Novo Testamento 2023
9 a 15 de janeiro. Mateus 2; Lucas 2: Viemos adorá-Lo


“9 a 15 de janeiro. Mateus 2; Lucas 2: Viemos adorá-Lo”, Vem, e Segue-Me — Primária: Novo Testamento 2023

“9 a 15 de janeiro. Mateus 2; Lucas 2”, Vem, e Segue-Me — Primária: 2023

Imagem
Os magos viajando em camelos

Ó, Vinde Adoremos, de Dana Mario Wood

9 a 15 de janeiro

Mateus 2; Lucas 2

Viemos adorá-Lo

Seus alunos são filhos e filhas preciosos do Pai Celestial. Peça a ajuda Dele ao procurar ensinar as crianças por meio das escrituras. Ele pode guiá-lo a princípios que você deve ressaltar e inspirá-lo com sugestões de atividades que alcançarão Seus filhos.

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Peça às crianças que contem o que elas sabem sobre o nascimento de Cristo. Quais são suas partes favoritas da história?

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Lucas 2:1–14

Jesus nasceu.

Jesus deixou Seu lar com o Pai Celestial para nascer na Terra e ser nosso Salvador. Como você pode ajudar as crianças a relembrar a história do nascimento de Cristo?

Atividades sugeridas

  • Enquanto lê sobre o nascimento de Cristo, peça às crianças que encenem a história da Natividade, ou use a página de atividades desta semana para recapitulá-la. (Ver também “Capítulo 5: O nascimento de Jesus Cristo”, Histórias do Novo Testamento, pp. 13–15, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org.)

  • Se tiver um presépio, leve-o para a classe e peça às crianças que coloquem as peças nos lugares apropriados enquanto conta a história do nascimento de Jesus Cristo. Você pode mostrar uma gravura da Natividade (ver, por exemplo, o esboço desta semana do Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar). Aponte para os diferentes personagens da Natividade e peça às crianças que compartilhem o que sabem sobre cada um deles.

  • Cantem juntos os hinos de Natal favoritos das crianças. Enquanto cantam, procure oportunidades de prestar testemunho do Salvador. Convide as crianças a dizer por que elas amam Jesus.

Mateus 2:1–12

Posso dar bons presentes para Jesus.

Os magos presentearam Jesus com ouro, incenso e mirra. Como você pode usar essa história para ensinar às crianças que elas também podem dar presentes a Jesus — presentes como amor, serviço e obediência?

Atividades sugeridas

  • Mostre a figura dos magos enquanto examina a história encontrada em Mateus 2:1–12 com as crianças. Você pode mostrar a imagem Os Reis Magos Oferecem Presentes (ChurchofJesusChrist.org).

  • Embrulhe gravuras ou objetos que representem os presentes que podemos dar para Jesus. Peça às crianças que ajudem a abrir os embrulhos e debata como damos esses presentes para o Salvador.

  • Ajude as crianças a desenhar ou fazer uma lista de presentes que podem dar a Jesus, como “ser um bom amigo” ou “orar”. Peça-lhes que compartilhem suas listas com a classe e escolham um “presente” que darão a Jesus hoje.

Lucas 2:40–52

Jesus já foi uma criança como eu.

Aprender sobre a infância do Salvador pode ajudar seus alunos a se relacionar com Ele. Pergunte às crianças o que aprenderam com esses versículos sobre como elas podem ser como Jesus agora mesmo.

Atividades sugeridas

  • Peça a um dos jovens da ala que vá até sua classe e compartilhe a história de quando Jesus era um rapaz e ensinou no templo.

  • Peça com antecedência a várias crianças que tragam fotos de quando eram bebês. Pergunte-lhes como elas cresceram. Compartilhe algumas das maneiras como Jesus cresceu (ver Lucas 2:40, 52). Cante com as crianças “Jesus criança já foi também” (Músicas para Crianças, p. 34) ou outra música sobre o Salvador.

  • Leia Lucas 2:52 e explique o que significa “sabedoria” e “estatura”. Você pode pedir às crianças que façam gestos que mostrem como é crescer em sabedoria e em graça para com Deus e outras pessoas. Por exemplo, elas podem imitar alguém lendo um livro ou ajudando um necessitado.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Lucas 2:1–21; Mateus 2:1–12

Os profetas da antiguidade predisseram o nascimento do Salvador.

Por séculos, os profetas e os fiéis aguardaram com ansiedade o nascimento do Salvador. Entender essa verdade pode ajudar as crianças a adquirir uma gratidão profunda pela vida e missão do Salvador.

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que falem sobre coisas pelas quais elas anseiam, como o aniversário ou um feriado. Peça que leiam Helamã 14:2–5 para descobrir algo pelo que os profetas ansiavam.

  • Leiam juntos algumas profecias sobre o nascimento do Salvador (ver Isaías 7:14; 9:6; 1 Néfi 11:18; Helamã 14:5). Ajude as crianças a relacionar os detalhes contidos nessas profecias e a encontrar em Lucas 2:1–21 e Mateus 2:1–12como eles se cumpriram.

  • Peça às crianças que façam um desenho que represente algo contido em Mateus 2:1–12 ou Lucas 2:1–21 e compartilhem por que são gratas pelo nascimento de Jesus.

Imagem
Maria, José e Simeão com o bebê Jesus

Simeão Reverencia o Menino Jesus, de Greg K. Olsen

Lucas 2:40, 52

Jesus cresceu “em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens”.

Assim como Jesus, seus alunos precisam se preparar para uma missão importante. O que eles podem aprender com o exemplo de Jesus?

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que prestem atenção às coisas que Jesus fez enquanto você lê Lucas 2:40, 52. Peça-lhes que compartilhem em que aspectos elas cresceram desde que eram bem pequenas. Compartilhe sua própria experiência sobre aprender o evangelho aos poucos. Preste testemunho do Salvador.

  • Faça atividades que ilustrem as frases contidas em Lucas 2:40, 52. Você pode, por exemplo, medir a altura de cada criança (“crescia Jesus em […] estatura”) ou pedir-lhes que compartilhem sua escritura favorita (“se fortalecia em espírito”). Ajude as crianças a perceber como elas estão crescendo e peça que compartilhem isso com seus familiares.

  • Depois de examinar Lucas 2:40, 52, pergunte às crianças o que elas pensam sobre como Jesus era quando tinha a idade delas. Como Ele teria tratado Sua mãe? E Seus irmãos e irmãs?

Lucas 2:41–52

Posso seguir o exemplo de Jesus.

Mesmo na juventude, Jesus ensinou o evangelho no templo. Da mesma forma, as crianças em sua classe têm muito que ensinar para as pessoas ao redor delas.

Atividades sugeridas

  • Convide uma criança a vir preparada para resumir a história que se encontra em Lucas 2:41–52. Para ajudar as crianças a entender a história, ensine o que significa “tratar dos negócios de meu Pai” (versículo 49). Por exemplo, você pode dizer às crianças onde você ou seus pais trabalham. Qual era o trabalho ou “negócio” de José, o pai terreno de Jesus? (Ver Mateus 13:55.) Qual é o negócio de Seu Pai Celestial? (Ver Lucas 2:46–49; ver também Moisés 1:39.)

  • Leia com as crianças Lucas 2:46–49 e pergunte: “Como Jesus estava tratando ‘dos negócios de [Seu] Pai’?” Ajude as crianças a relacionar, ou desenhar no quadro, maneiras pelas quais podem ajudar também nos negócios do Pai Celestial.

  • Ajude-as a fortalecer a confiança de que, assim como o jovem Jesus, elas podem ensinar o evangelho; ajude-as a praticar ensinando umas às outras um princípio de Para o Vigor da Juventude.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Peça às crianças que ensinem à família algo que aprenderam sobre o nascimento de Jesus Cristo.

Aperfeiçoar o ensino

As crianças são curiosas e aprendem de várias maneiras. Elas gostam de aprender por meio de experiências novas e variadas. Use atividades que façam com que se movimentem, usem todos os sentidos, explorem e experimentem coisas novas (ver Ensinar à Maneira do Salvador, pp. 25–26).