2021
Uma grande obra
Janeiro de 2021


“Uma grande obra”, Força dos Jovens, janeiro de 2021, pp. 20–21.

Uma grande obra

Tema dos jovens de 2021:
Doutrina e Convênios 64:33–34

O Senhor convidou você para se unir ao “maior trabalho” na Terra.1

Imagem
Logomarca do tema dos jovens de 2021

Vocês, moças e rapazes incríveis, fazem parte de algo maravilhoso — vocês estão “lançando o alicerce de uma grande obra” (Doutrina e Convênios 64:33). Ao participarmos dessa obra — da coligação de Israel em ambos os lados do véu e da edificação de Sião —, ajudamos o Senhor, Jesus Cristo, a colocar em prática Sua missão.

Integrar o exército de jovens

O presidente Russell M. Nelson convidou cada um de vocês a se unir a essa obra como parte do “exército de jovens do Senhor”.2 Mas, o que é um exército? Um exército é uma unidade especializada designada a realizar tarefas específicas juntos. Isso significa que você faz parte de uma unidade especializada designada para descobrir e realizar sua parte na grande obra do Senhor.

Quando o profeta convidou você a ver o propósito de sua vida com o foco na coligação de Israel, sua vida passou a ser como a de Moisés. Moisés, que foi criado como um príncipe do Egito, teve que fugir para salvar sua vida e acabou ficando satisfeito com a vida simples de um criador de ovelhas. Porém, o Senhor o chamou e declarou: “Tenho uma obra para ti” (Moisés 1:6). Nosso Pai Celestial sabia algo que Moisés não sabia: que, com a ajuda de Deus, Moisés poderia ser um instrumento para resgatar uma grande nação — ele poderia fazer qualquer coisa.

Você pode fazer a diferença

Talvez você se pergunte: “Eu não sou Moisés. Posso fazer alguma diferença neste mundo?” Às vezes, também nos sentimos assim, mas já estamos aqui há tempo suficiente para saber que a resposta é sim. Todos os dias, vemos jovens comuns que estão escolhendo não viver de modo comum. Eles são uma poderosa influência para as pessoas ao seu redor simplesmente por serem verdadeiros discípulos de Jesus Cristo. Eles estão desenvolvendo talentos e ajudando sua família a ser bem-sucedida. Você foi chamado por um profeta para “[lançar] o alicerce de uma grande obra”. Quando confiamos em Jesus Cristo e buscamos fazer Sua vontade, nós fazemos a diferença!

Você não está sozinho nessa obra. Ao se unir ao exército do Senhor, você está se unindo a um enorme grupo de jovens em todo o mundo. Estamos ao seu lado, com seus pais, líderes e amigos, apóstolos e profetas, e os anjos do céu, todos se esforçando para realizar a obra do Senhor juntos (ver Doutrina e Convênios 84:88).

De pequenas coisas provém aquilo que é grande

Faremos isso um pouco de cada vez. O Senhor nos convida a dar passos pequenos e simples ao embarcarmos nessa grande obra (ver Doutrina e Convênios 64:33). Ações constantes e diligentes nos farão prosseguir e nos convidarão a ajudar as pessoas ao nosso redor. Algumas dessas simples coisas podem ser adaptadas especialmente para você, uma vez que a jornada de cada um é diferente.

Ore para saber quem você é e para entender qual é seu papel pessoal no plano de Deus. Ore para saber quais coisas pequenas e simples você deve fazer a cada dia. Provavelmente, você precisará sair de sua zona de conforto, mas, ao desejar agir de acordo com a inspiração que receber, você receberá mais inspiração.

Como o presidente Nelson ensinou recentemente: “Ao buscarmos ser discípulos de Jesus Cristo, nosso empenho em ouvi-Lo deve ser cada vez mais intencional. É necessário um esforço consciente e constante para preencher nossa vida com Suas palavras, Seus ensinamentos e Suas verdades todos os dias”.3

O Senhor vai aprimorar suas habilidades e aumentar sua alegria

Ao buscar revelação, o Senhor o guiará para saber como usar sua personalidade e seus talentos individuais para servir e viver o evangelho. Ele ampliará sua imaginação, sua criatividade e capacidade de um modo que você nunca imaginou ser possível.

Ao ofertar um coração e uma mente solícita ao Senhor, você descobrirá mais amigos e oportunidades de servir. Seu senso de identidade e de propósito serão fortalecidos, e você encontrará alegria.

Às vezes, ficamos satisfeitos com o que temos e nos acomodamos, mas Deus tem algo mais reservado para nós. Assim como Ele tinha uma grande obra para Moisés, Ele tem uma grande obra para você. Não desista! Temos confiança total em você, que faz parte do exército de jovens do Senhor.

Notas

  1. Russell M. Nelson, “Juventude da Promessa”, devocional mundial para os jovens, 3 de junho de 2018, p. 3, HopeofIsrael.ChurchofJesusChrist.org.

  2. Russell M. Nelson, “Juventude da Promessa”, p. 12, HopeofIsrael.ChurchofJesusChrist.org.

  3. Presidente Russell M. Nelson, “Ouvir o Senhor”, Conferência Geral de Abril de 2020, Liahona, maio de 2020, p. 89.