Novo Testamento 2023
14 a 20 de agosto. Romanos 7–16: “Vence o mal com o bem”


“14 a 20 de agosto. Romanos 7–16: ‘Vence o mal com o bem’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Novo Testamento 2023

“14 a 20 de agosto. Romanos 7–16”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: 2023

Imagem
ruínas da antiga Roma

14 a 20 de agosto

Romanos 7–16

“Vence o mal com o bem”

Somente alguns poucos princípios do evangelho em Romanos 7–16 podem ser incluídos neste esboço, portanto não se limite apenas ao que está sendo apresentado aqui. Esteja atento à inspiração que receber ao estudar.

Registre suas impressões

Ao iniciar sua carta aos romanos, Paulo saudou os membros da Igreja com o tratamento “amados de Deus” que eram “chamados santos”. Ele lembrou que “em todo o mundo é anunciada a vossa fé” (Romanos 1:7–8). Embora Paulo tenha usado muito de sua carta para corrigir ideias falsas e condutas imperfeitas, também queria assegurar a esses novos conversos cristãos que eles eram verdadeiramente santos e amados por Deus. O conselho bondoso de Paulo abençoa a todos nós, que temos dificuldade de sentir o amor de Deus e que pensamos ser impossível nos tornarmos santos. Com humilde empatia, Paulo reconheceu que tinha se sentido um homem miserável (ver Romanos 7:24), mas que o evangelho de Jesus Cristo tinha dado a ele o poder de sobrepujar o pecado (ver Tradução de Joseph Smith, Romanos 7:22–27, no apêndice da Bíblia). Com esse poder, o poder de redenção do Salvador, podemos “[vencer] o mal” — tanto o mal no mundo quanto o mal em nós mesmos — “com o bem” (Romanos 12:21).

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

Romanos 7–8

Aqueles que seguem o Espírito podem se tornar “co-herdeiros com Cristo”.

Mesmo depois de entrar em “novidade de vida” por meio da ordenança do batismo (Romanos 6:4), talvez você sinta parte do conflito interior descrito por Paulo em Romanos 7, a “batalha” entre o homem natural e nossos desejos retos (Romanos 7:23). Mas Paulo também fala a respeito da esperança em Romanos 8:23–25. Quais são as razões para essa esperança que você pode encontrar no capítulo 8? Você também pode buscar as bênçãos que surgem quando “o Espírito de Deus habita em [você]” (Romanos 8:9). Como você pode buscar a influência do Espírito Santo mais plenamente em sua vida?

Romanos 8:16–39

O dom da glória eterna é muito maior do que minhas provações na Terra.

Poucos anos depois de Paulo ter escrito essa carta, os santos em Roma sofreram perseguições horríveis. O que se pode encontrar em Romanos 8:16–39 que ajudou esses santos quando a perseguição chegou? De que modo essas palavras se aplicam a você e às provações que tem enfrentado?

Procure vínculos entre esses versículos e o conselho da irmã Linda S. Reeves: “Não sei por que temos tantas provações, mas é meu sentimento pessoal, que a recompensa é tão grandiosa, tão eterna e duradoura, tão alegre e além de nossa compreensão que, no dia dessa recompensa, poderemos ter o desejo de dizer ao nosso misericordioso e amoroso Pai: ‘Era apenas isso que precisávamos fazer?’ Creio que se pudéssemos, a cada dia, lembrar e reconhecer a profundidade do amor que nosso Pai Celestial e nosso Salvador têm por nós, estaríamos [dispostos] a fazer qualquer coisa para estarmos novamente em Sua presença, [cercados] por Seu amor eternamente. (…) Será que o que sofremos aqui tem importância se, no final, essas provações são precisamente aquilo que nos qualifica para a vida eterna e exaltação no reino de Deus com nosso Pai e o Salvador?” (“Dignas das bênçãos a nós prometidas”, A Liahona, novembro de 2015, p. 11). Decida o que fará para “a cada dia, lembrar e reconhecer” o amor de Deus por você.

Romanos 8:29–30; 9–11

O que Paulo queria dizer com “predestinado”, “eleição” e “presciência”?

Paulo usou os termos “predestinado”, “eleição” e “presciência” para ensinar que, antes desta vida, Deus escolheu alguns de Seus filhos para fazer parte de Israel, o povo do Seu convênio. Isso significa que eles receberiam bênçãos e deveres especiais, para que pudessem abençoar todas as pessoas do mundo (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Eleição”, scriptures.ChurchofJesusChrist.org). No entanto, em Romanos 9–11, Paulo enfatizou que todos os filhos de Deus podem fazer parte do povo do convênio Dele, e que todos receberemos a vida eterna da mesma forma — por meio da fé em Jesus Cristo e pela obediência aos Seus mandamentos.

Ver também Efésios 1:3–4; 1 Pedro 1:2; Alma 13:1–5; Tópicos do Evangelho, “Preordenação”, topics.ChurchofJesusChrist.org.

Romanos 12–16

Paulo está me convidando para ser um verdadeiro santo e seguidor de Jesus Cristo.

Os últimos cinco capítulos de Romanos contêm dezenas de instruções específicas a respeito de como viver como santos. Uma maneira de estudar essas instruções é procurar por tópicos que são repetidos. Como você resumiria o conselho de Paulo?

Você pode não ser capaz de aplicar todos esses conselhos de uma vez, mas o Espírito pode ajudá-lo a descobrir um ou dois princípios pelos quais você possa começar a agir hoje mesmo. Em oração, compartilhe com o Pai Celestial os seus desejos e peça a ajuda Dele.

Imagem
ícone de estudo em família

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Romanos 8:31–39.Como Romanos 8:31–39 nos ensina o que o Pai Celestial e Jesus sentem por nós? Quando sentimos o amor de Deus?

Para ilustrar os versículos 38–39, os familiares podem encontrar exemplos de coisas que, assim como nós e o amor de Deus, não podem se separar.

Imagem
pai dançando com a filha

O élder Wilford W. Andersen ensinou: “A música do evangelho é a alegria espiritual que vem do Espírito Santo”.

Romanos 9:31–32.A mensagem do élder Wilford W. Andersen “A música do evangelho” (A Liahona, maio de 2015, p. 54, e o vídeo “A Música do Evangelho” em ChurchofJesusChrist.org) pode ajudar a ilustrar o que Paulo ensina sobre a lei, as obras e a fé. Depois de debater a mensagem, sua família pode tentar dançar com e sem música. Como a fé pode nos ajudar a experimentar a alegria do evangelho?

Romanos 10:17.Etiquete alguns copos de água com fontes da palavra de Deus (como as escrituras, a revelação pessoal e a conferência geral). Conversem sobre como a palavra de Deus aumenta nossa fé enquanto você derrama a água de cada copo em um recipiente etiquetado como “Fé”.

Romanos 12.O que significa apresentar “o [nosso] corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”? (versículo 1).

Romanos 14:13–21.Sua família pode se beneficiar estudando o conselho de Paulo a respeito de julgarmos e contestarmos as preferências pessoais dos outros. Vocês podem conversar sobre maneiras adequadas de responder quando as escolhas de outras pessoas, incluindo as de seus familiares, são diferentes das suas. Como podemos “[seguir] as coisas que servem para a paz”? (versículo 19).

Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Hino sugerido: “O amor do Salvador”, Músicas para Crianças, pp. 42–43.

Aperfeiçoar o ensino

Permita que as crianças expressem sua criatividade. “Quando você convida as crianças a criar algo relacionado a um princípio do evangelho, você está ajudando-as a entender melhor o princípio. (…) Dê a elas oportunidades para construir, desenhar, colorir, escrever e criar” (Ensinar à Maneira do Salvador, p. 25).

Imagem
Cristo com as mãos estendidas

Comigo Habita, de Del Parson