2021
O que devo fazer se me arrependi, mas não consigo parar de pensar no que fiz de errado?
Outubro de 2021


“O que devo fazer se me arrependi, mas não consigo parar de pensar no que fiz de errado?” Força dos Jovens, outubro de 2021.

Perguntas e respostas

“O que devo fazer se me arrependi, mas não consigo parar de pensar no que fiz de errado?”

Reconheça seu progresso

O Pai Celestial não espera que sejamos perfeitos agora, então uso meus erros como experiências de aprendizado. Satanás tenta nos diminuir ao nos sobrecarregar com a culpa, mas ele não pode fazer nada além disso. Já que sei disso, tento enxergar meu progresso em vez de focar em meus pecados.

Luke M., 14 anos, Utah, EUA

Perdoe a si mesmo

Quando você se perdoar, sentirá o amor que o Salvador tem por você, porque Ele já lhe perdoou. Satanás quer colocar pensamentos desanimadores em sua cabeça, mas você é mais forte do que isso. Esses pensamentos não vêm do Pai Celestial, então mande-os embora!

Camila A., 18 anos, República Dominicana

Música edificante

Gosto de ouvir canções inspiradoras para me edificar e encorajar. Quando oro ao Pai Celestial para pedir Sua ajuda e depois ouço músicas edificantes, sinto o Espírito muito forte, e isso me ajuda a prosseguir.

Elma P., 18 anos, Negros Ocidental, Filipinas

Paz nas escrituras

Se você sente que já se arrependeu, busque paz nas escrituras. As palavras do Senhor nos foram dadas para que pudéssemos sentir paz em nossa vida. Se orar para ter o Espírito Santo com você ao ler as escrituras, Ele guiará você.

Emma M., 19 anos, Espanha

Lembrar pode ajudar

Em Alma 36:17–19, o profeta Alma relatou que lembrava de seus pecados, mas isso só o deixava mais empolgado ao ver o quanto havia mudado e progredido. Assim como Alma, a lembrança de nossos erros passados nos ajuda a não sucumbir a eles novamente.

Júlia M., 18 anos, Bahia, Brasil

Deus não mais se lembra de nossos pecados

As escrituras nos ensinam que, depois de nos arrependermos dos pecados, Deus não mais Se lembra deles (ver Doutrina e Convênios 58:42). Apesar de Deus não Se lembrar deles, ainda nos lembramos. Pode ser doloroso lembrar de erros passados, mas, em vez de considerar a culpa passada um fardo, pense nela como um lembrete para dar seu melhor.

Elijah W., 17 anos, Utah, EUA

A Expiação de Cristo é para você

Quando penso em meus pecados passados, é fácil sentir como se não tivesse me arrependido ou como se não merecesse o perdão de Deus. Mas é importante lembrar que o Pai Celestial quer que progridamos. Ele não quer que vivamos no passado ou que carreguemos culpa em nosso coração para sempre. O Pai Celestial deu Seu Filho, Jesus Cristo, como um Salvador para que pudéssemos nos arrepender e nos tornar limpos novamente por meio de Sua Expiação.

Chloe W., 16 anos, Arizona, EUA

Doe de si mesmo

É fácil supor que, depois de nos arrependermos, nossos problemas e a lembrança de nossos erros cessariam. Mas isso nem sempre é verdade. Às vezes, Deus mantém esses sentimentos para que você possa aprender a sobrepujá-los. Se você se arrependeu sinceramente, mas parece não esquecer de seus erros, tente doar de si mesmo, assim como Cristo faria, servindo aos outros ao seu redor e compartilhando seu testemunho. Isso o ajudará a tirar o foco de suas próprias falhas, e você ajudará alguém além de si mesmo no processo.

Jacob W., 21 anos, Utah, EUA