Castidade


Castidade significa pureza sexual. Para ser casta, a pessoa deve ser moralmente limpa em pensamentos, palavras e atos. Significa não ter nenhuma relação sexual antes do casamento. Também significa completa fidelidade entre marido e mulher no casamento.

Informações Adicionais

A intimidade física entre marido e mulher é bela e sagrada. Ela é ordenada por Deus para a criação de filhos e para a expressão do amor dentro do casamento.

No mundo de hoje, Satanás levou muitas pessoas a acreditar que a intimidade sexual fora do casamento é aceitável. Mas à vista de Deus, esse é um pecado grave. É um abuso do poder que Ele nos concedeu de criar a vida. O profeta Alma ensinou que os pecados sexuais são mais graves do que quaisquer outros, exceto o assassinato e negar o Espírito Santo (ver Alma 39:3–5).

Às vezes, as pessoas tentam convencer-se de que relações sexuais fora do casamento são aceitáveis desde que os envolvidos se amem. Isso não é verdade. Quebrar a lei da castidade e incentivar outros a fazê-lo não é expressão de amor. As pessoas que se amam nunca colocarão em risco a felicidade e a segurança do outro em troca de um prazer pessoal temporário.

Quando as pessoas se preocupam o suficiente umas com as outras para guardar a lei da castidade, o amor delas, assim como sua confiança e comprometimento aumentam, resultando em maior felicidade e união. Em contrapartida, relações que se baseiam na imoralidade sexual não duram muito. Os que se envolvem com a imoralidade sexual em geral sentem medo, culpa e vergonha. Amargura, ciúmes e ódio logo substituem quaisquer sentimentos positivos que tenham existido nesse relacionamento.

Ver Mais

Referências das Escrituras

Êxodo 20:14
 
I Coríntios 6:18-20
 
Alma 38:12
 
3 Néfi 12:27-30
 

Mais Materiais para Estudo

  • “Castidade” Guia para Estudo das Escrituras

  • “A Lei da Castidade” Princípios do Evangelho, Lição 39

  • “Bênçãos da Castidade” Sacerdócio Aarônico 3, Lição 26

  • “Como pois Faria Eu Tamanha Maldade?” O Velho Testamento — Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, Lição 11

  • “Sois o Templo de Deus” O Novo Testamento — Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, Lição 33

Ver Mais