Vem, e Segue-Me
9 a 15 de setembro. 2 Coríntios 1–7: “Que vos reconcilieis com Deus”


“9 a 15 de setembro. 2 Coríntios 1–7: ‘Que vos reconcilieis com Deus’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Novo Testamento 2019

“9 a 15 de setembro. 2 Coríntios 1–7”, Vem, e Segue-Me — Primária: 2019

Imagem
Jesus Cristo

9 a 15 de setembro

2 Coríntios 1–7

“Que vos reconcilieis com Deus”

Comece sua preparação lendo 2 Coríntios 1–7. Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar vai ajudá-lo a compreender esses capítulos, e este esboço vai lhe dar sugestões didáticas.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar a participação de todos

Algumas crianças de sua classe podem ter escrito epístolas nesta semana sobre como um familiar é um bom exemplo de discípulo de Jesus Cristo. Se elas o fizeram, peça com antecedência que leiam a epístola na classe. Ou peça-lhes que compartilhem algo mais que aprenderam.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

Crianças menores

2 Coríntios 1:3–4

O Pai Celestial me consola e posso consolar o próximo.

Como você vai transmitir às crianças a confiança de que o Pai Celestial vai consolá-las? Como você vai incentivá-las a consolar o próximo?

Atividades sugeridas

  • Traga objetos para a classe que forneçam conforto ou consolo, como um cobertor ou curativo. Pergunte às crianças o que as consola quando estão tristes, com medo ou têm outros problemas. Leia 2 Coríntios 1:3–4 com as crianças e explique a elas que “tribulação” significa problemas difíceis. Fale sobre as várias vezes em que o Pai Celestial consolou você e preste testemunho de que Ele vai consolar as crianças também.

  • Mostre gravuras de pessoas sendo batizadas (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 103nº 104) enquanto lê 2 Coríntios 1:4 e Mosias 18:8–9 para as crianças. Explique-lhes que, no batismo, prometemos consolar o próximo. Como podemos seguir o conselho de Paulo de “consolar os que estiverem em alguma tribulação”?

  • Peça que as crianças façam um desenho delas mesmas ajudando alguém necessitado. Deixe-as explicar como essas coisas vão levar consolo ao próximo.

2 Coríntios 2:7–8, 10

Posso perdoar aos outros

Selecione das atividades a seguir — ou crie sua própria atividade — uma que fortaleça o desejo das crianças de perdoar aos outros.

Atividades sugeridas

  • Explique às crianças que Paulo queria que os santos em Corinto perdoassem um homem que havia pecado. Leia 2 Coríntios 2:7–8, 10 e peça que as crianças coloquem a mão no coração a cada vez que ouvirem as palavras perdoar e perdoei.

  • Peça que as crianças representem como elas podem reagir em situações em que alguém seja rude. Deixe-as se revezarem dizendo “Desculpe” e “Perdoo você”. Como ajudamos as pessoas a saber que nós as perdoamos? Explique às crianças que uma maneira é “[confirmar] (…) vosso amor” ou demonstrar amor por elas (2 Coríntios 2:8).

2 Coríntios 4:1–2

Creio em ser honesto.

Paulo ensinou que os servos de Cristo não mentem para os outros — eles “[rejeitam] as coisas que por vergonha se ocultam”. Pense em maneiras de fortalecer o desejo das crianças de serem honestas em todas as coisas.

Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a memorizarem a frase “Cremos em ser honestos” (Regras de Fé 1:13). Escreva essa frase em pulseiras de papel que as crianças possam enfeitar e usar depois. Explique-lhes que ser honesto significa dizer a verdade.

  • Peça às crianças que levantem as mãos quando você disser alguma coisa que seja verdade e que as abaixem quando você disser algo que não seja verdade. Diga declarações simples, mas óbvias, como “Hoje é domingo” ou “Tenho três narizes”. Repita a atividade algumas vezes, deixando as crianças se revezarem sendo a pessoa que faz as declarações falsas e verdadeiras. Por que é bom ser honesto?

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

Crianças maiores

2 Coríntios 1:3–4

O Pai Celestial me consola e posso consolar o próximo.

Lembrar-se de como Deus as consola inspira as crianças a consolar os outros.

Atividades sugeridas

  • Enquanto lê 2 Coríntios 1:3–4, peça às crianças que atentem para a resposta da pergunta “O que Deus faz por nós?” Ajude as crianças a listarem maneiras pelas quais Deus nos consola. Convide as crianças a contar experiências de quando estavam tristes, preocupadas ou com medo e Deus as consolou.

  • Peça que elas compartilhem maneiras de consolar os outros. Dê tempo a elas para pensarem em alguém que conheçam que precise de consolo e planejarem algo para consolar a pessoa.

2 Coríntios 2:5–11

Posso perdoar aos outros

Pode ser difícil perdoar alguém que foi rude conosco. Mas as crianças a quem você ensina vão experimentar o amor, a paz e a felicidade conforme aprenderem a perdoar.

Atividades sugeridas

  • Diga às crianças que alguém em Corinto havia pecado e “contristou” os santos (ver 2 Coríntios 2:5). Peça às crianças que identifiquem em 2 Coríntios 2:7–8 o que Paulo queria que os santos fizessem.

  • Conte sobre uma ocasião em que você perdoou alguém — ou alguém perdoou você — e como você se sentiu depois.

2 Coríntios 5:6–7

Eu ando “por fé, e não por vista”.

Pense em como você vai incentivar as crianças a guardar os mandamentos de Deus mesmo quando elas não veem imediatamente as bênçãos que desejam.

Atividades sugeridas

  • Leia 2 Coríntios 5:6–7 e Alma 32:21 com as crianças e peça a elas que procurem palavras e frases que ajudem a definir fé. Peça que escrevam sua definição, leiam-na em voz alta e a coloquem no quadro.

  • Coloque uma venda em uma das crianças e peça às outras que deem orientações para ajudá-la a completar uma tarefa como construir uma torre com blocos, montar um quebra-cabeça ou andar pela sala. Como essa atividade nos ajuda a compreender o que significa “andar [pela] fé” em Deus?

  • Mostre o vídeo “Fé Pura e Simples” (LDS.org) e pergunte às crianças como a jovem andou pela fé. Conte uma experiência em que teve que exercer fé em Deus. Peça às crianças que contem quaisquer experiências que tenham tido ao andar pela fé.

2 Coríntios 7:8–11

A tristeza segundo Deus conduz ao arrependimento.

É natural as crianças sentirem vergonha ou ficarem constrangidas quando são pegas fazendo algo errado. Ajude-as a distinguirem esses sentimentos da tristeza segundo Deus que conduz ao verdadeiro arrependimento.

Atividades sugeridas

  • Explique às crianças que, em 2 Coríntios 7:8–11, Paulo se referiu a uma epístola que havia escrito aos santos, advertindo-os firmemente sobre seus pecados. Leiam esses versículos juntos. Por que Paulo ficou alegre com a tristeza dos santos? Saliente que esse tipo de tristeza é chamada de tristeza segundo Deus.

  • Peça às crianças que fechem os olhos e pensem em uma ocasião em que fizeram algo errado e se sentiram mal a respeito. Peça que se perguntem: “Por que me senti mal?” Escreva no quadro algumas razões por que as pessoas se sentem mal depois de fazer algo errado, como “Estava com medo de ser punido” ou “Fiquei com vergonha do que as pessoas podiam pensar de mim” ou “Sabia que o Pai Celestial estava desapontado comigo”. Qual das respostas no quadro se parece com a “tristeza segundo Deus”? Por que a tristeza segundo Deus é melhor do que outros tipos de tristeza que podemos sentir após fazer algo errado?

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Diga às crianças que elas podem compartilhar uma das atividades da aula de hoje com a família em casa, talvez durante a noite familiar.

Aperfeiçoar o ensino

Colocar uma escritura em lugar visível. Escolha um versículo que você considerou significativo e o coloque em algum lugar da sala onde as crianças o vejam com frequência. Talvez as crianças possam se revezar na escolha de uma escritura para expor.