Vem, e Segue-Me
27 de maio a 2 de junho. Joseph Smith—Mateus 1; Mateus 25; Marcos 12–13; Lucas 21: “Quando o Filho do Homem vier”


“27 de maio a 2 de junho. Joseph Smith—Mateus 1; Mateus 25; Marcos 12–13; Lucas 21: ‘Quando o Filho do Homem vier’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Novo Testamento 2019

“27 de maio a 2 de junho. Joseph Smith—Mateus 1; Mateus 25; Marcos 12–13; Lucas 21”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2019

Imagem
Segunda Vinda

A Segunda Vinda, de Harry Anderson

27 de maio a 2 de junho

Joseph Smith—Mateus 1; Mateus 25; Marcos 12–13; Lucas 21

“Quando o Filho do Homem vier”

Pondere o que as crianças que você ensina precisam aprender sobre Joseph Smith—Mateus 1; Mateus 25; Marcos 12–13 e Lucas 21. Sinta-se livre para adaptar as ideias neste esboço para as crianças maiores e para as crianças menores.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhar

Convidar a participação de todos

Mostre uma gravura relacionada a uma das histórias na leitura da semana (como a gravura das dez virgens do esboço da semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar). Peça às crianças que contem o que sabem sobre a história.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

Crianças menores

Joseph Smith—Mateus 1:31

Antes que Jesus volte, o evangelho será pregado em todo o mundo.

Jesus disse que, antes que Ele volte, o evangelho será pregado em todo o mundo. As crianças podem ajudar a cumprir essa profecia compartilhando o evangelho.

Atividades sugeridas

  • Mostre um mapa, uma gravura da Terra (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 3) e ajude as crianças a falar: “[O] Evangelho (…) será pregado em todo o mundo” (Joseph Smith—Mateus 1:31). Por que Deus quer que todos os Seus filhos ouçam o evangelho?

  • Peça às crianças que marchem sem sair do lugar enquanto cantam “Um missionário já eu quero ser” e “Chamados a servir”, Músicas para Crianças, pp. 90 e 94–95. Convide um missionário de tempo integral ou um ex-missionário para compartilhar suas experiências na pregação do evangelho e ajude as crianças a pensar em maneiras de compartilhar o evangelho.

Imagem
Terra vista do espaço

Foto cortesia da NASA — Centro Espacial Johnson

Mateus 25:14–30

Posso usar os dons que Deus me deu.

As crianças menores estão descobrindo seus dons e suas habilidades. Ajude-as a entender que esses dons e essas habilidades vêm do Pai Celestial.

Atividades sugeridas

  • Traga várias moedas para usar enquanto conta a parábola dos talentos, encontrada em Mateus 25:14–30. Você pode pedir a três crianças que representem os três servos. Explique que, na época de Jesus, talentos significava dinheiro, mas hoje talentos pode significar nossos dons e nossas habilidades.

  • Peça às crianças que citem de que maneiras seus pais, irmãos, professores ou amigos as têm ajudado. Quais habilidades essas pessoas têm que as ajudaram a servir ao próximo?

  • Escreva um bilhete para cada criança falando sobre os dons e as habilidades que você observou em cada uma. Embrulhe cada bilhete como um presente e peça às crianças que abram seus “presentes”. Incentive-as a aperfeiçoar seus dons e a usá-los para servir ao próximo.

Mateus 25:31–46

Jesus quer que eu sirva ao próximo.

Servimos ao Pai Celestial e a Jesus Cristo quando servimos às pessoas ao nosso redor. Mesmo as crianças menores podem servir ao próximo.

Atividades sugeridas

  • Resuma a parábola em Mateus 25:34–46. Ajude as crianças a entender que, quando servimos aos outros, servimos a Jesus.

  • Segure a foto de uma criança de sua classe com uma gravura de Jesus escondida atrás dela. O que podemos fazer para servir a essa criança? Remova a foto da criança e explique que, quando servimos ao próximo, servimos a Jesus.

  • Peça às crianças que desenhem a si mesmas servindo ao próximo das maneiras que o Salvador descreve em Mateus 25:35–36. Peça que adivinhem o que as outras crianças estão desenhando.

  • Incentive as crianças a contar experiências de quando alguém prestou serviço cristão a elas ou à sua família.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

Crianças maiores

Joseph Smith—Mateus 1:31

Antes que Jesus volte, o evangelho será pregado em todo o mundo.

As crianças que você ensina podem ajudar a pregar o evangelho em todo o mundo antes da Segunda Vinda do Salvador.

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que citem as bênçãos que têm recebido ou que receberão por serem membros da Igreja de Cristo. Leiam juntos Joseph Smith—Mateus 1:31 e pergunte como o evangelho abençoará os filhos de Deus em todo o mundo.

  • Mostre um mapa do mundo, ou do seu país, e ajude-as a identificar alguns lugares onde um membro da família, ou amigo, pregou o evangelho como missionário de tempo integral.

  • Convide algumas crianças para virem preparadas para contar como seus familiares ou seus antepassados conheceram o evangelho. Se possível, peça a alguém na ala, que serviu missão de tempo integral, que conte uma experiência com a pregação do evangelho.

  • Peça a cada criança que escreva o nome de alguém com quem pode falar sobre o evangelho ou convidar para vir à igreja. Peça-lhes também que citem as coisas que podem fazer para serem missionários agora.

Mateus 25:1–13

Sou responsável por minha própria conversão ao evangelho.

A parábola das dez virgens ensina que não podemos pegar emprestado de outras pessoas nossa conversão ao evangelho. Como você pode ajudar as crianças a assumir a responsabilidade pela própria conversão?

Atividades sugeridas

  • Peça a uma criança e seu pai, ou mãe, que venham preparados para contar como eles aprenderam sobre a parábola das dez virgens em casa esta semana.

  • Desenhe uma lâmpada no quadro e ao lado escreva testemunho. Dê a cada criança um pedaço de papel em formato de gota e peça-lhes que escrevam nele algo que farão para se tornar mais convertidas ao evangelho. Coloque as gotas no quadro, ao redor da lâmpada.

  • Peça às crianças que o ajudem a fazer uma lista de coisas que podemos fazer para nos preparar para um visitante especial. Como essas coisas são semelhantes, ou diferentes, das que podemos fazer para nos preparar espiritualmente para a Segunda Vinda do Salvador?

  • Escreva em cinco tiras de papel coisas que não podem ser emprestadas. Em outras cinco tiras, escreva coisas que podem ser emprestadas. Misture as tiras e peça às crianças que as organizem nesses dois grupos. Leiam juntos Mateus 25:1–13. Por que é importante não confiar nossa conversão ao evangelho a outras pessoas?

Mateus 25:14–46

No Juízo Final, faremos um relato de nossa vida ao Senhor.

Após a ressurreição, Deus nos julgará com base em nossa obediência a Seus mandamentos e na aceitação do sacrifício expiatório do Salvador. A parábola dos talentos e a parábola das ovelhas e dos bodes nos ensinam sobre o Juízo Final.

Atividades sugeridas

  • Designe metade da classe a ler Mateus 25:14–30 e a outra metade a ler Mateus 25:31–46. Peça aos grupos que encenem as parábolas para a classe.

  • Peça às crianças que leiam Mateus 25:35–36 em duplas e façam uma lista de coisas que podem fazer para demonstrar amor por Jesus Cristo.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Peça às crianças que compartilhem com a família maneiras de serem melhores missionários e que conversem sobre as pessoas com quem podem compartilhar o evangelho.

Aperfeiçoar o ensino

Ouvir ou encenar uma história. As crianças amam histórias, por isso busque maneiras de envolvê-las nas histórias das escrituras que você compartilha. Elas podem segurar figuras ou objetos, fazer desenhos sobre as histórias, encenar a história ou ajudar a contá-la. Repita as histórias para ajudá-las a reconhecer os detalhes importantes e os ensinamentos do evangelho.