Ensinamentos dos Presidentes
Capítulo 7: Joseph e Hyrum Smith, Testemunhas de Jesus Cristo


Capítulo 7

Joseph e Hyrum Smith, Testemunhas de Jesus Cristo

“Erguemos a voz em agradecimento pela vida e pelo ministério do Profeta Joseph Smith, do Patriarca Hyrum Smith e dos profetas, apóstolos e de homens e mulheres dignos que construíram sobre os alicerces por eles lançados.”

Da Vida de Joseph Fielding Smith

Desde muito novo, Joseph Fielding Smith sabia que sua família tinha uma relação especial com o Profeta Joseph Smith. Ele foi inspirado pelo exemplo do avô, Hyrum Smith, que era um dos irmãos mais velhos do Profeta Joseph e seu amigo leal. Hyrum trabalhou fielmente ao lado do irmão na liderança da Igreja. Também ajudou na publicação do Livro de Mórmon e foi chamado para ser uma das Oito Testemunhas desse livro. No dia 27 de junho de 1844, Joseph e Hyrum foram martirizados em Carthage, Illinois, e, assim, selaram seu testemunho do Salvador e Seu evangelho. “Em vida não foram divididos e na morte não foram separados!” (D&C 135:3)

Joseph Fielding Smith não conheceu os avós paternos. Hyrum, seu avô, morrera muito antes de ele nascer. A avó, Mary Fielding Smith, também morreu jovem. Joseph Fielding Smith disse: “Não conheci minha avó paterna. Sempre lamentei esse fato, pois ela foi uma das mulheres mais nobres que já viveu, mas conheci sua boa irmã, minha tia Mercy Thompson, e, quando menino, costumava ir à casa dela e sentar-me no seu colo enquanto ela me contava histórias do Profeta Joseph Smith. Como sou grato por essa experiência!”1

Joseph Fielding Smith também aprendeu com o exemplo do pai, Joseph F. Smith, que conhecera o Profeta Joseph Smith pessoalmente. De seu pai, Joseph Fielding Smith disse: “Não havia sombra de dúvida ou incerteza em seu testemunho. Isso era especialmente verdadeiro quando ele falava da divindade do nosso Salvador ou da missão do profeta Joseph Smith”.2

Esses exemplos e ensinamentos levaram Joseph Fielding Smith a ter um testemunho do evangelho restaurado desde a infância. “Não me lembro de uma época em que não acreditasse na missão de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo ou na missão do Profeta Joseph Smith”,3 contou ele. Quando ensinava o evangelho, às vezes prestava seu testemunho em termos bem singelos: “Se amo o Profeta Joseph Smith? Amo, e, antes de mim, meu pai o amava. Eu o amo porque ele era um servo de Deus e por causa da restauração do evangelho e das vantagens e bênçãos que eu e minha família recebemos, bem como vocês e sua família, graças às bênçãos concedidas a esse homem e a seus companheiros”.4

Apesar de ser grato pelos ensinamentos e pelo legado de sua família, o Presidente Smith tinha um testemunho próprio. Ele disse: “Sempre fui muito grato pelo testemunho que recebi do Espírito do Senhor de que Joseph Smith, o Profeta de Deus, foi chamado para encabeçar a dispensação da plenitude dos tempos”.5 Em outra ocasião, testificou: “Sei, pelo dom de Deus, que Joseph Smith, no ano de 1820, verdadeiramente viu o Pai e o Filho; que o Pai lhe apresentou o Filho e que Este falou a ele, perguntou-lhe o que desejava saber e deu-lhe conselhos; disse-lhe o que fazer e prometeu-lhe que, um dia, outra luz surgiria e a plenitude do evangelho, que na época não estava sobre a Terra, seria restaurada”. Depois, declarou ter certeza de que todos podiam receber esse mesmo testemunho: “Toda alma na face da Terra que tenha o desejo de saber essas coisas tem esse privilégio, pois a toda alma que se humilhe e, com profunda humildade e fé e com o espírito contrito, procure o Senhor, será dado saber, tão certo como Ele vive”.6

Ensinamentos de Joseph Fielding Smith

1

Dois temas destacam-se de todos: que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que Joseph Smith foi profeta.

Ligamos o nome de Jesus Cristo e o de Joseph Smith. Cristo é o Senhor; Ele realizou o sacrifício expiatório; Ele é a ressurreição e a vida; por meio Dele todos os homens levantar-se-ão em imortalidade, e os que crerem Nele e obedecerem a Suas leis também receberão a vida eterna.

Joseph Smith foi o profeta chamado nestes últimos dias para que lhe fossem reveladas as verdades salvadoras do evangelho e para ser o administrador legítimo, com poder do alto, para realizar as ordenanças do evangelho.

Considerando-se que essas verdades reveladas por seu intermédio serão levadas a todas as nações antes da Segunda Vinda, não é de admirar que Morôni tenha dito a Joseph Smith que seu “nome [seria] considerado bom e mau entre todas as nações, tribos e línguas, ou que entre todos os povos se [falaria] bem e mal de [seu] nome” (Joseph Smith—História 1:33).

Também não é de admirar que, mais tarde, o Senhor tenha dito ao Profeta: “Os confins da Terra indagarão a respeito de teu nome e tolos zombarão de ti e o inferno se enfurecerá contra ti;

Enquanto os puros de coração e os prudentes e os nobres e os virtuosos procurarão conselho e autoridade e bênçãos sob tuas mãos constantemente” (D&C 122:1–2).

Os confins da Terra agora começam a indagar pelo nome de Joseph Smith, e muitas pessoas de muitas nações alegram-se no evangelho que foi restaurado por meio dele.

Desde o início desta dispensação, o testemunho de Jesus, conforme revelado a Joseph Smith, foi pregado nos Estados Unidos, no Canadá, na Grã-Bretanha, na maior parte da Europa e nas ilhas do Pacífico.

Em anos recentes, houve uma incrível expansão da obra no México, nos países da América Central e na América do Sul.

A Ásia está agora [em 1971] abrindo-se à mensagem do evangelho de uma forma que ultrapassa tudo o que vimos no passado. A Igreja está-se firmando no Japão e na Coreia, em Taiwan e Hong Kong e está começando na Tailândia, Singapura e Indonésia.

Chegará o dia em que, pela Divina providência, outras nações, agora fechadas à mensagem da verdade, abrirão as portas para nós, e os élderes de Israel lá entrarão para falar de Cristo e do evangelho do reino, hoje restaurado na Terra por meio do Profeta Joseph Smith, às pessoas honestas de coração dessas nações.7

Joseph Smith foi o revelador do conhecimento de Cristo e da salvação ao mundo para a atual geração.8

Em minha mente, dois temas destacam-se de todos: Que Jesus Cristo é o Filho de Deus, crucificado pelos pecados do mundo, e que Joseph Smith foi o profeta chamado e nomeado para iniciar a dispensação da plenitude dos tempos. Essa é minha mensagem ao mundo.9

2

O Senhor chamou Joseph Smith para encabeçar esta dispensação gloriosa.

Joseph Smith (…) veio e, com a orientação de santos mensageiros, lançou o alicerce do reino de Deus e desta obra maravilhosa e um assombro para que o mundo fosse preparado para a vinda do Senhor.10

Imagem
The Prophet Joseph Smith, Jr. in the Sacred Grove (in Manchester, New York) when he received the First Vision. Joseph is depicted kneeling before God the Father and Jesus Christ. Both God the Father and Christ are portrayed wearing white robes. The Father is presenting Christ to Joseph. There are trees in the background. (Joseph Smith - History 1:15-20)

“Joseph Smith foi o profeta chamado e nomeado para iniciar a dispensação da plenitude dos tempos.”

Sei que [Joseph Smith] foi chamado e escolhido pelo Pai Celestial; que ele recebeu do Filho de Deus revelações e orientações que serviriam para beneficiar e abençoar todos os que as aceitassem.11

Não tenho dúvidas de que o Senhor suscitou o Profeta Joseph Smith, fez-lhe revelações, deu-lhe mandamentos, abriu-lhe os céus e chamou-o para encabeçar esta dispensação gloriosa. Estou perfeitamente convencido de que, na juventude, quando saiu para orar, ele viu Deus, o Pai, e o Filho, Jesus Cristo, e esteve mesmo em Sua presença. Não tenho qualquer dúvida disso. Sei que é verdade. Sei que, posteriormente, Morôni apareceu a ele mais de uma vez; que ele recebeu o Sacerdócio Aarônico das mãos de João Batista; o Sacerdócio de Melquisedeque, das mãos de Pedro, Tiago e João; e que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi organizada no dia 6 de abril de 1830 por ordem divina.12

Quando escolheu um representante para encabeçar esta “obra maravilhosa [que estava] para iniciar-se entre os filhos dos homens” (D&C 4:1), o Senhor não escolheu alguém versado no conhecimento e nas tradições do mundo. Seus caminhos não são os do homem nem Seus pensamentos são os do homem (ver Isaías 55:8). Uma pessoa culta nas coisas do mundo teria muito o que desaprender das tradições e filosofias dos homens. Em Sua grande sabedoria, o Senhor escolheu um menino simplório, um rapaz de 14 anos de idade. A esse jovem o Senhor revelou a plenitude do evangelho, a qual o mundo não aceitaria devido à descrença. Após anos de orientação celestial (pois mensageiros da presença de Deus o ensinaram), esse rapaz, Joseph Smith, estava preparado para dirigir o trabalho de restauração do evangelho e de edificação do reino de Deus.13

3

O Senhor disse que esta geração receberia Sua palavra por meio do Profeta Joseph Smith.

Em todas as eras nas quais o evangelho se encontrou sobre a Terra, ele teve de ser revelado aos profetas do Senhor, e estes tiveram de ser chamados para ser os administradores legítimos e realizar as ordenanças de salvação por seus semelhantes.

Joseph Smith foi o profeta a quem o Senhor chamou nos dias de hoje para restaurar as verdades salvadoras e receber as chaves e os poderes para ministrá-las.

A ele o Senhor disse: “Esta geração (…) receberá minha palavra por teu intermédio” (D&C 5:10). Então, referindo-Se ao evangelho restaurado por Joseph Smith, o Senhor disse: “Este Evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações; e então virá o fim, ou seja, a destruição dos iníquos” (Joseph Smith—Mateus 1:31).14

Agora digo:

Joseph Smith é aquele a quem todos têm que recorrer hoje para aprender a verdade quanto a Cristo e Seu evangelho;

No devido tempo, o nome desse profeta será conhecido em todos os confins da Terra e entre todos os povos;

Os honestos de coração haverão de aceitá-lo como profeta e adorarão ao Senhor, por ele revelado;

A Igreja que ele organizou por mandamento divino prospera porque segue as revelações recebidas por seu intermédio;

E todos os que crerem nos ensinamentos de Joseph Smith e empenharem-se em seguir o curso por ele traçado saberão que Jesus Cristo é o Filho de Deus que foi crucificado pelos pecados do mundo.

E da mesma forma que sei que Jesus é o Cristo, e isso por revelação do Espírito Santo, também sei que Joseph Smith foi, é e eternamente será um profeta de Deus. (…)

Em espírito de testemunho e gratidão, [cito] estas palavras inspiradas de Doutrina e Convênios: “Joseph Smith, o Profeta e Vidente do Senhor, com exceção apenas de Jesus, fez mais pela salvação dos homens neste mundo do que qualquer outro homem que jamais viveu nele” (D&C 135:3).15

4

Joseph Smith e seu irmão Hyrum foram unidos na vida e na morte.

Sou grato pela restauração da verdade eterna nesta última dispensação do evangelho, pela missão e pelo ministério de Joseph Smith, o Profeta, e de meu avô, Hyrum Smith, o Patriarca, e pelo fato de as chaves do reino de Deus terem sido novamente confiadas ao homem na Terra.16

Imagem
Hyrum with his arm around Joseph with men pulling a boat ashore behind them.

Joseph e Hyrum Smith: “Em vida não foram divididos e na morte não foram separados!” (D&C 135:3).

“E também, em verdade eu te digo: Bem-aventurado é meu servo Hyrum Smith; pois eu, o Senhor, amo-o pela integridade do seu coração e porque ele ama o que é correto a meus olhos, diz o Senhor” (D&C 124:15).

Quem não ficaria feliz com tal tributo de confiança e louvor, principalmente vindo do Senhor? Hyrum Smith foi um dos primeiros a ser batizado nesta dispensação. A vida inteira permaneceu ao lado do irmão, Joseph, fortaleceu-o com seu incentivo, seu amor dedicado e sua fé. Hyrum era um homem de coração incrivelmente terno. Tinha profunda humildade e amava o irmão mais do que a própria vida. Isso ficou claro em sua morte, com a qual obteve a coroa dos mártires. Era destemido na defesa da verdade e amava verdadeiramente aquilo que é correto.

Hyrum Smith nasceu no dia 9 de fevereiro de 1800 e era quase seis anos mais velho que o Profeta. Joseph Smith não recebeu honra alguma de que Hyrum não participasse, e Hyrum alegrava-se com o irmão por todas as bênçãos que o Senhor lhe concedia. O Profeta Joseph tinha esse mesmo tipo de amor fraternal para com Hyrum, seu irmão. Juntos passaram pelas mesmas tristezas e alegrias, as mesmas perseguições foram cumuladas sobre ambos. Juntos foram encarcerados por causa do evangelho e, quando chegou a hora de selarem seu testemunho, juntos receberam a coroa dos mártires. “Em vida não foram divididos e na morte não foram separados!” (D&C 135:3) (…)

Eis um merecido tributo vindo do Profeta: “Irmão Hyrum, que coração fiel você tem! Oh, que o Eterno Jeová coroe sua cabeça de bênçãos eternas, como recompensa pelos cuidados que teve com minha alma. Oh, quantas foram as tristezas que compartilhamos; e novamente nos vemos acorrentados à implacável mão da opressão. Hyrum, seu nome será escrito no Livro da Lei do Senhor, para que os que vierem depois de você possam olhar e seguir o exemplo de suas obras”.

O Profeta também disse: “Eu desejaria de todo o coração que todos os meus irmãos fossem como meu amado irmão Hyrum, que tem a mansidão de um cordeiro e a integridade de Jó, em resumo, a mansidão e a humildade de Cristo; eu o amo com um amor que é mais forte que a morte, pois nunca precisei repreendê-lo e nem ele a mim”.17

5

Joseph e Hyrum Smith selaram seu testemunho com o próprio sangue.

Meu avô, o Patriarca Hyrum Smith, foi chamado a portar as chaves desta dispensação juntamente com o Profeta Joseph, seu irmão mais novo. O Senhor disse que, pela boca de duas testemunhas, todas as coisas seriam confirmadas (ver II Coríntios 13:1). (…)

Joseph Smith não poderia ser a única testemunha, ou sua obra fracassaria. Sua obra, assim como a do Salvador, precisava de outra testemunha — e quem daria testemunho de Cristo, senão o Pai? (Ver João 8:12–18.) Por isso, o Senhor chamou outro homem para que ficasse ao lado de Joseph Smith e portasse as chaves da salvação nesta dispensação e que, juntos, fossem testemunhas. 

(…) [Hyrum] não só foi chamado como Patriarca da Igreja, por direito de herança, mas, ao mesmo tempo, o Senhor disse a ele:

“E deste momento em diante, designo-o profeta, vidente e revelador da minha igreja, como meu servo Joseph;

Para que também proceda de acordo com meu servo Joseph e que receba conselho de meu servo Joseph, o qual lhe mostrará as chaves pelas quais poderá pedir e receber e ser coroado com a mesma bênção e glória e honra e sacerdócio e dons do sacerdócio, que antes foram colocados sobre a cabeça daquele que era meu servo, Oliver Cowdery;

Que meu servo Hyrum testifique as coisas que eu lhe mostrar, para que seu nome seja lembrado com honra, de geração em geração, para todo o sempre” (D&C 124:94–96).

De acordo com esse chamado e mandamento, o Profeta Joseph Smith conferiu a Hyrum Smith todas as chaves, toda a autoridade e todos os dons do sacerdócio que ele, o Profeta, possuía e que haviam sido conferidos a Oliver Cowdery anteriormente. O Senhor também revelou a Hyrum Smith todas as coisas necessárias para dele fazer uma testemunha completa e no mais alto grau, juntamente com seu irmão Joseph, como profeta, vidente, revelador e Presidente da Igreja, e para permanecer durante todo o tempo e toda a eternidade à testa desta dispensação com seu irmão Joseph, como testemunha de Jesus Cristo.18

Ao lado do irmão (meu avô, o Patriarca Hyrum Smith), [Joseph Smith] selou seu testemunho com o próprio sangue na cadeia de Carthage. E eu quero ser um instrumento nas mãos do Senhor para dar a conhecer aos confins da Terra que a salvação está novamente ao alcance de todos, pois o Senhor levantou um grande vidente nesta época para restabelecer Seu reino na Terra.19

Imagem
Room in Carthage jail seen on slant; men with guns come through door; Joseph is heading for window which reveals crowd below; painting is bathed in reddish hues.

Juntos, Joseph e Hyrum Smith selaram seu testemunho com o próprio sangue.

Erguemos a voz em agradecimento pela vida e pelo ministério do Profeta Joseph Smith, do Patriarca Hyrum Smith e dos profetas, apóstolos e de homens e mulheres dignos que construíram sobre os alicerces por eles lançados.20

Sugestões para Estudo e Ensino

Perguntas

  • O Presidente Smith falou de membros de sua família que ajudaram a edificar seu testemunho da missão de Joseph Smith, desde criança (ver “Da Vida de Joseph Fielding Smith”). O que podemos fazer para ajudar as crianças a ganhar um testemunho da missão do Profeta Joseph Smith?

  • Qual é a ligação entre o nome de Jesus Cristo e o de Joseph Smith? (Ver seção 1.) Como o ministério do Profeta Joseph Smith influenciou seu testemunho do Salvador e de Seu evangelho?

  • Pense no que o Presidente Smith disse sobre o Senhor ter chamado Joseph Smith em vez de “alguém versado no conhecimento e nas tradições do mundo” (seção 2). Como saber disso nos ajuda quando nos sentimos inadequados para cumprir nossas responsabilidades?

  • Na seção 3, o Presidente Smith citou Doutrina e Convênios 5:10 e 135:3. Como você explicaria esses versículos a alguém que não conhecesse a missão de Joseph Smith?

  • O que você aprendeu quanto ao relacionamento entre Joseph Smith e seu irmão Hyrum? (Ver seção 4.)

  • O que você sente quando pensa em como Joseph e Hyrum Smith selaram seu testemunho com o próprio sangue? (Ver seção 5.) Como podemos honrar esse sacrifício?

Escrituras Relacionadas

Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:30–31; 2 Néfi 3:5–15; D&C 11:11–26; 76:22–24; 135

Auxílio Didático

Um modo de incentivar o aprendizado diligente é ouvir atentamente quando alguém fizer uma pergunta ou um comentário. “Ouvir é uma demonstração de amor. Em geral, exige sacrifícios. Quando verdadeiramente ouvimos as pessoas, costumamos abdicar do que queremos dizer para dar-lhes a oportunidade de expressarem-se” ( Ensino, Não Há Maior Chamado, 2009, p. 66).

Notas

  1. Conference Report, abril de 1962, p. 44.

  2. Bryant S. Hinckley, “Joseph Fielding Smith”, Improvement Era, junho de 1932, p. 459.

  3. Conference Report, abril de 1962, p. 44.

  4. Conference Report, abril de 1960, p. 73.

  5. Conference Report, abril de 1962, p. 45.

  6. Conference Report, outubro de 1949, pp. 88–89.

  7. Conference Report, outubro de 1970, p. 6.

  8. “The First Prophet of the Last Dispensation” [O Primeiro Profeta da Última Dispensação], Ensign, agosto de 1971, p. 5.

  9. Conference Report, abril de 1920, pp. 108–109.

  10. Conference Report, abril de 1920, p. 107.

  11. Conference Report, outubro de 1949, p. 88.

  12. “To Know for Ourselves”, Improvement Era, março de 1970, p. 3.

  13. Essentials in Church History, 1950, pp. 20–21.

  14. Conference Report, outubro de 1970, p. 6.

  15. “The First Prophet of the Last Dispensation” [O Primeiro Profeta da Última Dispensação], p. 5.

  16. “A Prophet’s Blessing” [A Bênção do Profeta], Ensign, julho de 1972, p. 130.

  17. “Hyrum Smith: A Tribute by Joseph Fielding Smith”, Improvement Era, fevereiro de 1933, p. 201; grifo removido; ver também Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, pp. 485–486.

  18. Conference Report, abril de 1930, pp. 91–93; ver também Doutrinas de Salvação, comp. por Bruce R. McConkie, 3 vols., 1954–1956, vol. I, pp. 234–236 [tradução atualizada].

  19. “The First Prophet of the Last Dispensation” [O Primeiro Profeta da Última Dispensação], p. 5.

  20. “Ogden Temple Dedicatory Prayer” [Oração Dedicatória do Templo de Ogden], Ensign, março de 1972, p. 6.