Seminários e Institutos
Lição 24: Os Membros Adultos Solteiros da Igreja


Lição 24

Os Membros Adultos Solteiros da Igreja

Introdução

O evangelho de Jesus Cristo salienta as bênçãos eternas que advém do casamento e dos relacionamentos familiares, mas muitos membros da Igreja se encontram em circunstâncias em que não têm, no presente, a oportunidade de casar-se e formar uma família. Esta lição salienta que os membros solteiros da Igreja têm muito a contribuir no Reino do Senhor. Embora algumas vezes demorem a chegar, as bênçãos do casamento e de formar a própria família não serão negadas àqueles que guardam fielmente os convênios feitos com Deus.

Leitura Preparatória

Sugestões Didáticas

I Coríntios 12:12–20, 25–27

Os membros solteiros em uma Igreja voltada para a família

Peça aos alunos que falem de alguns dos desafios que os membros solteiros da Igreja às vezes enfrentam em alas ou ramos onde muitos membros são casados e têm filhos. (Os membros solteiros da Igreja às vezes podem sentir-se desanimados, isolados e excluídos em reuniões e aulas centralizadas no casamento e na família.)

  • Em sua opinião, como os outros membros da Igreja podem ajudar os adultos solteiros a sentirem-se incluídos e valorizados nas reuniões e atividades da Igreja?

Mostre esta declaração do Presidente Howard W. Hunter (1907–1995) e peça a um aluno que a leia em voz alta:

Imagem
Presidente Howard W. Hunter

“A Igreja é para todos os membros. (…) Todos nós, solteiros ou casados, temos uma identidade e necessidades específicas, entre as quais está o desejo de ser vistos como filhos individuais e valiosos de Deus (…)

Esta é a Igreja de Jesus Cristo, não a igreja de casados ou solteiros, nem de qualquer outro grupo ou indivíduo” (“A Igreja É para Todos”, A Liahona, agosto de 1990, p. 42).

Explique à turma que o Apóstolo Paulo comparou a Igreja ao corpo humano e os membros da Igreja às partes do corpo. Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de I Coríntios 12:12–20, enquanto o restante da classe procura as comparações que Paulo fez entre as partes do corpo físico e os membros da Igreja.

  • Que dificuldades enfrentaríamos se não tivéssemos uma ou mais partes do corpo?

  • Que princípio a analogia de Paulo nos ensina sobre a Igreja e seus membros? (É possível que os alunos identifiquem vários princípios importantes, mas certifique-se de que este princípio seja enfatizado: Todo membro da Igreja é valioso e pode contribuir na Igreja.)

  • De que forma vocês já viram os membros solteiros de sua ala ou ramo contribuírem na Igreja?

Peça a um aluno que leia I Coríntios 12:25–27 em voz alta e aos demais que identifiquem o que os membros da Igreja podem fazer para tornarem-se unidos.

  • O que todos os membros da Igreja, casados ou solteiros, podem fazer para ajudar uns aos outros a sentir-se unidos aos demais membros da ala ou ramo?

Mostre e leia esta declaração do Élder Robert D. Hales, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Élder Robert D. Hales

“[Todos nós] pertencemos a uma comunidade de santos, todos precisamos uns dos outros e estamos todos trabalhando pelo mesmo ideal. Qualquer um de nós pode isolar-se dessa família da ala [ou ramo] devido a nossas diferenças. Mas não devemos isolar-nos nem rejeitar nossas oportunidades por causa das diferenças que percebemos em nós mesmos. Em vez disso, empreguemos nossos dons e talentos em benefício das outras pessoas, levando-lhes a luz da esperança e alegria e elevando nosso espírito nesse processo” (“Pertencer à Família da Ala”, A Liahona, março de 1999, p. 12).

  • Como seu empenho em aceitar chamados e participar ativamente da ala ou do ramo os ajuda a sentirem-se mais unidos aos outros membros?

Hebreus 11:1, 6, 8–13, 16

Esperar pelas bênçãos prometidas

Mostre aos alunos a seguinte declaração do Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos, e peça a um deles que leia em voz alta:

Imagem
Élder Dallin H. Oaks

“Os solteiros devem desejar um casamento no templo e dar a máxima prioridade para consegui-lo. Os jovens e os jovens adultos solteiros devem resistir ao conceito politicamente correto, mas falso do ponto de vista eterno, de que o casamento e os filhos não são importantes” (“Desejo”, A Liahona, maio de 2011, p. 45).

  • Em sua opinião, por que alguns membros solteiros se sentem desanimados ao ponderar sobre a doutrina de que “o casamento entre homem e mulher foi ordenado por Deus e que a família é essencial ao plano do Criador para o destino eterno de Seus filhos”? (“A Família: Proclamação ao Mundo”, A Liahona, novembro de 2010, última contracapa).

Comente que, embora o casamento e a família sejam o ideal, muitos membros adultos solteiros da Igreja não têm certeza se um dia irão casar-se. Aqueles que se divorciaram ou ficaram viúvos talvez não saibam se um dia voltarão a casar-se.

Leia em voz alta a seguinte declaração do Élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, e peça aos alunos que descubram o que o Salvador fez para colocar as bênçãos eternas ao alcance daqueles que não contam com a bênção de casar-se e formar a própria família:

Imagem
Élder D. Todd Christofferson

“Declarar as verdades fundamentais relativas ao casamento e à família não significa ignorar ou diminuir os sacrifícios e sucessos daquelas pessoas cuja realidade atual não é a ideal. A alguns de vocês são negadas as bênçãos do casamento por razões que incluem falta de expectativas viáveis, atração por pessoa do mesmo sexo, barreiras físicas ou mentais ou simplesmente [o] medo de falhar, que, ao menos neste momento, [excede] a fé. Ou vocês podem ter sido casados, mas o casamento terminou e vocês tiveram que fazer sozinhos o que duas pessoas juntas mal conseguiam fazer. Alguns de vocês que são casados não conseguem ter filhos, a despeito do forte desejo e das orações fervorosas.

(…) Com confiança testificamos que a Expiação de Jesus Cristo já previra todas as privações e perdas daqueles que se voltam a Ele e, no final, vai compensá-los. Ninguém está predestinado a receber menos do que tudo o que o Pai tem para Seus filhos” (“Por Que Casar, Por Que Ter uma Família”, A Liahona, maio de 2015, p. 52).

  • Que outra doutrina o Élder Christofferson ensina a respeito de quem receberá as maiores bênçãos de Deus? (Escreva esta doutrina no quadro: A Expiação de Jesus Cristo possibilita que todos um dia recebam todas as bênçãos prometidas pelo Pai Celestial.)

  • O que é preciso fazer para obter a esperança que essa doutrina proporciona?

Mostre a seguinte declaração do Presidente Spencer W. Kimball, (1895–1985), e peça a um aluno que a leia em voz alta:

Imagem
Presidente Spencer W. Kimball

“Prometemos que, em relação a nossa condição eterna, nenhuma alma será privada das ricas, grandiosas e eternas bênçãos referentes a qualquer coisa que não dependa da própria pessoa, que o Senhor nunca deixa de cumprir Suas promessas, e que toda pessoa fiel receberá, no final, tudo a que tenha direito e que não haja perdido por culpa própria” (“A Importância do Casamento Celestial” A Liahona, julho de 1980, p. 5).

Testifique à classe que, embora as bênçãos de Deus algumas vezes demorem a chegar, na eternidade, elas não serão negadas àqueles que se empenham em viver em retidão.

Peça aos alunos que pensem nos exemplos de Abraão e Sara: as promessas que lhes foram feitas por Deus com relação à família ou demoraram muito para ser cumpridas ou não foram cumpridas durante sua vida mortal (ver Gênesis 13:14–17; 15:4–7; 17:1–8, 15–16). Lembre-lhes que, como aconteceu com Abraão e Sara, nossa fé às vezes será provada com promessas que demoram para ser cumpridas ou não se cumprem na mortalidade.

Peça a alguém que leia Hebreus 11:1, 6 enquanto a classe presta atenção para encontrar a definição de .

  • O que esses versículos ensinam sobre o que é a fé? (Relembre aos alunos que o firme fundamento mencionado no versículo 1 também pode significar certeza, base ou alicerce. Lembre-se de citar em aula os recursos disponíveis para o estudo das escrituras como forma de ajudar os alunos a desenvolver boas técnicas de estudo individual.)

  • O que significa a expressão “prova das coisas que se não veem”? (A fé é a certeza ou o testemunho das coisas reais que não vemos.) Essa certeza das coisas que se esperam e que não vemos, surge apenas quando somos obedientes e agimos de acordo com os princípios do evangelho — especialmente quando isso é difícil. Ter fé é agir com obediência, e isso resulta no dom espiritual do testemunho. É acreditar e confiar no Senhor o suficiente para obedecê-Lo sem antes ver qual será o resultado.)

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de Hebreus 11:8–13, 16, enquanto o restante da classe presta atenção para descobrir como Abraão e Sara exerceram fé em meio a situações difíceis. Você pode sugerir à classe que marque palavras e frases que mostram como Abraão e Sara exerceram fé.

  • O versículo 13 diz que, embora Abraão, Sara e muitos outros tenham morrido sem “[ter] recebido as promessas”, viram-nas “de longe” e tiveram fé na capacidade de Deus para cumpri-las. Como o exemplo desses santos antigos ajuda os santos de hoje que têm sua fé testada por não receberem as bênçãos prometidas na mortalidade? (Todos precisamos aprender que é preciso continuar a ter fé e obedecer aos mandamentos do Senhor mesmo quando nos parece que as bênçãos que esperamos não virão no momento em que as desejamos.)

  • Em sua opinião, o que significa dizer que esses santos da Antiguidade viveram como “estrangeiros e peregrinos na terra”? (Eles sabiam que a vida mortal era temporária e que este mundo não era seu lar definitivo.)

Mostre a seguinte declaração do Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Élder Jeffrey R. Holland

“Algumas bênçãos nos vêm logo, outras vêm depois e outras não nos chegam nesta existência, mas para os que aceitam o evangelho de Jesus Cristo elas certamente virão. Isso eu afirmo pessoalmente” (“O Sumo Sacerdote dos Bens Futuros”, A Liahona, janeiro de 2000, p. 42.)

  • De que maneira saber que nenhuma bênção será negada aos fiéis pode ajudar os membros da Igreja que sentem tristeza ou desespero porque não são casados ou não têm filhos?

  • Vocês se lembram de algum momento em que se sentiram desanimados, mas decidiram agir com fé e seguir em frente mesmo assim?

Se o tempo permitir, dê-lhes este conselho do Élder Dallin H. Oaks:

Imagem
Élder Dallin H. Oaks

“Se vocês estão deixando o tempo passar esperando por um casamento, parem de esperar. Talvez nunca tenham a oportunidade de fazer um bom casamento nesta vida, então parem de esperar e comecem a agir. Preparem-se para a vida — mesmo que seja uma vida de solteiro — por meio do estudo, das experiências e do planejamento. Não esperem a felicidade cair do céu. Busquem-na por meio do serviço e do aprendizado. Construam sua própria vida… e confiem no Senhor” (“Dating versus Hanging Out” [Namoro versus Atividades em Grupo], Ensign, junho de 2006, p. 12).

Incentive os alunos a refletir sobre o que podem fazer para aumentar a própria fé em Jesus Cristo e confiar em Sua capacidade de conceder-lhes as bênçãos que prometeu.

Leituras Sugeridas aos Alunos