Velho Testamento 2022
5 a 11 de setembro. Isaías 1–12: “Deus é a minha salvação”


“5 a 11 de setembro. Isaías 1–12: ‘Deus é a minha salvação’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Velho Testamento 2022

“5 a 11 de setembro. Isaías 1–12”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2022

Imagem
profeta antigo escrevendo

O Profeta Isaías Prediz o Nascimento de Cristo, de Harry Anderson

5 a 11 de setembro

Isaías 1–12

“Deus é a minha salvação”

Busque orientação espiritual ao estudar. Entendemos melhor as palavras de Isaías quando estamos “cheios do espírito de profecia”, como Néfi ensinou (2 Néfi 25:4).

Registre suas impressões

Mesmo que esteja lendo o livro de Isaías pela primeira vez, talvez você encontre passagens que lhe pareçam familiares. Isso porque, de todos os profetas do Velho Testamento, Isaías é o mais citado em outros livros de escrituras, inclusive pelo próprio Salvador. As palavras de Isaías também aparecem muitas vezes em hinos e outras músicas sacras. Por que Isaías é citado com tanta frequência?

Certamente, parte do motivo é que Isaías tinha o dom de expressar a palavra de Deus em uma linguagem vívida e memorável. Mas é mais do que isso. Isaías inspirou profetas por gerações porque as verdades que ele ensinou transcenderam sua própria época — os israelitas que viveram entre 740 e 701 a.C. Seu papel foi nos ajudar a entender a grande obra de redenção de Deus, que é muito maior do que uma nação ou um período de tempo. Néfi aprendeu com Isaías que ele e seu povo, apesar de estarem separados do resto de Israel, ainda faziam parte do povo do convênio de Deus. Em Isaías, os escritores do Novo Testamento encontraram profecias sobre o Messias que estavam se cumprindo bem diante de seus olhos. E, em Isaías, Joseph Smith encontrou inspiração para o trabalho dos últimos dias de coligar Israel e edificar Sião. O que você encontrará ao ler Isaías?

Para saber mais sobre Isaías e seus escritos, ver “Isaías” no Guia para Estudo das Escrituras. Para mais informações sobre a época em que Isaías viveu, ver 2 Reis 15–20 e 2 Crônicas 26–32.

Imagem
Learn More image
Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

Isaías 1–12

Como posso entender melhor os ensinamentos de Isaías?

Ao falar sobre os escritos de Isaías, o Salvador disse: “Examineis estas coisas diligentemente, porque grandes são as palavras de Isaías” (ver 3 Néfi 23:1–3). No entanto, para muitos, pode ser difícil entender Isaías. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a encontrar um significado maior nas palavras de Isaías:

  • Reflita sobre os símbolos e as metáforas que Isaías usou. Por exemplo, reflita sobre o que você acha que Isaías queria transmitir quando escreveu sobre uma vinha (ver Isaías 5:1–7), as águas de Siloé (ver Isaías 8:5–10), um estandarte (ver Isaías 5:26) e uma bandeira (ver Isaías 11:10, 12).

  • Para cada capítulo que você ler, pergunte-se: “O que estou aprendendo sobre Jesus Cristo?” (Ver 1 Néfi 19:23.)

  • Encontre assuntos que sejam relevantes para nossos dias, como a vida e a missão de Jesus Cristo, a dispersão e a coligação de Israel, os últimos dias e o Milênio. Se desejar, faça listas de referências de Isaías que abordem esses assuntos.

  • Use os auxílios de estudo, quando disponíveis, como um dicionário, as notas de rodapé da Bíblia, os cabeçalhos dos capítulos e o Guia para Estudo das Escrituras.

Ver também 2 Néfi 25:1–8.

Isaías 1; 3; 5

“Cessai de fazer o mal.”

Isaías advertiu continuamente o reino de Judá sobre sua condição espiritual. Depois de ler Isaías 1, 3 e 5, como você descreveria a condição espiritual do povo? Que advertências se aplicam aos nossos dias?

Além das advertências, observe também as mensagens de esperança para a pecadora Israel (ver, por exemplo, Isaías 1:16–20, 25–27; 3:10). O que você aprendeu a respeito do Senhor nessas mensagens?

Isaías 2; 4; 11–12

Deus fará uma grande obra nos últimos dias.

Muitos dos escritos de Isaías são profecias que têm um significado específico para nossos dias. Quais das descrições de Isaías dos últimos dias nos capítulos 2; 4; 11–12 são mais inspiradoras para você? (Doutrina e Convênios 113:1–6 oferece um maior esclarecimento sobre Isaías 11.) O que você aprendeu sobre a coligação de Israel e a redenção de Sião? O que você se sente inspirado a fazer depois de ler esses capítulos?

Ver também Isaías 5:26; 10:20.

Isaías 6

Os profetas são chamados por Deus.

No capítulo 6, Isaías relata seu chamado para ser profeta. Ao ler esse capítulo, o que o impressiona a respeito da experiência de Isaías? Como esse capítulo influencia a maneira como você pensa sobre o Senhor, Seus profetas e a obra que são chamados a realizar?

Imagem
mulher segurando um bebê

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu” (Isaías 9:6).

Isaías 7–9

Isaías profetizou sobre Jesus Cristo.

No início do ministério de Isaías, o reino de Israel (também chamado de Efraim) fez aliança com a Síria para se defender da Assíria. Israel e Síria queriam forçar Acaz, o rei de Judá, a participar de sua aliança. Mas Isaías profetizou que a aliança não daria certo e aconselhou Acaz a confiar no Senhor (ver Isaías 7–9, principalmente Isaías 7:7–9; 8:12–13).

Conforme Isaías aconselhou Acaz, ele fez várias profecias bem conhecidas, como as encontradas em Isaías 7:14; 8:13–14; 9:2, 6–7. Embora não esteja completamente claro o que essas profecias significavam na época de Acaz, elas claramente se aplicam a Jesus Cristo (ver também Mateus 1:21–23; 4:16; 21:44; Lucas 1:31–33). O que você aprendeu sobre o Salvador nesses versículos?

Imagem
ícone de estudo em família

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a reunião familiar

Isaías 1:16–18.Para ajudar sua família a entender esses versículos, leia a seção “Alguns de nós sentem que nunca serão bons o bastante” da mensagem da irmã Sharon Eubank “Cristo: A luz que brilha na escuridão” (Liahona, maio de 2019, p. 75). Ou, se desejar, demonstre como as manchas podem ser removidas de roupas. Como a mensagem do Senhor nesses versículos difere do que Satanás deseja que acreditemos?

Isaías 2:1–5.Sua família poderia escolher um desses versículos e desenhar o que é descrito. O que o templo nos ensina a respeito dos caminhos do Senhor? Como somos abençoados ao “[andarmos] na luz do Senhor”? (Isaías 2:5.)

Isaías 4:5–6.O que o Senhor nos promete nesses versículos? O que essas promessas significam? Como Ele as está cumprindo? (Ver também Êxodo 13:21–22.)

Isaías 7:14; 9:1–7.Usando desenhos ou gravuras de revistas da Igreja, faça um cartaz ilustrando algumas das coisas que aprendemos sobre Jesus Cristo nesses versículos.

Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Hino sugerido: “No monte a bandeira”, Hinos, nº 4.

Aperfeiçoar seu estudo pessoal

Solicite ajuda ao Senhor. Para entender as escrituras, precisamos de revelação pessoal. O Senhor prometeu: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á” (Mateus 7:7).

Imagem
Templo de Idaho Falls Idaho, tempestade

Isaías ensinou que o tabernáculo seria um lugar “para refúgio” e um “esconderijo contra a tempestade e contra a chuva” (Isaías 4:6).Templo de Idaho Falls Idaho