2021
Cálculos simples para nos aproximarmos do Senhor
Agosto de 2021


Não perca esse devocional

Cálculos simples para nos aproximarmos do Senhor

Extraído de um discurso proferido para os alunos da Ensign College em Salt Lake City, Utah, no dia 1º de dezembro de 2020. Leia o texto completo no site ensign.edu.

Desenvolver nosso relacionamento com o Senhor não precisa ser algo complicado.

Imagem
Jovem orando à mesa

Depois do ano passado, com todos os altos e baixos e as reviravoltas inesperados, seria sábio avaliar se estamos /aprendendo as lições que deveríamos e que poderíamos aprender nesta pandemia e em outros eventos recentes. O élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, postou a seguinte reflexão, ao ponderar sobre o que está aprendendo nesta época tão incomum:

“Espero que, quando as coisas voltarem ao normal — independentemente do que o normal será —, eu não esqueça das impressões e experiências que tive durante estes meses de reflexão e isolamento.

“(…) Seríamos tolos se perdêssemos esta oportunidade sagrada de examinar nossa alma, nos arrependermos um pouco e procurar uma forma de sermos melhores e mais bondosos”.1

Com este pensamento como base, vamos ter uma rápida lição de matemática. Adoro matemática, com sua lógica, precisão e previsibilidade. Mas teremos que mantê-la simples, porque isso é tudo o que tenho conseguido fazer nestes últimos dias! Vamos adicionar, subtrair, multiplicar e dividir.

Adicionar

Com todo o barulho frenético ao nosso redor; todas as vozes divergentes que clamam por nossa atenção e lealdade por meio de nossos telefones e das telas de televisão e até mesmo em nossos próprios lares, precisamos adicionar um lugar santo em nossa vida. Pense no lugar onde mora; visualize-o em sua mente.

Você está em um apartamento?

Morando em casa com a família?

No porão?

Com ou sem colegas de quarto?

Para onde você vai em busca de tranquilidade, para orar e se conectar com Deus? Está funcionando?

Não importa onde mora, você pode adicionar um lugar santo—um espaço onde encontre tranquilidade a fim de ouvir a voz de Deus; “ouvir o Senhor”, como nosso profeta nos aconselhou a fazer;2 entrar em comunhão com o Senhor e encontrar direção e orientação para sua vida.

Em que lugar de sua casa você pode adicionar um lugar santo? Tente encontrar um local específico ou alguma mobília que possa ser seu lugar santo. Talvez seja sua cama quando seu colega de quarto sair ou uma cadeira específica perto do aquecedor de onde o ar quente sai durante os meses de inverno. Pode ser um tapete macio que você comprou on-line e colocou ao lado de sua cama para se ajoelhar. Esse lugar santo pode se tornar um santuário para você. Por alguma razão, e falo por experiência própria, você pode receber força e consolo ao saber que sua cama, sua cadeira, seu tapete macio ou qualquer outra coisa, representa seu lugar sagrado e é onde coisas sagradas acontecem. Desligue o barulho. Crie silêncio — de forma muito deliberada — a fim de ouvir o Senhor! Jesus ensinou, “Pois toda carne está em minhas mãos; aquietai-vos e sabei que eu sou Deus. (Doutrina e Convênios 101:16).

O presidente Russell M. Nelson disse: “Convido-os também a fazer de seu apartamento, seu quarto ou sua casa um lugar santo, onde possam se refugiar em segurança das distrações obscuras do mundo”.3

Subtrair

Em seguida, temos a subtração. Pense em como gasta as 24 horas que você tem todos os dias. Muitas dessas horas são usadas para dormir (provavelmente não tantas horas quanto você gostaria!) e muitas dessas horas são gastas na sala de aula e estudando. Muitas horas são usadas para trabalhar e ganhar dinheiro para viver. As horas (ou minutos!) que sobram após vários compromissos com a escola, o trabalho e a família, você poderia chamar de seu “tempo disponível”. Este é o tempo para o qual você tem total poder de decisão. Como decide o que fazer com esse tempo?

Faça uma lista mental de como você usou seu tempo disponível nos últimos dias. Depois, pense no que precisa ser subtraído daquilo que você faz durante esse tempo disponível. Existe algum passatempo, mídia ou desperdiçador de tempo que poderia ser deixado completamente de lado ou, pelo menos, limitado? O que precisa ser subtraído de sua vida? Essa pode ser uma pergunta para refletir e perguntar ao Pai Celestial quando estiver naquele lugar santo que você vai adicionar!

Vamos subtrair qualquer coisa de nossa vida, em especial de nosso tempo disponível, que ofenda o Espírito, sejam atividades, comportamentos e hábitos ou pensamentos, atitudes e linguagem que nós, às vezes, usamos. Se ofende o Espírito, subtraia. Deixe de lado. Elimine de sua vida. E adicione mais coisas santas.

Multiplicar

Vamos avançar para a multiplicação. O que queremos multiplicar em nossa vida? O que mais você gostaria em sua vida, e quero dizer, muito mais? Provavelmente, a primeira coisa que veio em sua mente foi dinheiro! Não seria ótimo multiplicar, mesmo que apenas duas ou três vezes, o saldo da sua conta bancária ou o pagamento que você recebe?

Mas, realmente pense. O que você gostaria de multiplicar em sua vida? O que dizer do amor e dos relacionamentos amorosos? E os sentimentos de paz e alegria? E o perdão e a cura? Não queremos, todos, muito mais destas coisas? Podemos classificar todas elas como “bênçãos”. Não queremos multiplicar nossas bênçãos — todas as coisas boas de nossa vida?

Cremos em um Deus de abundância, um Deus de capacidade e recursos infinitos e eternos — amor, sabedoria e bondade. Ele nada mais quer do que multiplicar, misericordiosamente, nossas bênçãos, mas precisamos nos aproximar Dele por meio de uma vida de arrependimento e obediência aos Seus mandamentos. Ao multiplicarmos nossa busca por luz, serviço e pelos atributos de Jesus Cristo em nossa vida, bem como, nossa jornada por arrependimento e obediência, nosso Pai Celestial, então, milagrosamente multiplicará nossas bênçãos. É uma equação simples.

E essas bênçãos são multiplicadas novamente, à medida que compartilhamos nossa alegria, fé e paz com outras pessoas. Ajudamos a multiplicar suas bênçãos e a bondade em sua vida quando concedemos nosso amor e nosso desejo de fazer o bem, edificamos as outras pessoas e aliviamos o sofrimento. Tudo isso é multiplicado ainda mais quando unimos forças com outras pessoas cujas metas são as mesmas que as nossas. E a multiplicação das bênçãos continuará.

Dividir

Agora, vamos para a divisão. Espere um pouco. Queremos divisões em nossa vida? Jesus claramente ensinou que se não formos um, se não formos unidos, não somos Dele. Ele quer que estejamos uns com os outros para construir uma união poderosa, com origem em nossa linda diversidade, para que assim possamos ser um com Ele. A fim de alcançar este tipo de união e unidade, sim, existem algumas coisas das quais precisamos nos separar.

Jesus ensinou, “Aquele que tem o espírito de discórdia não é meu, mas é do diabo, (…) e leva a cólera ao coração dos homens, para contenderem uns com os outros. (3 Néfi 11:29). Assim, precisamos nos separar da discórdia, de sermos levados à cólera contra aqueles ao nosso redor.

Jesus também ensinou: “Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e perseguem” (3 Néfi 12:44). Até mesmo para conseguirmos começar a seguir esse mandamento cristão, temos que nos separar de nosso orgulho, nosso egoísmo, nosso preconceito, nossa hostilidade contra grupos diferentes de nós e, especificamente, de qualquer forma de racismo. Tenho certeza de que conseguimos nos lembrar como nos sentimos quando o presidente Nelson disse: “Lamento que nossos irmãos e irmãs negros em todo o mundo estejam enfrentando as dores do racismo e do preconceito. Hoje, conclamo nossos membros em todos os lugares a liderar os esforços de banir atitudes e ações de preconceito”.4 Assim, devemos nos separar da discórdia, do orgulho e do racismo.

Inverso

Há mais uma operação matemática que quero examinar: o inverso. Se você pegar o número cinco, por exemplo, que é, na realidade, cinco sobre um, o inverso é um sobre cinco. Você se lembra disso? É como o oposto — você simplesmente inverte o número. Então, quando enfrentar uma adversidade, que surge quase sempre, de um jeito ou de outro, aplique o inverso e a vire de cabeça para baixo! Em vez de perguntar, “Por que eu? Por que algo difícil está acontecendo comigo?”, tente perguntar “Por que não eu? O que posso aprender com isso? O que posso mudar? Como posso crescer por meio da fé em Jesus Cristo?” Existe muito poder nisso.

Quando você lida com um problema que faz você duvidar de sua fé, aplique o inverso. Por isso, examine cuidadosamente as perguntas que tem, mas vire o cinismo de cabeça para baixo ao abordar suas perguntas de um lugar de fé, de uma perspectiva eterna, de um reconhecimento de que os caminhos de Deus são mais altos que os seus caminhos e que os pensamentos Dele são mais altos que seus pensamentos, ou de qualquer outra pessoa (ver Isaías 55:8-9).

Você certamente será capaz de identificar outros meios de aplicar o inverso e virar de cabeça para baixo uma perspectiva de fé pequena!

Permitir que Deus prevaleça

Todos nos lembramos do convite do presidente Nelson de permitir que Deus prevaleça em nossa vida. Ele fez uma série de perguntas: “vocês estão dispostos a permitir que Deus prevaleça em sua vida? Vocês estão dispostos a permitir que Deus seja a maior influência em sua vida? Vão permitir que Suas palavras, Seus mandamentos e Seus convênios influenciem o que vocês fazem todos os dias? Vão permitir que Sua voz tenha prioridade acima de todas as outras? Estão dispostos a permitir que qualquer coisa que Ele precise que vocês façam tenha precedência sobre quaisquer outras ambições? Estão dispostos a ter sua vontade absorvida pela vontade Dele?”5

Permitir que Deus prevaleça em nossa vida é aplicar o inverso quando nos defrontamos com a adversidade, a incerteza, e resolutamente as virar de cabeça para baixo!

Então, para revisar, esta lição de matemática nos ensinou a

  • adicionar um lugar santo e ouvir o Senhor;

  • subtrair tudo o que ofenda o Espírito;

  • multiplicar nossas bênçãos ao nos aproximarmos do Senhor por meio do arrependimento e da obediência;

  • separar-nos da discórdia, do orgulho, egoísmo, preconceito e racismo; e

  • aplicar o inverso e permitir que Deus prevaleça.

Jesus, o Matemático Mestre, é nosso Salvador e Rei. Seu amor perfeito por você é real, e transforma e salva vidas Permita que Ele prevaleça em sua vida, você encontrará alegria indescritível.

Notas

  1. Jeffrey R. Holland, publicação do Facebook, 2 de agosto de 2020.

  2. Russell M. Nelson, “Ouvir o Senhor”, Liahona, maio de 2020, pp. 88-92.

  3. Russell M. Nelson, “Ser a verdadeira geração do milênio”, A Liahona, outubro de 2016, p. 53.

  4. Ver Russell M. Nelson, “Permita que Deus prevaleça”,Liahona, novembro de 2020, p. 94.

  5. Russell M. Nelson, “Permita que Deus prevaleça”, p. 94.