2022
Jesus Cristo pode…
Setembro de 2022


“Jesus Cristo pode…”, Força dos Jovens, setembro de 2022.

Vem, e Segue-Me

Provérbios; Eclesiastes; Isaías

Jesus Cristo pode…

Verdades escritas há milhares de anos ensinam o que o Senhor pode fazer por você hoje.

Imagem
Jesus e Pedro andando sobre as águas

Finisher of Faith, de J. Alan Barrett

Não há data de validade para a verdade de Deus. Isso porque se trata do conhecimento “de coisas como realmente são e de coisas como realmente serão” (Jacó 4:13).

As verdades escritas há milhares de anos no Velho Testamento ainda são verdadeiras agora. E algumas delas ajudam a ver o que o Senhor pode fazer por você hoje. Aqui estão algumas verdades dos livros de Provérbios, Eclesiastes e Isaías (que você vai estudar este mês). Elas mostram que Jesus Cristo pode…

Endireitar suas veredas

Às vezes, nós nos sentimos confusos, perdidos ou precisando de orientação. Se você depositar no Senhor toda a sua confiança, humildade e gratidão, “ele endireitará as tuas veredas” (ver Provérbios 3:5–6).

Se você guardar Seus mandamentos, Ele “te [guiará] pelo caminho em que deves andar” e fará “a tua paz como o rio” (Isaías 48:17–18).

Imagem
Jesus Cristo e um jovem

Meeting the Savior, de Jen Tolman

Dar-lhe perspectiva

As atitudes e os estilos de vida no mundo podem parecer legais ou agradáveis. Mas os ensinamentos de Jesus Cristo podem ajudá-lo a ver como os caminhos do mundo são vazios e fugazes.

Tudo que se faz “debaixo do sol (…) [é] vaidade e aflição de espírito (Eclesiastes 1:14). Em outras palavras, a maneira do mundo traz frustração. É como perseguir o vento e tentar pegá-lo. A felicidade vem quando respeitamos e reverenciamos a Deus e guardamos Seus mandamentos (ver Eclesiastes 12:13).

Muitas pessoas no mundo “ao mal chamam bem, e ao bem, mal; (…) fazem das trevas luz, e da luz, trevas; e fazem do amargo doce, e do doce, amargo” (Isaías 5:20). Mas o Senhor nos mostra a verdade. Seguindo Seu caminho e Sua palavra, podemos “com alegria [sair] e em paz [ser] guiados” (ver Isaías 55:8–12).

(Ver também Isaías 40:6–8; 51:7–8.)

Perdoar seus pecados

Todos cometemos erros. Todos nós pecamos. Mas, se nos arrependermos e nos esforçarmos para guardar os mandamentos de Deus, Jesus Cristo pode nos tornar limpos e puros novamente. Ele “se compadecerá [de nós]; (…) porque grandioso é em perdoar” (Isaías 55:7). Ele disse:

“Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã” (Isaías 1:18).

“Eu, eu sou o que apago as tuas transgressões (…) e dos teus pecados não me lembro” (Isaías 43:25).

Imagem
Jesus Cristo abraçando alguém

Fotografia: Mark Mabry

Fortalecê-lo

Todos nos sentimos fracos ou cansados às vezes. Jesus Cristo pode lhe dar forças. “O Senhor Deus é uma rocha eterna” (Isaías 26:4). Se você for humilde e confiar Nele, Ele pode lhe ajudar a resistir à tentação, tomar decisões difíceis ou simplesmente seguir em frente apesar das dificuldades. Ele disse:

“Não temas, porque eu estou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo” (Isaías 41:10).

Ele nunca o abandonará

O Salvador Jesus Cristo Se sacrificou por você porque ama nosso Pai Celestial — e porque Ele ama você. Seu sacrifício possibilitou que você ressuscitasse e tivesse a chance de se tornar como o Pai Celestial. Ele nunca vai lhe abandonar ou lhe esquecer. Ele disse:

“Pode uma mulher esquecer-se de seu filho que cria (…)? Ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.

Eis que em ambas as palmas das minhas mãos te tenho gravado” (Isaías 49:15–16).

Como Ele fez tanto por nós e nunca Se esquecerá de nós, nós também devemos nos esforçar para “recordá-lo sempre” (Doutrina e Convênios 20:77, 79).