Ensinamentos dos Presidentes
Capítulo 25: Prossiga com Fé


Capítulo 25

Prossiga com Fé

“Se existe alguma coisa de que vocês e eu necessitamos, (…) é o tipo de fé que nos induz a estar de joelhos, rogar ao Senhor por orientação e então, com confiança divina, levantarmo-nos para o trabalho, ajudando assim a produzir os resultados desejados.”

Da Vida de Gordon B. Hinckley

“Quando parti para a missão [ainda jovem]”, relembra o Presidente Gordon B. Hinckley, “meu bom pai mandou-me um cartão onde estavam escritas apenas quatro palavras. Essas eram as palavras do Senhor ao principal da sinagoga, que havia sido informado da morte de sua filha: ‘Não temas, crê somente’ (Marcos 5:36)”.1 Ao servir na Inglaterra, o jovem Élder Hinckley defrontou-se com muitos desafios para os quais ele precisaria lembrar-se daquelas quatro palavras. Posteriormente ele descreveu uma experiência desse tipo:

“Certo dia, três ou quatro jornais de Londres publicaram resenhas da reimpressão de um antigo livro, de teor falso e negativo, indicando que o livro era a história dos mórmons. O Presidente Merrill [meu presidente de missão] disse-me: ‘Quero que você vá até o editor e proteste’. Olhei para ele e estava pronto para dizer: ‘Eu não, com certeza’. No entanto, respondi mansamente: ‘Sim, senhor’.

Não hesito em dizer que estava com medo. Fui até meu quarto e senti algo que acho ser semelhante ao que Moisés deve ter sentido quando o Senhor lhe disse para ir até o Faraó. Fiz uma oração. Meu estômago dava voltas enquanto eu caminhava para a estação da Rua Goodge, em direção ao metrô que me levaria até a Rua Fleet. Fui até o escritório do editor e entreguei meu cartão à recepcionista. Ela entrou na sala dele e voltou dizendo que ele estava muito ocupado e que não poderia me atender. Respondi que tinha vindo de 8 mil quilômetros de distância e que esperaria. Na hora que se seguiu, ela entrou na sala dele duas ou três vezes. Ele finalmente mandou que eu entrasse. Nunca me esquecerei do quadro com o qual me deparei ao entrar. Ele fumava um grande charuto e com seu olhar parecia dizer-me: ‘Não me chateie!’

Eu tinha em minhas mãos as resenhas publicadas nos jornais. Não me lembro o que disse após esse momento. Outro poder parecia estar falando por meu intermédio. No princípio ele estava na defensiva e até mesmo agressivo. Pouco a pouco, começou a amolecer. Concluiu nossa conversa, prometendo-me que faria algo. Em uma hora, todos os livreiros da Inglaterra foram avisados que deveriam devolver o livro à editora. Com grande despesa, ele imprimiu e colou na frente de cada exemplar um aviso indicando que o livro não deveria ser considerado como histórico, mas, sim, como ficção, e que não pretendia ofender os respeitados mórmons. Anos mais tarde, ele prestou outro favor de valor substancial à Igreja e, anualmente, até a época de sua morte, eu recebia um cartão de Natal dele”.2

Ao aceitar a designação de visitar o escritório do editor, o Élder Hinckley praticou o que se tornaria um padrão para toda a vida: com fé, aceite o desafio; implore ajuda ao Senhor e, então, vá trabalhar.

Imagem
moça lendo as escrituras

“Depois de tudo que foi dito e feito, a fé é a nossa única esperança marcante e genuína.”

Ensinamentos de Gordon B. Hinckley

1

A fé no Pai Celestial e em Jesus Cristo pode tornar-se a fonte do viver com propósito.

Se existe alguma coisa de que vocês e eu necessitamos, para nos ajudar a encontrar o sucesso e a realização neste mundo é a fé, esse elemento dinâmico, poderoso e maravilhoso pelo qual, conforme Paulo declarou, mesmo os mundos foram criados (ver Hebreus 11:3). Não me refiro a algum conceito etéreo, mas a uma fé prática, realista e diligente, o tipo de fé que nos induz a estar de joelhos, rogar ao Senhor por orientação e então, com confiança divina, levantarmo-nos para o trabalho, ajudando assim a produzir os resultados desejados. Tal fé é um bem inigualável. Depois de tudo que foi dito e feito, a fé é a nossa única esperança marcante e genuína.

(…) A fé pode tornar-se a verdadeira fonte da vida com propósito. Não há maior motivação que nos possa induzir a esforços compensadores do que o conhecimento de que somos filhos de Deus, que Ele espera que vivamos por uma causa e que Ele nos dará o auxílio quando for necessário. (…)

Quando trato a respeito da fé, não o faço em um sentido abstrato. Refiro-me a uma força vital e vivente, que se manifesta a partir do reconhecimento de Deus como nosso Pai e Jesus Cristo como nosso Salvador. (…)

A fé em um Ser Divino, o Todo-Poderoso, é o grande poder propulsor que pode mudar nossa vida.3

Há muito tempo, trabalhei para uma de nossas ferrovias cujos trilhos atravessavam as montanhas do Oeste. Eu viajava de trem com frequência. Era nos tempos das locomotivas a vapor. Aqueles grandes monstros ferroviários eram gigantes, rápidos e perigosos. Com frequência eu imaginava como é que o maquinista se arriscava a fazer a longa viagem noturna. Então cheguei à conclusão de que não era uma única longa jornada, mas, sim, uma sequência de pequenas jornadas. A locomotiva tinha um farol que iluminava uma distância de 350 a 450 metros. O maquinista enxergava apenas essa distância e isso era o bastante, porque era algo constante diante dele, atravessando toda a noite até o amanhecer de um novo dia. (…)

E isso ocorre com nossa jornada eterna. Damos um passo de cada vez. Ao fazê-lo, partimos rumo ao desconhecido, mas a fé ilumina o caminho. Se cultivarmos essa fé, jamais andaremos na escuridão. (…)

O desafio que cada membro desta Igreja enfrenta é o de dar esse próximo passo, de aceitar a responsabilidade para a qual é chamado, muito embora não se sinta qualificado, e cumpri-la com fé, com a plena expectativa de que o Senhor iluminará o caminho diante dele.4

2

A fé é a base do testemunho e a força do trabalho do Senhor na Terra.

A única riqueza verdadeira da Igreja é a fé do seu povo.5

É maravilhoso e surpreendente que milhares sejam tocados pelo milagre do Espírito Santo, que acreditem, aceitem e se tornem membros [da Igreja]. Eles são batizados. A vida de cada um deles será eternamente influenciada para o bem. Milagres ocorrem. Uma semente de fé é plantada em seu coração. Ela cresce enquanto aprendem. Eles aceitam princípio sobre princípio até adquirirem todas as bênçãos concedidas àqueles que andam com fé em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

(…) Esse precioso e admirável dom da fé, que nos é concedido por Deus, o Pai Eterno, ainda é a força deste trabalho e o fundamento de sua mensagem. A fé é a base de tudo. A fé é a essência de tudo. A fé para ingressar no campo missionário, para viver a Palavra de Sabedoria ou pagar o dízimo é a mesma. É a fé que existe em nós que se torna evidente em tudo o que fazemos.

(…) A força desta causa e deste reino não se deve ao seu patrimônio material, por maior que seja. Deve-se ao coração do seu povo. Por isso a Igreja tem sucesso. Por isso ela é forte e cresce. É por isso que consegue realizar todas essas coisas maravilhosas. Tudo deriva da fé, concedida pelo Todo-Poderoso a Seus filhos que não duvidam nem temem, mas seguem em frente. (…)

A fé é a base do testemunho. A fé é a base da lealdade à Igreja. A fé representa sacrifício, feito com alegria para que a obra do Senhor prossiga.6

O evangelho representa boas-novas. É uma mensagem de triunfo. É uma causa que se aceita com entusiasmo. (…)

Não tenhamos medo. Jesus é nosso Líder, nossa força, nosso Rei.

Esta é uma época de pessimismo. Nossa missão é uma missão de fé. A meus irmãos e irmãs de todos os lugares, exorto-os a reforçarem sua fé, a darem prosseguimento a esta obra em todo o mundo. (…)

“Irmãos, não prosseguiremos em tão grande causa? Ide avante e não para trás. Coragem, irmãos; e avante, avante para a vitória!” (D&C 128:22.) Assim escreveu o Profeta Joseph em um salmo de fé.

Quão glorioso é o passado desta grande causa. Ele está repleto de heroísmo, coragem, valentia e fé. Quão maravilhoso é o presente, ao abençoarmos a vida de pessoas, onde quer que ouçam a mensagem dos servos do Senhor. Quão magnífico será o futuro à medida que o Todo-Poderoso prosseguir Seu glorioso trabalho, influenciando positivamente todos os que aceitarem e viverem Seu evangelho, abençoando eternamente Seus filhos e Suas filhas de todas as gerações por meio do trabalho altruísta daqueles cujo coração está cheio de amor pelo Redentor do mundo. (…)

Convido todos, onde quer que se encontrem, como membros desta Igreja, a erguerem-se e, com alegria no coração, prosseguirem vivendo o evangelho, amando ao Senhor e construindo o reino. Juntos manteremos o curso e conservaremos a fé, com o Todo-Poderoso como nossa força.7

3

Com fé, podemos nos elevar acima do medo e de qualquer obstáculo ou desafio em nossa vida.

Quem dentre nós pode dizer que nunca sentiu medo? Não conheço ninguém que tenha escapado totalmente disso. Alguns, é claro, sentem mais medo do que outros. Alguns são capazes de vencê-lo rapidamente, mas outros são capturados e até derrotados por ele. Temos medo do ridículo, medo do fracasso, medo da solidão, medo da ignorância. Alguns temem o presente, outros o futuro. Alguns carregam o fardo do pecado e dariam quase qualquer coisa para livrar-se desse peso, mas têm medo de mudar sua vida. Reconheçamos que o medo não vem de Deus, mas, sim, que esse elemento destrutivo e persistente vem do adversário da verdade e da retidão. O medo é o oposto da fé. Seus efeitos corroem e até matam.8

Paulo escreveu a Timóteo: “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.

Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor” (2 Timóteo 1:7–8).

Gostaria que todos os membros da Igreja pusessem essas palavras em um local em que pudessem lê-las todas as manhãs, logo no início do dia. Essas palavras nos darão a coragem para falar a outros a respeito do evangelho e a fé para tentar fazê-lo, e fortalecerão nossa convicção no Senhor Jesus Cristo. Creio que isso faria com que mais milagres acontecessem sobre a face da Terra.9

Imagem
Jesus Cristo

“Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor” (2 Timóteo 1:8).

Conversei certo dia com um amigo que havia fugido de sua terra natal. Com a queda de seu país, ele fora levado preso. Sua esposa e seus filhos conseguiram fugir, mas por mais de três anos ele ficou preso, sem qualquer meio de comunicação com seus entes queridos. O alimento era terrível, as condições de vida, deprimentes, sem nenhuma perspectiva de melhora.

“O que o sustentou em todo esse período sombrio?” perguntei-lhe.

Ele respondeu: “Minha fé, minha fé no Senhor Jesus Cristo. Transferi meu fardo para Ele, e ficou parecendo muito mais leve”.10

Tudo vai dar certo. Não se preocupe. Digo isso a mim mesmo todas as manhãs. Vai dar tudo certo. Se você der o melhor de si, tudo vai dar certo. Coloque sua esperança em Deus e siga em frente com fé e confiança no futuro. O Senhor não vai nos abandonar. Ele não vai nos abandonar.11

Podemos todos afirmar que, se tivéssemos uma fé maior em Deus, poderíamos fazer melhor do que temos feito hoje? Se temos fé, não existe obstáculo grande demais ou desafio insuperável. Com fé podemos elevar-nos acima dos elementos negativos de nossa vida, que constantemente nos puxam para baixo. Com esforço podemos desenvolver a capacidade de subjugar os impulsos que tentam nos conduzir às ações degradantes e malignas. Com fé podemos disciplinar nossos apetites. Podemos estender a mão para aqueles que estão desencorajados e sentindo-se derrotados, e acolhê-los por meio da força e do poder de nossa própria fé.12

4

Ao exercermos nossa fé, o Senhor fará com que ela aumente.

Se usarem seu tempo e seus talentos na prestação de serviço, sua fé aumentará e suas dúvidas diminuirão.13

A Igreja vai pedir-lhes que façam muitas coisas. Pedirá que sirvam em vários cargos. Não temos um ministério profissional. Vocês são os ministros desta Igreja e, seja qual for o cargo a que forem chamados a servir, pedimos que o aceitem e, se assim o fizerem, sua fé se fortalecerá e aumentará. A fé é como o músculo de meu braço. Se eu usá-lo e nutri-lo, ele ficará forte e realizará muitas coisas. Mas, se eu colocar o braço em uma tipoia e não usá-lo para nada, ele ficará fraco e inútil. Se aceitarem todas as oportunidades, se aceitarem todos os chamados, o Senhor vai dar-lhes a capacidade de realizá-los. A Igreja não lhes pedirá nada que, com a ajuda do Senhor, não sejam capazes de fazer.14

Esta é a minha prece para todos nós — Senhor, aumenta nossa fé (ver Lucas 17:5). Aumenta nossa fé para transpormos os abismos da incerteza e da dúvida. (…)

Senhor, aumenta nossa fé para que ela se eleve acima dos covardes detratores desta Tua grande e santa obra. Fortalece nosso ânimo. Ajuda-nos a edificar e expandir Teu reino de acordo com Teu grande mandamento para que este evangelho seja pregado no mundo inteiro como um testemunho a todas as nações. (…)

Concede-nos fé para olharmos além dos problemas do momento, para os milagres do futuro. Dá-nos fé para pagar nosso dízimo e nossas ofertas, e depositar nossa confiança em Ti, o Todo-Poderoso, de que abrirás as janelas do céu conforme prometeste. Dá-nos fé para fazer o que é certo e deixar que venham as consequências.

Concede-nos fé quando as tormentas da adversidade nos abaterem e nos fizerem ir ao chão. Que nas épocas de enfermidades nossa confiança seja forte nos poderes do sacerdócio. Que sigamos o conselho de Tiago:

“Está alguém entre vós doente? Chame os anciãos da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;

E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará” (Tiago 5:14–15; grifo do autor). (…)

Senhor, quando andarmos pelo vale da sombra da morte, dá-nos fé para sorrir apesar das lágrimas, sabendo que tudo faz parte do plano eterno de um Pai amantíssimo; que, ao cruzarmos o limiar desta vida, entremos noutra mais gloriosa; e que, pela Expiação do Filho de Deus, todos levantem-se da sepultura e os fiéis seguirão avante para a exaltação.

Dá-nos fé para prosseguirmos na obra de redenção dos mortos para que se cumpram Teus propósitos eternos em favor de Teus filhos e Tuas filhas de todas as gerações.

Pai, concede-nos fé para aceitar Teu conselho nas pequenas coisas que tanto importam. (…)

Senhor, aumenta nossa fé recíproca, a fé em nós próprios e na capacidade de fazer coisas grandes e boas. (…)

Pai, aumenta-nos a fé. De todas as nossas necessidades, penso que a maior é a de um aumento na fé. E por isso, querido Pai, aumenta nossa fé em Ti, em Teu Filho Amado, em Tua grande obra eterna, em nós próprios como Teus filhos e em nossa capacidade de ir e fazer segundo a Tua vontade e os Teus preceitos, oro humildemente em nome de Jesus Cristo. Amém.15

Sugestões para Estudo e Ensino

Perguntas

  • O Presidente Hinckley ensinou que a fé em Deus é o “grande poder propulsor que pode mudar nossa vida” (seção 1). Quais experiências o ajudaram a aprender sobre o poder da fé? Como você visualizou o fato de que quando “partimos rumo ao desconhecido (…) a fé ilumina o caminho”?

  • O que podemos aprender a partir da seção 2 sobre a fonte da força da Igreja? Como a fé e o sacrifício estão relacionados? Pondere sobre como você pode dar ouvidos ao chamado do Presidente Hinckley de “darmos prosseguimento a esta obra em todo o mundo”?

  • Por que você acha que a fé tem o poder de nos ajudar em tempos de tribulações? (Ver seção 3.) Quando a fé conseguiu ajudá-lo a elevar-se acima do medo? Quando a fé conseguiu ajudá-lo a superar outros obstáculos?

  • Reflita sobre a oração do Presidente Hinckley que se encontra na seção 4. Quais palavras dessa oração tiveram um significado especial para você? Como a fé nos ajuda a superar a incerteza e a dúvida? De que maneira a fé pode nos ajudar a olhar além dos problemas e visualizar os milagres?

Escrituras Relacionadas

João 14:12–14; Romanos 5:1–5; 2 Néfi 26:12–13; Morôni 7:33–38; D&C 27:16–18

Auxílio Didático

“Quando estudamos as escrituras com regularidade e empenho, buscando sinceramente a orientação do Espírito, ficamos receptivos às impressões que nos guiam na preparação das aulas. Também estaremos preparados para receber e seguir os sussurros do Espírito ao ensinarmos” (Ensino, Não Há Maior Chamado, 2009, p. 14).

Notas

  1. Conference Report, outubro de 1969, p. 114.

  2. “Se Quiserdes, e Obedecerdes”, A Liahona, junho de 1995, p. 6.

  3. Standing for Something: Ten Neglected Virtues That Will Heal Our Hearts and Homes [Em Defesa de Algo: Dez Virtudes Negligenciadas Que Curarão Nosso Coração e Lar], 2000, pp. 109–110.

  4. “Andamos pela Fé”, A Liahona, julho de 2002, p. 80.

  5. “A Situação da Igreja”, A Liahona, julho de 1991, p. 62.

  6. “O Milagre da Fé”, A Liahona, julho de 2001, p. 82.

  7. “Mantenham o Curso — Conservem a Fé”, A Liahona, janeiro de 1996, p. 76.

  8. “Deus Não Nos Deu o Espírito de Temor”, A Liahona, fevereiro/março de 1985, p. 21.

  9. “Não Temas, Crê Somente”, A Liahona, maio de 1996, p. 2.

  10. “Não Sejais Incrédulos”, A Liahona, abril de 1990, p. 2.

  11. “Latter-Day Counsel: Excerpts from Addresses of President Gordon B. Hinckley” [Conselhos para os Últimos Dias: Trechos de Discursos do Presidente Gordon B. Hinckley], Ensign, outubro de 2000, p. 73.

  12. Standing for Something, pp. 109–110.

  13. “Ressuscitou, Como Havia Dito”, A Liahona, setembro de 1983, p. 1.

  14. “Palavras do Profeta Vivo”, A Liahona, abril de 1999, p. 18.

  15. “Senhor, Acrescenta-nos a Fé”, A Liahona, janeiro de 1988, p. 53.