Seminários e Institutos
Lição 27: Jesus Cristo É a Luz, Vida e Esperança do Mundo


Lição 27

Jesus Cristo É a Luz, Vida e Esperança do Mundo

Introdução

Jesus Cristo “é a luz, a vida e a esperança do mundo” (“O Cristo Vivo: O Testemunho dos Apóstolos”, A Liahona, abril de 2000, p. 2). Esta lição ajudará os alunos a entender que, à medida que se achegarem a Cristo, ficarão cada vez mais repletos de esperança de vida eterna e passarão a ter mais determinação para enfrentar as provações da vida.

Leitura Preparatória

Sugestões Didáticas

João 1:1–9; Doutrina e Convênios 88:6–13

Jesus Cristo é a Luz do Mundo

Leia em voz alta a seguinte declaração do Presidente Dieter F. Uchtdorf, da Primeira Presidência. Peça à classe que preste atenção às coisas que podem fazer as pessoas sentirem-se cercadas por trevas:

Imagem
Presidente Dieter F. Uchtdorf

“Tenho um quadro de que gosto muito em meu escritório, intitulado Entrada para a Iluminação. Foi pintado por um amigo meu, o artista dinamarquês Johan Benthin, que foi o primeiro presidente de estaca de Copenhague, Dinamarca.

A pintura mostra um quarto escuro com uma porta aberta por onde entra a luz. Acho interessante notar que a luz que vem da porta não ilumina o quarto inteiro — apenas o espaço que fica logo em frente à porta.

Para mim, o escuro e a luz retratados nessa pintura são uma metáfora da vida. Faz parte de nossa condição de seres mortais o fato de sentirmos que, às vezes, estamos cercados de trevas. Podemos ter perdido um ente querido; um filho pode ter-se desviado; podemos ter sido informados de um diagnóstico médico preocupante; podemos ter dificuldades no emprego e estar atormentados por dúvidas ou temores; ou podemos nos sentir solitários ou que não somos amados.

Porém mesmo que nos sintamos perdidos em meio a nossas circunstâncias atuais, Deus promete a esperança de Sua luz — Ele promete iluminar o caminho a nossa frente e mostrar-nos o caminho para fora da escuridão” (“A Esperança da Luz de Deus”, A Liahona, maio de 2013, p. 70).

  • Quais são algumas das situações que podem fazer com que as pessoas se sintam como se estivessem no escuro?

  • O que o Presidente Uchtdorf disse que Deus pode fazer quando nos sentirmos assim?

Depois que os alunos responderem, diga que esta lição concentra-se em como podemos receber luz e esperança divinas, seja qual for a situação em que nos encontremos.

Peça a um aluno que leia João 1:1–5 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura à procura de palavras e frases que descrevam o Salvador. Enquanto os alunos dizem o que encontraram, escreva esta doutrina no quadro: Jesus Cristo é a Luz do Mundo.

Para ajudá-los a entender melhor essa doutrina, peça-lhes que façam a leitura silenciosa de João 1:6–9. Depois pergunte:

  • O que esses versículos ensinam sobre o papel de Jesus Cristo como Luz do Mundo?

  • Como o verbete “Luz de Cristo”, no Guia para Estudo das Escrituras, nos ajuda a entender como Jesus Cristo pode servir de luz para cada pessoa do mundo?João 1:9

Diga aos alunos que, nas escrituras “a luz (…) que ilumina a todo o homem” (João 1:9), ou seja, a Luz de Cristo, “é às vezes chamada de Espírito do Senhor, o Espírito de Deus, o Espírito de Cristo ou a Luz da Vida” (Sempre Fiéis: Tópicos do Evangelho, 2004, p. 110). Encontramos uma descrição da Luz de Cristo em Doutrina e Convênios 88.

Peça aos alunos que formem duplas. Encarregue-os de estudar Doutrina e Convênios 88:6–13 e identificar de que forma Jesus Cristo é a fonte da luz e da vida. Dê-lhes tempo suficiente e, depois, faça as seguintes perguntas:

  • Como a Luz de Cristo influencia todas as criações do Pai Celestial?

  • O que as verdades registradas nesses versículos indicam que a Luz de Cristo tem o poder de fazer pelas pessoas?

  • Qual é a utilidade de saber que a luz que governa o universo “é a mesma luz que vivifica [nosso] entendimento”? (D&C 88:11.)

Mostre aos alunos esta declaração do Presidente Dieter F. Uchtdorf e peça a um deles que a leia em voz alta:

Imagem
Presidente Dieter F. Uchtdorf

“A luz de Deus é real. Está ao alcance de todos! Dá vida a todas as coisas (ver Doutrina e Convênios 88:11–13). Tem o poder de amenizar a dor das feridas mais profundas. Pode ser um bálsamo de cura para a solidão e a enfermidade de nossa alma. Nos sulcos do desespero, ela pode plantar as sementes de uma esperança mais radiante. Pode iluminar os profundos vales do sofrimento. Pode iluminar o caminho a nossa frente e guiar-nos através da noite escura até a promessa de um novo alvorecer.

Esse é ‘o Espírito de Jesus Cristo’, que dá ‘luz a todo homem que vem ao mundo’ (D&C 84:45–46)” (“A Esperança da Luz de Deus”, A Liahona, maio de 2013, p. 70).

Faça as seguintes perguntas à classe:

  • De acordo com o Presidente Uchtdorf, que bênçãos vêm da luz que o Pai Celestial nos proporciona por meio de Jesus Cristo?

  • Em que ocasiões vocês já receberam os tipos de bênçãos que o Presidente Uchtdorf menciona?

Escreva a seguinte declaração incompleta no quadro:

A Luz do Mundo dá…

Peça aos alunos que façam a leitura silenciosa de Doutrina e Convênios 88:13 e identifiquem palavras ou frases que completem a declaração do quadro. Pergunte:

  • Qual a relação entre o papel do Salvador como Luz do Mundo e Seu papel como Vida do Mundo?

  • De que maneiras a luz e a vida estão associadas? [Você pode comentar que Jesus “é a vida do mundo porque Sua Ressurreição e Sua Expiação nos salvam tanto da morte física quanto da morte espiritual” (Dallin H. Oaks, “A Luz e a Vida do Mundo”, A Liahona, janeiro de 1988, p. 62).]

  • O que aconteceria se a luz e o poder do Salvador deixassem de suster todas as coisas? (A vida deixaria de existir.)

Diga que as escrituras nos fornecem exemplos de como Jesus é literalmente a Luz do Mundo. Por ocasião da morte do Salvador, houve três dias de escuridão, como símbolo de que a Luz do Mundo deixara o mundo (ver 3 Néfi 8:20–23). Já o nascimento do Salvador, foi acompanhado do surgimento de uma estrela e de grandes luzes no céu, bem como de uma noite inteira de luz, de forma que houve um dia seguido de uma noite e de outro dia em que houve luz ininterrupta (ver Helamã 14:3–5; 3 Néfi 1:15, 21).

Salmos 146:5; Romanos 5:3–5; 15:13; Éter 12:4, 32; Morôni 7:3, 40–41

Jesus Cristo é a esperança do mundo

Diga aos alunos que a palavra (palavra não fica em itálico) esperança pode ter diversos significados. No contexto do evangelho de Jesus Cristo, a esperança é a “firme expectativa e anseio de bênçãos de retidão prometidas” (Guia para Estudo das Escrituras, “esperança”; scriptures.LDS.org). O Salvador, às vezes, é chamado de “a esperança do mundo”, porque as prometidas bênçãos, se vivermos em retidão, nos são concedidas por meio Dele (“O Cristo Vivo: O Testemunho dos Apóstolos”, A Liahona, abril de 2000, p. 2).

Mostre aos alunos estas perguntas e referências de escritura, ou anote-as no quadro:

Em que a verdadeira esperança se centraliza? (Éter 12:4, 32; Morôni 7:3, 40–41)

O que a esperança nos dá nesta vida? (Salmos 146:5; Romanos 5:3–5; 15:13)

Separe a classe em pequenos grupos. Peça aos grupos que estudem cada escritura à procura de palavras e frases importantes a respeito da esperança e que conversem entre si sobre as respostas para as perguntas. Dê-lhes tempo suficiente e, depois, peça aos grupos que preparem uma ou duas frases que resumam os princípios aprendidos com relação à doutrina da esperança. Peça aos grupos que leiam suas frases para o restante da turma. Assegure-se de que os alunos entendam que ter esperança é confiar que, por meio da Expiação de Jesus Cristo e da obediência aos mandamentos, receberemos as bênçãos prometidas por Deus, inclusive a vida eterna. Caso o tempo permita, sugere-se que você lhes faça as seguintes perguntas:

  • Que ideia a palavra segurança lhes sugere no contexto da frase “podem, com segurança, esperar por um mundo melhor”? (Éter 12:4) (Certeza, confiança. Você pode sugerir aos alunos que anotem essa definição na margem das escrituras, ao lado de Éter 12:4.)

  • Como a esperança descrita nesses versículos pode ser como “uma âncora para a alma dos homens”, e ajudar a torná-los “seguros e constantes, sempre abundantes em boas obras”? (Éter 12:4).

Mostre aos alunos esta declaração e peça a um deles que a leia em voz alta:

“Quando temos esperança, confiamos nas promessas de Deus; temos a certeza serena de que se praticarmos ‘as obras de retidão’, receberemos nossa ‘recompensa, sim, paz neste mundo e vida eterna no mundo vindouro’ (D&C 59:23). Mórmon ensinou que só se consegue essa esperança por meio da Expiação de Jesus Cristo (ver Morôni 7:41)” (Sempre Fiéis: Tópicos do Evangelho, 2004, p. 72).

  • Como a fé em Jesus Cristo e na Expiação é vital para desenvolvermos verdadeira esperança? Como isso os ajuda a entender por que Jesus Cristo é a esperança do mundo? (Quando temos esperança em Jesus Cristo, somos capazes de olhar para além dos problemas e das tristezas da mortalidade e concentrar-nos nas bênçãos colocadas ao nosso alcance pela Expiação, como, por exemplo a Ressurreição e a vida eterna.)

  • O que vocês poderiam fazer para sentirem-se mais cheios de esperança nesta vida?

Se inspirado pelo Espírito Santo, você pode pedir que os alunos falem de alguma ocasião em que eles ou outros tenham sido abençoados pela esperança de Ressurreição e vida eterna, graças a Jesus Cristo.

Leituras Sugeridas aos Alunos