Ensinamentos dos Presidentes
Capítulo 6: Que Grande Poder Tem a Oração


Capítulo 6

Que Grande Poder Tem a Oração

“Dirigir-nos ao Senhor para pedir sabedoria além da que temos, força para fazer o que devemos fazer e para pedir conforto e consolo, bem como dirigir-nos a Ele para demonstrar gratidão, são coisas significativas e maravilhosas.”

Da Vida de Gordon B. Hinckley

“Nenhum de nós pode, com certeza, viver sozinho”, disse o Presidente Gordon B. Hinckley. “Precisamos de ajuda, do tipo de ajuda que recebemos como resposta às orações.”1 O Presidente Hinckley praticou esse princípio nas decisões com as quais se defrontou como Presidente da Igreja. O Élder Robert D. Hales, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse a respeito do Presidente Hinckley: “É um homem brilhante com um discernimento extraordinário, porém, quando se depara com um problema insolúvel, ele se põe de joelhos”.2

O Presidente Hinckley e sua esposa, Marjorie, também praticavam esse princípio em seu lar. Seu filho Richard mencionou: “Não me recordo de um dia em que não fizéssemos a oração familiar. Quando era sua vez, papai orava com toda a sinceridade, mas nunca com atitude teatral ou emocional. Aprendemos muito sobre a profundidade de sua fé ao ouvi-lo orar. Ele dirigia-se a Deus com muita reverência, como o faria diante de um professor sábio ou mentor respeitado, e se referia ao Salvador com um sentimento profundo. Desde criança, eu sabia que eram personalidades reais para ele, que Os amava e reverenciava”.3 Marjorie observou: “Sinto que a oração familiar teve muito a ver com a maneira que nossos filhos respondiam para nós. Mesmo que Gordon não os ensinasse diretamente, na oração familiar, eles escutavam tudo o que gostaríamos que ouvissem”.4

Por meio de seu serviço como Autoridade Geral, o Presidente Hinckley incentivou os membros da Igreja a “crerem na oração e em seu poder”.5 Ele testificou que “a oração abre os poderes do céu a nosso favor”.6 E prometeu: “Mantenham um espírito de oração e o Deus dos céus sorrirá e abençoará vocês, trará felicidade ao seu coração e um sentimento de paz em sua vida”.7

Imagem
mulher orando

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á” (Mateus 7:7).

Ensinamentos de Gordon B. Hinckley,

1

Deus é nosso Pai e nos convida a orar a Ele individualmente.

De todas as grandiosas, inspiradoras e maravilhosas promessas que li, a mais alentadora está contida nestas palavras do Salvador: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á” (Mateus 7:7).8

Nunca se esqueçam de quem vocês são. (…) Vocês são realmente filhos de Deus. (…) Ele é seu Pai Eterno. Ele os ama. Vocês podem buscá-Lo em oração. Ele próprio pediu-lhes que assim fizessem. (…) Como isso é maravilhoso. Ele é o Maior de Todos. É o Criador e o Governador do Universo. Ainda assim, Ele ouvirá sua oração!9

Podemos nos aproximar do Senhor em nossas orações. Nessas conversas podemos render graças a Ele. Nunca compreendo plenamente como o Grande Deus do Universo, o Todo-Poderoso, convida-nos, como Seus filhos, a conversar com Ele individualmente. Que oportunidade preciosa temos. Como é maravilhoso que isso de fato aconteça. Testifico que nossas orações, proferidas com humildade e sinceridade, são ouvidas e respondidas. É algo miraculoso, mas é real.10

Irmãos e irmãs, sei que vocês são pessoas que oram. Isso é maravilhoso nesta época em que o hábito da oração desapareceu da vida de muitos. Dirigir-nos ao Senhor para pedir sabedoria além da que temos, força para fazer o que devemos fazer e para pedir conforto e consolo, bem como nos dirigirmos a Ele para demonstrar gratidão, são coisas significativas e maravilhosas.11

Faço um apelo para que todos nós nos empenhemos em viver de modo a estar mais próximos do Senhor e para que comunguemos com Ele com mais frequência e fé.

Pais e mães, orem por seus filhos. Orem para que eles sejam protegidos dos males do mundo. Orem para que cresçam tendo fé e conhecimento. Orem para que sejam guiados a uma vida útil e boa. Maridos, orem por sua mulher. Digam ao Senhor como são gratos por ela e façam súplicas a Ele em favor dela. Mulheres, orem por seu marido. Muitos enfrentam um caminho muito difícil, com inúmeros problemas e grandes complicações. Roguem ao Todo-Poderoso que os guie, abençoe, proteja e inspire em todas as coisas justas que se empenharem em fazer.

Orem pela paz na Terra, pedindo que o Todo-Poderoso, que governa o Universo, estenda a mão e faça com que Seu Espírito influencie as pessoas para que as nações não se enfureçam umas com as outras. (…) Orem pedindo sabedoria e entendimento para trilhar os caminhos difíceis da vida.12

O maravilhoso da oração é que se torna algo pessoal, individual, que ninguém mais pode tomar de você, em termos de sua comunicação com seu Pai Celestial, em nome de Jesus Cristo. Orem sempre. Peçam ao Senhor que perdoe seus pecados. Solicitem ajuda ao Senhor. Supliquem para que Ele os abençoe. Peçam a Ele que os ajude a realizar suas ambições justas. (…) Roguem ao Senhor por tudo aquilo que é de real importância e que tanto significa para sua vida. Ele está pronto a ajudar. Nunca se esqueçam disso.13

2

A oração familiar produz milagres nos indivíduos, nas famílias e na sociedade.

Há necessidade, hoje, de darmos nova ênfase à honestidade, ao caráter e à integridade. Só quando começarmos novamente a incorporar à nossa vida virtudes que são a essência da verdadeira civilização é que conseguiremos mudar a tendência atual. A questão com a qual nos defrontamos é: Por onde começar?

Estou convencido de que devemos começar reconhecendo o Senhor como nosso Pai Eterno e nós como Seus filhos, comunicando-nos com Ele e reconhecendo Sua posição suprema, suplicando diariamente orientação em nossos afazeres.

Sugiro que a volta ao padrão tradicional da oração familiar seja um dos remédios básicos para a enfermidade terrível que está corroendo o caráter de nossa sociedade. Não poderíamos esperar um milagre em um só dia, mas seria possível contemplar um milagre em uma geração. (…)

Ao nos ajoelharmos, a própria postura contradiz as atitudes citadas por Paulo: “soberbos (…), atrevidos, orgulhosos”.

O costume de pais e filhos se ajoelharem elimina outras fraquezas descritas por Paulo: “desobedientes a pais e mães, (…) sem afeto natural”.

Ao nos dirigirmos à Divindade, estamos tentando sobrepujar a tendência de blasfemar e de nos tornarmos mais amigos dos deleites do que amigos de Deus (ver 2 Timóteo 3:1–4).

A inclinação que por acaso tenhamos de sermos ingratos, conforme descrita por Paulo, é vencida quando, em família, agradecemos ao Senhor pela vida, pela paz e por tudo o que possuímos. E, quando agradecemos ao Senhor uns pelos outros, desenvolvemos novo apreço por nossos familiares, novo respeito, nova afeição mútua. (…)

Ao lembrarmo-nos juntos, diante do Senhor, dos pobres, necessitados e oprimidos, desenvolvemos, de modo inconsciente, mas real, um amor ao próximo maior do que a nós mesmos, um respeito pelas outras pessoas e o desejo de ajudar a suprir as necessidades alheias. Ninguém pode pedir a Deus que ajude um vizinho em dificuldade sem se sentir motivado a fazer algo para ajudá-lo. Quão grandes seriam os milagres que poderiam acontecer na vida das pessoas se tão somente deixassem de lado o egoísmo e esquecessem de si mesmos, servindo ao próximo. A semente para que essa árvore acolhedora e frutífera possa crescer será plantada e nutrida com as súplicas diárias em família. (…)

Nada melhor do que as orações em conjunto para acalmar as tensões familiares. As orações poderão despertar o respeito, que leva à obediência aos pais, farão vir à tona o espírito de arrependimento que, por sua vez, diminuirá o perigo de lares desfeitos. Orando juntos, confessaremos juntos nossas fraquezas ao Senhor e invocaremos suas bênçãos para nosso lar e os que nele habitam. (…)

A família é a unidade fundamental da sociedade. A família que ora é a esperança de uma sociedade melhor. “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar” (Isaías 55:6).14

Fui tocado pela emocionante declaração de um jovem missionário. Ele disse: “Estou aqui há meses. Não consigo aprender o idioma. Não gosto do povo. Sinto-me deprimido durante o dia e choro de noite. Eu queria morrer. Escrevi para minha mãe e implorei-lhe que arranjasse uma desculpa para que eu voltasse para casa. Tenho sua resposta. Ela disse o seguinte: ‘Estamos orando por você. Não deixamos passar um único dia sem que nos ajoelhemos todos, de manhã, antes do desjejum e à noite, antes de nos recolhermos, rogando ao Senhor que o abençoe. Incluímos um jejum às nossas orações e, quando seus irmãos e suas irmãs mais novos oram, dizem: ‘Pai Celestial, abençoa o Johnny (…) e ajuda-o a aprender o idioma e a fazer o trabalho para o qual foi chamado’”.

O jovem então declarou entre lágrimas: “Vou tentar novamente. Vou juntar minhas orações às deles e meus jejuns também”.

Quatro meses depois, ele me enviou uma carta, na qual dizia: “Aconteceu um milagre. O conhecimento do idioma me foi dado, como se fosse um dom de Deus. Aprendi a amar o povo desta bela terra. Agradeço a Deus pelas orações de minha família”.15

Podemos tornar nossos lares mais belos? Sim, dirigindo-nos, com nossa família, à Fonte da verdadeira beleza. Será que podemos fortalecer a sociedade e torná-la um lugar melhor para viver? Sim, fortalecendo a virtude de nossa vida familiar ao nos ajoelharmos em conjunto, elevando nossas súplicas ao Todo-Poderoso, em nome do seu Filho Amado.

Imagem
família orando

Podemos fortalecer nossa família nos ajoelhando juntos em oração.

O retorno à prática da adoração em família, se praticado em nosso país e em toda a Terra, eliminaria em uma geração os sérios problemas que nos estão destruindo. Restauraria a integridade e o respeito mútuo, assim como o espírito de gratidão no coração das pessoas.16

Será que orar é algo assim tão difícil? Seria demais incentivar os pais e as mães a se ajoelharem com seus filhos pequenos, dirigindo-se ao trono da Deidade para agradecer pelas bênçãos recebidas, orar pelos que sofrem e por si mesmos, terminando em nome do Salvador e Redentor do mundo? Que grande poder tem a oração! Posso testificar isso e sei que vocês também podem. Deixar de tirar proveito dessa prática simples e preciosa é uma perda trágica para a família.17

Se há aqui pessoas que não estejam participando da oração familiar, que essa prática comece agora, que se ajoelhem juntos, se possível toda manhã e toda noite, a fim de falar com o Senhor, agradecer-Lhe, invocar Suas bênçãos sobre os necessitados de toda a Terra e conversar com Ele a respeito do próprio bem-estar individual.18

Presto testemunho de que, se vocês aplicarem sinceramente o princípio da oração familiar, não ficarão sem recompensa. As mudanças podem não ser aparentes de imediato. Podem parecer extremamente sutis. Mas serão reais, pois Deus “é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6).

Que sejamos fiéis, dando um exemplo ao mundo no que diz respeito a esse costume, estimulando os outros a fazer o mesmo.19

3

Precisamos estar em espírito de oração e ouvir, pois assim nossas orações serão respondidas.

Não pensem que conseguirão ser bem-sucedidos na vida sozinhos. Precisam da ajuda do Senhor. Não hesitem em ajoelhar-se em um lugar particular para conversar com Ele. Que coisa maravilhosa é a oração! Pensem nisso. Podemos realmente falar com nosso Pai Celestial. Ele ouvirá e responderá, mas precisamos ouvir essa resposta. Nada é sério demais ou insignificante demais para contarmos ao Senhor.20

Orem ao Senhor com a confiança de que Ele responderá. (…) O problema com a maioria de nossas orações é que as fazemos como se estivéssemos pegando o telefone e fazendo um pedido para a mercearia — fazemos o pedido e desligamos. Precisamos meditar, ponderar, pensar no que estamos orando e para quem estamos orando, e então falar com o Senhor como um homem fala com outro. “Vinde agora, e argui-me, diz o Senhor” (Isaías 1:18).21

Não há nada que ajude mais do que colocar uma questão nas mãos do Senhor. (…) Posso dizer sem hesitação que minhas orações são respondidas. Eu sei disso e não posso negá-lo. Precisamos orar para receber orientação nesta época difícil. (…) O espantoso é que você não precisa ser uma pessoa de renome para orar. Ele ouvirá a oração do mais humilde. (…) Invoquem ao Senhor. Ele fez o convite e dará Sua resposta.22

Creiam no poder e na majestade da oração. O Senhor responde a nossas orações. Sei disso. Já vi isso acontecer muitas e muitas vezes. A oração estreita nosso relacionamento com Deus. Proporciona-nos a oportunidade de conversar com Ele, agradecer-Lhe por Suas magníficas bênçãos e pedir-Lhe orientação e proteção ao trilharmos os caminhos da vida. Esta obra grandiosa, que está se espalhando por todo o mundo, teve origem na oração de um jovem. Ele leu na Bíblia da família: “E se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, sem repreensão, e ser-lhe-á dada. Porém peça-a com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte” (Tiago 1:5–6). Essa é a promessa. Haveria alguma mais grandiosa em todo o mundo?23

Orem sempre, meus amigos, e escutem. Vocês podem não ouvir uma voz. Provavelmente não a ouvirão. Mas, de uma forma que não posso explicar, vocês serão inspirados e abençoados. O Senhor prometeu: “Eu te falarei em (…) teu coração, pelo Espírito Santo que virá sobre ti” (D&C 8:2).

Orem sempre e saberão que Deus ouve e responde. Não será sempre como desejaríamos que ele respondesse, mas, com o passar dos anos, surgirá uma percepção tão segura como a aurora de que Ele ouve e dá a resposta.24

Mantenham a humildade que os leva a estar de joelhos em oração, em reconhecimento ao Seu poder e à Sua bondade. Ele não os abandonará. Ele ouvirá suas orações. Ele responderá às suas orações. Na quietude da noite, vocês ouvirão os sussurros de Seu Espírito, guiando-os em seus momentos de aflição e de necessidade. Esses momentos sobrevirão a vocês assim como a todos os outros. Mantenham a fé em Deus, e Ele nunca os deixará desamparados. Ele nunca virará as costas a vocês.25

Permitam sempre que seu Pai Celestial, a quem podem se dirigir em oração, seja seu amigo.26

Sugestões para Estudo e Ensino

Perguntas

  • De que forma a oração o ajudou a se aproximar do Pai Celestial? Leia novamente o que o Presidente Hinckley ensinou sobre o que devemos incluir nas orações (ver seção 1). Quando foi que a oração o ajudou a encontrar “sabedoria além da que [você] tem”? Quando foi que a oração trouxe a você “conforto e consolo”? Por que algumas orações servem para “rendermos graças a Ele”?

  • Pondere sobre as bênçãos que o Presidente Hinckley disse que podem ser alcançadas por meio da oração familiar (ver seção 2). Quais são algumas das maneiras pelas quais sua família pode ser abençoada ao orarem juntos? Quais são alguns dos obstáculos para orações familiares consistentes? Como os membros da família podem trabalhar juntos para superar esses obstáculos?

  • Como os ensinamentos do Presidente Hinckley na seção 3 podem tornar nossas orações mais significativas? O que você aprendeu sobre as maneiras pelas quais o Pai Celestial responde às orações? Por que a oração tem o poder de fortalecer nosso “relacionamento com Deus”?

Escrituras Relacionadas

Mateus 6:5–15; Lucas 18:9–18; 2 Néfi 32:8–9; Alma 34:17–28; 37:36–37; 3 Néfi 18:15–25; D&C 19:28

Auxílio de Estudo

“Tenha uma visão geral lendo rapidamente o livro, o capítulo ou a passagem, ou revisando os cabeçalhos. Procure compreender o contexto e a situação” (Pregar Meu Evangelho, 2004, p. 24). Leia um capítulo ou uma passagem mais de uma vez para que possa compreender melhor. Ao fazer isso, você poderá descobrir impressões mais profundas.

Notas

  1. “Permaneçam Leais e Fiéis”, A Liahona, julho de 1996, p. 98.

  2. Robert D. Hales, em Sheri L. Dew, Go Forward with Faith: The Biography of Gordon B. Hinckley [Adiante com Fé: Uma Biografia de Gordon B. Hinckley], 1996, p. 444.

  3. Richard G. Hinckley, em Sheri L. Dew, Go Forward with Faith, p. 171.

  4. Marjorie Pay Hinckley, em Sheri L. Dew, Go Forward with Faith, p. 171.

  5. Ensinamentos de Gordon B. Hinckley, 1997, p. 347.

  6. Ensinamentos de Gordon B. Hinckley, p. 348.

  7. “Dedicação do Edifício Gordon B. Hinckley”, Universidade Brigham Young–Idaho, 22 de outubro de 2002, byui.edu/Presentations/transcripts/devotionals/2002_10_22_hinckley.htm; acessado em 21 de setembro de 2015.

  8. “Pilares da Verdade”, A Liahona, maio de 2002, p. 2.

  9. “Permaneçam Leais e Fiéis”, p. 98.

  10. “Um Humilde e Contrito Coração”, A Liahona, janeiro de 2001, p. 102.

  11. “Um Quadro de Fé e Testemunho”, A Liahona, janeiro de 1996, p. 98.

  12. “Uma Bênção de Encerramento”, A Liahona, maio de 2003, p. 99.

  13. Ensinamentos de Gordon B. Hinckley, pp. 346–347.

  14. “As Bênçãos da Oração Familiar”, A Liahona, setembro de 1991, p. 2.

  15. “As Bênçãos da Oração Familiar”, pp. 5–6.

  16. “As Bênçãos da Oração Familiar”, p. 2.

  17. “Quatro Coisas Simples para Ajudar a Família e a Nação”, A Liahona, junho de 1996, p. 2.

  18. Ensinamentos de Gordon B. Hinckley, p. 350.

  19. “As Bênçãos da Oração Familiar”, p. 2.

  20. “Permaneçam no Caminho Elevado”, A Liahona, maio de 2004, p. 112.

  21. Ensinamentos de Gordon B. Hinckley, p. 347.

  22. Ensinamentos de Gordon B. Hinckley, p. 347.

  23. “Não Temas; Crê Somente”, A Liahona, outubro de 2000, p. 26; negrito e itálicos removidos.

  24. “Watch the Switches in Your Life” [Observar as Mudanças em Sua Vida], Ensign, janeiro de 1973, p. 93.

  25. Discourses of President Gordon B. Hinckley, Volume 2: 2000–2004, 2005, p. 346.

  26. “Filhas de Deus”, A Liahona, janeiro de 1992, p. 106.