Velho Testamento 2022
Para refletir: Profetas e profecia


“Para refletir: Profetas e profecia”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Velho Testamento 2022

“Para refletir: Profetas e profecia”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2022

Imagem
ícone pensamentos

Para refletir

Profetas e profecia

Na divisão cristã tradicional do Velho Testamento, a última seção (Isaías a Malaquias) é chamada de “Profetas”. 1 Essa seção, cerca de um quarto do Velho Testamento, contém as palavras de Deus a seus servos autorizados, que falaram com o Senhor e depois falaram por Ele, transmitindo Sua mensagem ao povo entre os anos 900 e 500 a.C. 2

Os profetas e a profecia desempenham um papel importante no Velho Testamento. Os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó tiveram visões e falaram com mensageiros celestiais. Moisés conversou com Deus face a face e comunicou Sua vontade aos filhos de Israel. Os livros de 1 e 2 Reis fazem um relato memorável das obras e mensagens dos profetas Elias e Eliseu. O Velho Testamento também fala de profetisas como Miriam (ver Êxodo 15:20) e Débora (ver Juízes 4), bem como de outras mulheres abençoadas com o espírito de profecia, como Rebeca (ver Gênesis 25:21–23) e Ana (ver 1 Samuel 1:20–2:10). Além disso, mesmo que os Salmos não tenham sido escritos por profetas chamados por Deus, eles também estão cheios do espírito de profecia, especialmente aqueles que falam da vinda do Messias.

Nada disso é surpresa para os santos dos últimos dias. De fato, o evangelho restaurado de Jesus Cristo nos ensina que profetas não são somente uma parte interessante da história, mas são essenciais no plano de Deus. Enquanto alguns podem achar que os profetas são exclusivos da época do Velho Testamento, nós os vemos como uma coisa que temos em comum com aquela época.

Ainda assim, ler um capítulo de Isaías ou Ezequiel pode ser bem diferente de ler uma mensagem de conferência geral do profeta atual da Igreja. Às vezes, pode ser difícil notar que os profetas antigos tinham algo a nos dizer. Afinal, o mundo em que vivemos hoje é bem diferente daquele em que eles pregaram e profetizaram. Além disso, o fato de que realmente temos um profeta vivo poderia levantar a pergunta: Por que se dar ao trabalho — e dá trabalho mesmo — de ler as palavras dos profetas antigos?

Eles realmente têm algo a nos dizer

Em sua maioria, as pessoas de hoje não são o público principal dos profetas do Velho Testamento. Aqueles profetas tinham uma preocupação imediata com a qual estavam lidando em sua época e lugar, da mesma forma que os profetas dos últimos dias lidam com nossas preocupações imediatas hoje.

Ao mesmo tempo, os profetas também podem ver além dessas preocupações imediatas. Apenas para citar um exemplo, eles ensinam sobre verdades eternas, que são relevantes para pessoas de todas as idades. Abençoados com revelação, eles veem a figura como um todo, com a perspectiva mais ampla da obra de Deus. Por exemplo, Isaías não só pôde alertar as pessoas da sua época sobre seus pecados, mas também escreveu sobre a libertação dos israelitas que viveriam 200 anos depois e, simultaneamente, ensinou sobre a libertação que todo o povo de Deus busca. Além disso, ele pôde escrever profecias que ainda hoje não foram totalmente cumpridas, como as promessas de “terra nova” (Isaías 65:17), cheia “do conhecimento do Senhor” (Isaías 11:9), onde as tribos perdidas de Israel foram reunidas e “as nações” não “[aprenderiam] mais a guerrear” (Isaías 2:4). Parte da alegria e inspiração que sentimos com a leitura das palavras dos profetas do Velho Testamento, como Isaías, é perceber que nós desempenhamos um papel na visão que eles tiveram de um dia glorioso. 3

Por isso, quando você lê profecias antigas, é muito útil aprender sobre o contexto em que elas foram escritas. Você também pode se ver nelas ou “[aplicar] todas as escrituras a [si mesmo]”, como fez Néfi (ver 1 Néfi 19:23–24). Às vezes, isso significa reconhecer Babilônia como um símbolo das coisas do mundo e do orgulho, não apenas como uma cidade antiga. Pode significar entender Israel como o povo de Deus em qualquer época e entender que Sião é a causa abraçada pelo povo de Deus nos últimos dias, em vez de apenas outra palavra para designar Jerusalém.

Podemos aplicar as escrituras a nós porque entendemos que aquela profecia pode ser cumprida de inúmeras maneiras. 4 Um bom exemplo disso é a profecia que se encontra em Isaías 40:3: “Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor”. Para os judeus cativos na Babilônia, essa declaração poderia se referir ao Senhor provendo um caminho para saírem do cativeiro e voltarem a Jerusalém. Para Mateus, Marcos e Lucas, essa profecia foi cumprida com João Batista, que preparou o caminho para o ministério mortal do Salvador. 5 Joseph Smith, por outro lado, recebeu uma revelação de que essa profecia ainda está sendo cumprida nos últimos dias em preparação para o ministério de Cristo no Milênio. 6 De maneiras que ainda estamos descobrindo, os profetas antigos realmente falaram para nós. Eles ensinaram muitas verdades valiosas e eternas que são tão relevantes para nós hoje como foram para a antiga Israel.

Imagem
profeta antigo escrevendo

Plenitude dos Tempos, de Greg K. Olsen

Eles testificaram de Jesus Cristo

Talvez, algo ainda mais importante do que ver a nós mesmos nas profecias do Velho Testamento seja ver Cristo nelas. Se você procurar por Ele, vai encontrá-Lo, mesmo que Ele não tenha sido mencionado pelo nome. Tenha em mente que o Deus do Velho Testamento, o Senhor Jeová, é Jesus Cristo. Toda vez que os profetas descrevem o que o Senhor está fazendo ou o que Ele vai fazer, eles estão falando do Salvador.

Você vai encontrar referências sobre um Ungido (ver Isaías 61:1), um Redentor (ver Oseias 13:14) e um futuro rei da linhagem do rei Davi (ver Isaías 9:6–7; Zacarias 9:9). Essas são profecias sobre Jesus Cristo. De maneira mais geral, você vai ler sobre libertação, perdão, redenção e restauração. Com o Salvador na mente e no coração, essas profecias vão naturalmente levá-lo ao Filho de Deus. Afinal, a melhor forma de entender uma profecia é ter “o espírito de profecia” sobre o qual João nos fala em seu “testemunho de Jesus” (Apocalipse 19:10).

Notas

  1. Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel muitas vezes são mencionados como profetas maiores porque seus livros são mais extensos. Os outros profetas (Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias) são chamados de profetas menores porque seus livros são muito menores. O livro de Lamentações é considerado parte dos “escritos”, não como o livro de um profeta.

  2. Não sabemos como os livros proféticos foram compilados. Em alguns casos, um profeta pode ter supervisionado a coleção de seus escritos e suas profecias. Em outros, eles podem ter sido registrados depois de sua morte.

  3. “Pensem na expectativa e na urgência da coligação de Israel: todos os profetas, começando com Adão, viram nossos dias. E todos falaram sobre os nossos dias, quando Israel seria reunida e o mundo preparado para a Segunda Vinda do Salvador. Pensem nisso! Considerando todas as pessoas que já viveram no planeta Terra, nós somos os que farão parte deste último grande evento de coligação. Isso é fantástico!” (Russell M. Nelson, “Juventude da promessa”, devocional mundial para os jovens, 3 de junho de 2018, suplemento da Liahona, setembro de 2018, p. 12, ChurchofJesusChrist.org.) Ver também Ronald A. Rasband, “O cumprimento da profecia”, Liahona, maio de 2020, p. 75.

  4. O Salvador, falando a Isaías, disse: “Todas as coisas que ele disse foram e serão cumpridas de acordo com as palavras que ele disse” (3 Néfi 23:3; grifo nosso).

  5. Ver Mateus 3:1–3; Marcos 1:2–4; Lucas 3:2–6.

  6. Ver Doutrina e Convênios 33:10; 65:3; 88:66.