Ensinar os jovens e jovens adultos
Aprende de mim


Aprende de mim

Uma Autoridade Geral Fala a Nós, com o Élder D. Todd Christofferson

Discurso para os educadores religiosos do SEI • 26 de janeiro de 2018 • Tabernáculo de Salt Lake

Sou grato por estar com vocês hoje à noite. Gostaria de compartilhar meu amor e minha gratidão aos professores da nova geração no seminário, no instituto, e na educação religiosa nas escolas, faculdades e universidades da Igreja. Eu amo vocês e sou grato pelo maravilhoso trabalho que fazem. Também sou grato por sua família e pelo apoio que vocês recebem dela. Vocês são uma grande bênção para os jovens e para os jovens adultos que ensinam.

Hoje quero compartilhar com vocês uma mensagem que espero que seja útil quando estiverem buscando ajudar seus jovens alunos a terem um aprendizado profundo no evangelho de Jesus Cristo. O aprendizado profundo no evangelho, o aprendizado de todo o coração e de toda alma, ocorre quando os alunos aumentam seu poder de fazer três coisas:

  1. Ampliar o conhecimento e o entendimento do evangelho, com sua mente e seu coração.

  2. Edificar esse conhecimento para desenvolver a capacidade de agir de modo eficaz e íntegro.

  3. Desenvolver atributos e caráter cristãos para se tornarem mais semelhantes ao Pai Celestial e a Seu Filho, Jesus Cristo.

O Senhor Jesus Cristo faz um convite em duas escrituras para aprendermos profundamente. A primeira é Mateus 11:28–29: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para a vossa alma”.1

A segunda é Doutrina e Convênios 19:23: “Aprende de mim e ouve minhas palavras; anda na mansidão de meu Espírito e terás paz em mim”.2

Nas duas passagens, o Senhor faz o convite: aprende de mim. Como o élder Neal A. Maxwell observou muitos anos atrás, esse convite está centralizado no poder redentor de Jesus Cristo e é um convite para se aprender profundamente. O élder Maxwell disse: “Há muitos meios específicos pelos quais podemos aplicar a nós (…) escrituras essenciais a respeito de Jesus Cristo e da Expiação, mas eles estão todos incluídos neste versículo abrangente: ‘Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim’.3 Na verdade, não há outra maneira de aprendermos profundamente!”4

A única maneira de se aprender profundamente é à maneira do Senhor — por revelação e inspiração por intermédio do poder do Espírito Santo, estudando com empenho, ativa e diligentemente, e ensinando uns aos outros acompanhados pela graça de Jesus Cristo.5

Isso significa que o convite do Salvador “aprende de mim” tem dois significados relacionados que estão brilhantemente ligados à maneira do Senhor de se aprender profundamente.

O primeiro significado de “aprende de mim” é: Aprende a me conhecer.

Aprendemos a conhecer Jesus Cristo exercendo fé Nele e nos achegando a Ele para nos arrependermos, buscando Seu perdão e Seu poder redentor, e guardando Seus mandamentos. Conhecê-Lo é nascer espiritualmente Dele, vivenciando uma poderosa mudança de coração, tornando-se Seus filhos e Suas filhas. Aprender a conhecer Jesus Cristo abre nosso coração e nossa mente à influência do Espírito Santo e nos traz a certeza do amor do Senhor.

O segundo significado de “aprende de mim” é: Aprende comigo.

O Senhor Jesus Cristo sabe exatamente do que precisamos. Seu conhecimento e entendimento, Sua inteligência e Seu caráter são perfeitos, completos. Ao imergirmos nas escrituras, aprendemos com Seu exemplo perfeito. Ele é a personificação de todo atributo e toda característica divina; assim sendo, nosso estudo do evangelho deve se concentrar Nele. À medida que O conhecemos, Ele promete nos ajudar a aprender profundamente com Ele. É claro, precisamos agir com fé em Jesus Cristo para fazer a nossa parte, mas ao fazermos isso, Ele promete nos dar conhecimento e acelerar nossa compreensão por meio do Espírito Santo. Ele promete magnificar nossa capacidade de agir com retidão e nos ajudar a nos tornarmos mais semelhantes a Ele. Isso é aprendizado profundo.

Vocês e eu sabemos que essas coisas são verdadeiras. Se formos fiéis, o Senhor nos ensinará linha sobre linha, preceito sobre preceito durante toda nossa vida.

Meus queridos irmãos e irmãs, eu os convido a acreditar sinceramente no convite do Salvador para aprender com Ele. Ao fazerem isso, vocês aprenderão profundamente e ajudarão seus alunos a aprender profundamente também. Também os convido a prestar testemunho em primeira pessoa dessas verdades eternas. Será algo muito impressionante para seus alunos ouvir vocês prestarem testemunho de suas próprias experiências a respeito de conhecer o Senhor e de aprender com Ele.

Eu também vou encerrar a noite com meu próprio testemunho em primeira pessoa. Sei que Deus vive e que Jesus é o Cristo. Conheço o amor do Salvador e Seu poder redentor por experiência própria e por revelação por meio do Espírito Santo. Ser ensinado pelo Senhor Jesus Cristo é uma experiência jubilosa que nos torna humildes. Testifico que Suas promessas são verdadeiras. O aprendizado profundo é real e é um privilégio nosso e também de nossos preciosos alunos. Testifico dessas coisas em nome de Jesus Cristo. Amém.