Novo Testamento 2023
3 a 9 de julho. Atos 1–5: “Ser-me-eis testemunhas”


“3 a 9 de julho. Atos 1–5: ‘Ser-me-eis testemunhas’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Novo Testamento 2023

“3 a 9 de julho. Atos 1–5”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: 2023

Imagem
multidão às margens do rio sendo batizadas em suas águas

Dia de Pentecostes, de Sidney King

3 a 9 de julho

Atos 1–5

“Ser-me-eis testemunhas”

Ao ler Atos 1–5, o Espírito Santo pode inspirá-lo a encontrar verdades que são importantes para sua vida. Anote os versículos que o impressionem e procure oportunidades de compartilhar o que você está aprendendo.

Registre suas impressões

Alguma vez já se perguntou o que Pedro teria pensado e sentido quando esteve “com os olhos fitos no céu”, com os outros apóstolos, na ocasião em que Jesus subiu aos céus para Seu Pai? (Atos 1:10). A Igreja fundada pelo Filho de Deus agora estava sob os cuidados de Pedro. A tarefa de conduzir o esforço de “[ensinar] todas as nações” recaiu então sobre ele (Mateus 28:19). No entanto, não encontramos indício algum no livro de Atos de que ele tivesse se sentido despreparado ou temeroso. O que encontramos são exemplos destemidos de testemunho e conversão, curas milagrosas, manifestações espirituais e um crescimento considerável da Igreja. Essa continuava sendo a Igreja do Salvador, ainda conduzida por Ele. De fato, o livro Atos dos Apóstolos também poderia ter o nome de Atos de Jesus Cristo conduzidos por Seus apóstolos. Guiado pela manifestação do Espírito, Pedro deixou de ser o pescador sem instrução que Jesus havia encontrado às margens do mar da Galileia. Também já não era mais o homem angustiado que, apenas poucas semanas antes, havia chorado amargamente por haver negado seu conhecimento de Jesus de Nazaré.

No livro de Atos, você vai ler declarações poderosas a respeito de Jesus Cristo e Seu evangelho. Também observará como o evangelho pode transformar pessoas — incluindo você mesmo — em discípulos valentes como Deus espera que sejam.

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

Atos 1:1–8, 15–26; 2:1–42; 4:1–13, 31–33

Jesus Cristo dirige Sua Igreja por meio do Espírito Santo.

O livro de Atos registra os esforços dos apóstolos no estabelecimento da Igreja de Jesus Cristo após o Salvador subir aos céus. Embora Jesus Cristo não estivesse mais sobre a Terra, Ele guiou a Igreja por revelação por meio do Espírito Santo. Pense em como o Espírito Santo guiou os novos líderes da Igreja de Cristo ao examinar as passagens a seguir: Atos 1:1–8, 15–26; 2:1–42; 4:1–13, 31–33.

Como membros da Igreja de Cristo hoje, cada um de nós tem a responsabilidade de participar da obra de salvação e exaltação — e de viver o evangelho de Jesus Cristo, cuidar dos necessitados, convidar outros a se achegarem a Cristo e unir as famílias para a eternidade (ver Manual Geral, item 1.2). O que você pode aprender com os apóstolos da antiguidade sobre como confiar no Espírito Santo para guiar seus esforços?

Ver também Guia para Estudo das Escrituras, “Espírito Santo”.

Atos 2:36–47; 3:12–21

Os princípios e ordenanças do evangelho me ajudam a achegar-me a Cristo.

Você já imaginou “[compungindo-se] em seu coração”, da mesma forma que os judeus no dia de Pentecostes? (Atos 2:37). Talvez você tenha feito algo do qual sentiu remorso, ou porventura deseje simplesmente mudar sua vida. O que você deve fazer quando experimentar esses sentimentos? O conselho de Pedro aos judeus está em Atos 2:38. Observe como os primeiros princípios e ordenanças do evangelho (tal como fé, arrependimento, batismo e dom do Espírito Santo — referidos algumas vezes como a doutrina de Cristo) afetaram esses conversos, conforme está registrado em Atos 2:37–47.

Pode ser que você já tenha sido batizado e recebido o dom do Espírito Santo, então como pode prosseguir na aplicação da doutrina de Cristo? Pense nessas palavras do élder Dale G. Renlund: “Podemos ser aperfeiçoados (…) de maneira constante e progressiva: exercendo fé [em Cristo], arrependendo-nos, tomando o sacramento para renovar os convênios e as bênçãos do batismo e recebendo a presença do Espírito Santo como nosso companheiro constante. Quando agimos dessa forma, tornamo-nos mais semelhantes a Cristo e perseveramos até o fim” (“Santos dos últimos dias, continuem tentando fazer o melhor”, A Liahona, maio de 2015, pp. 56–57).

Atos 3:19–21

O que são os “tempos de refrigério” e os “tempos da restauração de todas as coisas”?

“Os tempos de refrigério” se referem ao Milênio, quando Jesus Cristo voltará à Terra. Os “tempos da restauração de todas as coisas” se referem à Restauração do evangelho, que prepara o mundo para o Milênio.

Atos 3; 4:1–31; 5:12–42

Aos discípulos de Jesus Cristo é dado o poder para realizar milagres em Seu nome.

O homem coxo tinha esperança de receber esmolas daqueles que vinham ao templo. Mas os servos do Senhor ofereceram muito mais. Ao ler Atos 3, 4:1–31 e 5:12–42, pensem na maneira como o milagre que ocorreu em seguida afetou as pessoas a seguir:

  • O homem coxo

  • Pedro e João

  • As testemunhas no templo

  • Os sumos sacerdotes e governantes

  • Outros santos

Imagem
Pedro cura um homem

Mas o Que Tenho Isso Te Dou, de Walter Rane

Imagem
ícone de estudo em família

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Atos 1:21–26.A leitura de Atos 1:21–26 pode ajudar sua família a debater as bênçãos que recebemos por termos os apóstolos na Terra nos dias de hoje. Os membros da família podem relatar como obtiveram o testemunho de que os apóstolos e profetas dos nossos dias são chamados por Deus. Por que ter esse testemunho é importante?

Atos 2:37.O que a expressão “compungiram-se em seu coração” poderia significar? Em que momento sentimos algo semelhante a isso? Por que é importante perguntar “Que faremos?” ao recebermos tais sentimentos?

Atos 3:1–10.Sua família vai gostar de encenar o relato apresentado nesses versículos. Vocês também podem assistir ao vídeo “Pedro e João Curam um Coxo de Nascença” (ChurchofJesusChrist.org). De que maneira o homem no templo foi abençoado de uma forma diferente do que ele esperava? De que forma reconhecemos as bênçãos inesperadas que são concedidas pelo Pai Celestial?

Atos 3:12–26; 4:1–21; 5:12–42.O que o impressiona na fidelidade de Pedro e João? (ver também o vídeo “Pedro Ensina e É Aprisionado” em ChurchofJesusChrist.org). Como podemos ser destemidos em nossos testemunhos de Jesus Cristo? Pode ser uma boa ideia ajudar as crianças pequenas a praticar compartilhar os testemunhos delas.

Atos 4:315:4.Como podemos ajudar nossa família, ala ou comunidade a se tornar mais semelhante ao que é descrito em Atos 4:31–37? O que significa ser “um o coração e a alma”? De que formas às vezes “[retemos] parte” da nossa contribuição? Por que essa é uma forma de “[mentir] a Deus”? (Atos 5:2, 4). Como a desonestidade nos afeta espiritualmente?

Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Hino sugerido: “Santo Espírito de Deus”, Hinos, nº 80.

Aperfeiçoar o ensino

Escolha um tópico. Deixe que os membros da família se revezem na escolha de um assunto de Atos 1–5 para estudarem em conjunto.

Imagem
Apóstolos ao redor de dois anjos que apontam para cima

A Ascensão, de Harry Anderson