Ensinar os jovens e jovens adultos
Domínio Doutrinário e Aprendizagem Profunda


Domínio Doutrinário e Aprendizagem Profunda

Uma Autoridade Geral Fala a Nós, com o Élder Gerrit W. Gong

Discurso para os Educadores Religiosos do SEI • 17 de fevereiro de 2017 • Tabernáculo de Salt Lake

Meus queridos irmãos e irmãs, sinto-me imensamente feliz por estar com vocês nesta noite. Antes de apresentar o Élder Gong, gostaria de compartilhar algo que espero ser útil para vocês e para seus alunos.

Primeiro, quero expressar meu amor por vocês e minha gratidão pelo que fazem. Vocês fazem um ótimo trabalho no reino de Deus e na vida de seus alunos. Eu os amo e oro para que vocês e sua família recebam as mais preciosas bênçãos do Senhor.

Quero falar algo sobre o Domínio Doutrinário. O que vou dizer aplica-se principalmente aos professores do Seminário, mas, na verdade, estende-se a todos nós.

O Domínio Doutrinário é um programa do Seminário e tem três objetivos. Primeiro: ajudar os alunos a aprender como adquirir conhecimento espiritual; segundo: ajudar os alunos a conhecer e entender a doutrina do Salvador — ou seja, conhecer a verdadeira doutrina em sua mente e entendê-la em seu coração, pois queremos que ela esteja arraigada em seu coração; e terceiro: ajudar os alunos a aprender como aplicar a doutrina em sua vida, para que vivam a doutrina e utilizem-na para responder perguntas ou para ensinar e ajudar outras pessoas a conhecerem a verdade.

O Domínio Doutrinário foi apresentado mundialmente no último semestre. Quero que saibam e sintam no coração que ele foi recebido por revelação do Senhor; é um milagre. Tenho ponderado com frequência sobre como, quando e por que ele nos foi dado. Passei a ver o Domínio Doutrinário dentro do grande contexto da educação na Igreja e da grande obra do Senhor na Terra.

Creio que o Domínio Doutrinário ajuda os alunos a ampliar seu conhecimento e entendimento da doutrina, além de ajudá-los a aprender como usar esse conhecimento e entendimento em sua vida. Porém, é mais do que isso. Ele também ensina aos alunos a maneira do Senhor de se aprender a fundo qualquer tipo de conhecimento e em qualquer fase da vida.

O aprendizado é profundo quando aumenta nossa capacidade de fazer três coisas: (1) conhecer e entender; (2) agir de modo eficaz, em retidão; e (3) tornar-nos mais semelhantes a nosso Pai Celestial e a Seu Filho, Jesus Cristo.1

A aprendizagem profunda precisa ser realizada à maneira do Senhor, por meio do poder do Espírito Santo, do estudo e do ensino mútuos, de modo ativo e diligente, e acompanhado da graça de Jesus Cristo. E isso se aplica a qualquer tipo de conhecimento, em qualquer fase da vida.

Isso é exatamente o que ensinamos a nossos alunos no Domínio Doutrinário (e, assim espero, em tudo o que fazemos). Portanto, o Domínio Doutrinário é um método de aprendizagem profunda para toda a vida.

Quero concluir fazendo dois convites. O primeiro é para aqueles que ensinam no Seminário. Meus amados irmãos e irmãs em todo o mundo, espero que seus alunos percebam que vocês estão ensinando-os como aprender à maneira do Senhor. Ensinem a eles que precisam adquirir profundamente o conhecimento espiritual e secular durante toda a vida. Ajudem-nos a ver que a formatura no Seminário não é o fim. Queremos que eles se formem no Instituto e que continuem os estudos após o Ensino Médio. Ao ensiná-los como aprender à maneira do Senhor, vocês os ajudarão a alcançar esses dois objetivos e a estabelecer um alicerce de aprendizagem profunda para toda a vida.

Meu segundo convite é para aqueles que ensinam no Instituto. Meus amados irmãos e irmãs, por favor, ajudem seus alunos a aprender à maneira do Senhor. Ajudem-nos a entender o valor e o poder que a graduação no Instituto trará a sua vida. A graduação no Instituto representa a conclusão de um estudo sistemático e abrangente do evangelho. Ela solidificará o entendimento que eles têm do evangelho, aprofundará seu testemunho e seu comprometimento com o Senhor, e os ajudará a conhecer e amar Jesus Cristo.

Sei que se puserem à prova esses convites, nosso Senhor e Salvador abençoará a vocês e a seus alunos. Presto testemunho de que nosso Pai Celestial vive e nos ama. Seu Filho, Jesus Cristo, é nosso Salvador e Redentor. Sei que Ele vive. Sei que com Ele e por meio Dele todos nós podemos aprender profundamente durante toda a vida, pois Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. No sagrado nome de Jesus Cristo. Amém.

Notas

  1. O padrão “aprender, fazer e ser” tem sido usado amplamente como um sistema para o desenvolvimento da liderança e em debates sobre o plano do Senhor para o desenvolvimento espiritual de Seus filhos. Ver Thomas S. Monson, “Aprender, Fazer e Ser”, A Liahona, novembro de 2008, pp. 60–62, 67–68; e Dallin H. Oaks, “O Desafio de Tornar-se”, A Liahona, janeiro de 2001, pp 40–43. Para uma explicação detalhada de cada um dos elementos desse padrão, veja os três volumes da série de livros escritos pelo Élder David A. Bednar: Increase in Learning [Aumentar em Saber], 2011, Act in Doctrine [Agir em Doutrina], 2012, and Power to Become [Poder para Se Tornar], 2014.