2021
Buscar Sião e as bênçãos do Senhor
Setembro de 2021


“Buscar Sião e as bênçãos do Senhor”, Força dos Jovens, setembro de 2021, pp. 2–5.

Vem, e Segue-Me

Buscar Sião e as bênçãos do Senhor

Doutrina e Convênios 97:21

Edificar Sião é uma grande responsabilidade, mas também traz grandes recompensas.

Imagem
menina estudando as escrituras

A primeira grande verdade celestial é que Deus nos ama com todo o Seu coração, poder, mente e força. Ele deseja o melhor para nós — Ele sempre desejou e sempre desejará. Ele quer que sejamos felizes; não de maneira temporária ou superficial, mas profunda e eternamente felizes como Ele é. Ele quer que cresçamos e alcancemos nosso potencial divino como filhos ou filhas de Deus.

Sei que isso nem sempre é fácil. Muitos de vocês enfrentam dificuldades e provações pessoais que às vezes podem ser angustiantes. Provavelmente, vocês já refletiram sobre suas circunstâncias pessoais, sobre a condição de sua família ou sobre os conflitos existentes entre as nações do mundo e se perguntaram: “Como posso passar por esse labirinto de desafios?” Vocês podem se surpreender com esta resposta: Busque edificar Sião.

Onde é Sião?

Imagem
Jesus Cristo com pescadores

Lovest Thou Me More Than These? [Amas-Me Mais do Que Estes], de David Lindsley

No decorrer da história, Deus sempre chamou Seu povo para estabelecer Sião. Geralmente, esse era um lugar específico em que o povo de Deus podia ficar livre das influências do mundo e viver em harmonia uns com os outros. Mas, nesta última grande dispensação, Sião não se limita a uma única localização geográfica. Em nossos dias, Sião pode ser qualquer lugar em que um membro fiel de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias esteja. O Senhor descreveu o povo de Sião como “unos de coração e vontade” (Moisés 7:18) e “puros de coração” (Doutrina e Convênios 97:21). Em resumo, não mais pensamos em Sião como um lugar onde vamos viver, mas, sim, a maneira como vamos viver.

Muitas bênçãos maravilhosas estão reservadas para vocês à medida que derem o melhor de si para edificar Sião, para ser quem o Salvador precisa que sejam e para ajudar a preparar o caminho para Seu retorno à Terra. Esse esforço exige trabalho e uma fé extraordinária, mas também trará felicidade e alegria eternas. Espero que isso seja para vocês algo tão inspirador e animador quanto o é para mim! Como o presidente Russell M. Nelson ensinou, nada — literalmente nada — pode ser mais importante.1 E podemos participar! Somos os soldados nas linhas de frente da verdade. Não portamos munição; portamos curativos! Somos chamados para ajudar a curar o mundo e proporcionar uma congregação mundial de pessoas a quem o Salvador possa Se manifestar.

Amar a Deus e ao próximo

Imagem
jovens tirando uma selfie em grupo

Podemos nos tornar esse tipo de família, de comunidade ou de nação ao guardar o mandamento de amar ao próximo. E, quanto mais amarmos a Deus, mais amaremos nossos vizinhos e enxergaremos maneiras pelas quais podemos abençoá-los. Temos vizinhos para abençoar, pobres para erguer e coisas boas para fazer em toda parte.

Certa vez, o Senhor descreveu essa responsabilidade e bênção da seguinte maneira:

“Portanto, sê fiel; (…) socorre os fracos, ergue as mãos que pendem e fortalece os joelhos enfraquecidos.

E se fores fiel até o fim, terás uma coroa de imortalidade e vida eterna nas mansões que eu preparei na casa de meu Pai” (Doutrina e Convênios 81:5–6).

Defender a verdade

Imagem
meninos conversando

Quando Deus nos chama para edificar Sião, Ele nos chama para defender Seus ensinamentos e permanecer firmes em nossa fé. Isso nem sempre será fácil ou conveniente, mas precisamos fazê-lo — com compaixão, humildade, compreensão e caridade infalível para com outras pessoas. Em nossos esforços para estabelecer Sião, sem dúvida vamos nos deparar com aqueles que talvez não se apresentem, não se vistam nem se comportem de maneira adequada. Quando nos encontrarmos com essas pessoas, devemos tomar cuidado para agir com retidão, e não com presunção de retidão. Nessas situações, a melhor coisa que podemos fazer é ter um comportamento adequado e demonstrar “amor não fingido” por elas (ver Doutrina e Convênios 121:41).

Quero que as pessoas desfrutem das bênçãos que tenho, mas às vezes me pergunto como posso compartilhá-las de uma maneira que não seja ofensiva ou mal compreendida. Essa escritura me ajudou em todos os meus chamados na Igreja e em minhas responsabilidades como discípulo de Cristo:

“Portanto, em verdade vos digo: Clamai a este povo; expressai os pensamentos que eu vos puser no coração e não sereis confundidos diante dos homens;

Pois naquela mesma hora, sim, naquele mesmo momento, ser-vos-á dado o que dizer.

Mas um mandamento vos dou, de que tudo o que declarardes declarareis em meu nome, com solenidade de coração, com espírito de mansidão em todas as coisas.

E prometo-vos que, se fizerdes isso, derramar-se-á o Espírito Santo testificando todas as coisas que disserdes” (Doutrina e Convênios 100:5–8).

Uma benção para permanecerem fiéis

Imagem
jovens na cidade

Meus amados amigos, haverá dias difíceis pela frente, mas sua vida será magnífica se entregarem seu coração a Deus, amarem ao Senhor Jesus Cristo e fizerem o melhor que puderem para viver o evangelho. Se forem fiéis, Sião será qualquer lugar em que estejam. Eu os abençoo para que aceitem essas coisas com alegria. O Senhor tem muitas bênçãos reservadas para vocês!

Nota

  1. Ver Russell M. Nelson, “Juventude da promessa”, Devocional mundial para os jovens, 3 de junho de 2018, p. 8, HopeofIsrael.ChurchofJesusChrist.org.