos

Ao fazer o bem, você pode ser a resposta às orações de outras pessoas e encontrar alegria ao longo do caminho — e nas eternidades. Como ensinou o élder Rasband: “[A] alegria é a paz em meio às dificuldades e tristezas. Ela traz consolo e coragem, revela as verdades do evangelho e aumenta nosso amor a Deus e a Seus filhos”.3 Em outras palavras, você também se torna mais semelhante a Cristo.

Apenas dê o que puder, começando com um pouco de tempo e obediência.

Às vezes, é claro, você é quem precisa de um pouco mais de ajuda. Nesse momento também, um Pai Celestial amoroso envia inspiração a outras pessoas. Elas podem encontrar alegria ao se tornarem uma resposta a suas orações, assim como você poderia ser uma resposta às orações delas. Isso significa que há bilhões de possíveis respostas, e a próxima pode estar caminhando pela rua, prestes a dizer olá.