Doutrina e Convênios 2021
14 a 20 de junho. Doutrina e Convênios 64–66: “O Senhor requer o coração e uma mente solícita”


“14 a 20 de junho. Doutrina e Convênios 64–66: ‘O Senhor requer o coração e uma mente solícita’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Doutrina e Convênios, 2021

“14 a 20 de junho. Doutrina e Convênios 64–66”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2021

Imagem
um campo ao nascer do sol

Condado de Daviess, Missouri

14 a 20 de junho

Doutrina e Convênios 64–66

“O Senhor requer o coração e uma mente solícita”

O presidente Henry B. Eyring disse: “Muitas vezes começo a leitura das escrituras com duas perguntas na mente, e elas são: ‘O que Deus quer que eu faça?’, ou ‘O que Ele quer que eu sinta?’ Sempre recebo novas ideias e penso em coisas que não me haviam ocorrido antes” (“How God speaks to me through the scriptures”, 6 de fevereiro de 2019, blog.ChurchofJesusChrist.org).

Registre suas impressões

No calor sufocante de agosto de 1831, vários élderes estavam voltando a Kirtland depois de avaliar um local para Sião no Missouri, conforme orientação do Senhor. Não era uma jornada prazerosa. Os viajantes — Joseph Smith, Oliver Cowdery, Sidney Rigdon, Ezra Booth e outros — estavam sofrendo com o calor e muito cansados, e a tensão logo se transformou em brigas. Parecia que levaria muito tempo para edificar Sião, uma cidade de amor, união e paz.

Felizmente, edificar Sião — no Missouri em 1831 ou em nosso coração e em nossas alas hoje em dia — não exige que sejamos perfeitos. Em vez disso, “de vós é exigido que perdoeis”, disse o Senhor (Doutrina e Convênios 64:10). Ele requer “o coração e uma mente solícita” (versículo 34). E Ele requer paciência e diligência, pois Sião é edificada sobre o alicerce das “pequenas coisas” realizadas por aqueles que não se “[cansam] de fazer o bem” (versículo 33).

Ver também Santos, vol. 1, pp. 133–134, 136–137.

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

Doutrina e Convênios 64:1–11

É requerido que eu perdoe a todos.

Ao ler Doutrina e Convênios 64:1–11, pense em um momento de sua vida no qual o Senhor o perdoou. Pense também em uma pessoa que você precisa perdoar. De que modo a compaixão do Salvador influencia seus sentimentos sobre si mesmo e sobre os outros? Em sua opinião, por que o Senhor exige que “[perdoemos] a todos os homens”? (Versículo 10.) Se você está com dificuldades para perdoar, estude os seguintes recursos e observe o que eles ensinam sobre a ajuda que o Salvador pode proporcionar: Jeffrey R. Holland, “O ministério da reconciliação”, Liahona, novembro de 2018, p. 77; Guia para Estudo das Escrituras, “Perdoar”, scriptures.ChurchofJesusChrist.org.

Doutrina e Convênios 64:31–34

Deus requer meu coração e uma mente solícita.

Você já se sentiu “cansado” de fazer todo o “bem” que está tentando realizar? Identifique a mensagem do Senhor para você em Doutrina e Convênios 64:31–34. O que significa dar a Deus seu “coração e uma mente solícita”? (Versículo 34.)

Doutrina e Convênios 64:41–43

Sião “será um estandarte para o povo”.

Um estandarte é “uma bandeira, pendão ou insígnia, ao redor da qual as pessoas se juntavam, unidas pelo mesmo propósito” (Guia para Estudo das Escrituras, “Estandarte”, scriptures.ChurchofJesusChrist.org). De que maneira Sião — ou a Igreja do Senhor — é como um estandarte para você? Veja outros exemplos de coisas que são hasteadas, como um estandarte, para abençoar o povo: Números 21:6–9; Mateus 5:14–16; Alma 46:11–20. O que esses versículos ensinam sobre a ajuda que você pode dar à Igreja para que ela seja um estandarte onde você mora? Identifique outras maneiras como o Senhor descreve Sião em Doutrina e Convênios 64:41–43.

Imagem
Capitão Morôni

Captain Moroni Bearing the Title of Liberty [Capitão Morôni Segurando o Estandarte da Liberdade], de Gary E. Smith

Doutrina e Convênios 65

“Preparai o caminho do Senhor”

Mateus descreveu João Batista como aquele que clamava: “Preparai o caminho do Senhor” (Mateus 3:3; ver também Isaías 40:3). Em Doutrina e Convênios 65, o Senhor usa uma linguagem semelhante para descrever Sua obra nos últimos dias. Que semelhanças você vê entre o que fez João Batista (ver Mateus 3:1–12) e o que o Senhor quer que façamos hoje? O que há nessa revelação que o inspira a ajudar no cumprimento das profecias que ela contém? Pense em maneiras de poder “[divulgar] suas obras maravilhosas entre o povo” (versículo 4).

Doutrina e Convênios 66

O Senhor conhece os desejos de meu coração.

Logo depois de se filiar à Igreja, William E. McLellin pediu que Joseph Smith revelasse a vontade de Deus para ele. Joseph não sabia que William tinha cinco perguntas pessoais que esperava serem respondidas pelo Senhor por intermédio de Seu profeta. Não sabemos quais eram as perguntas de William, mas sabemos que a revelação dirigida a ele em Doutrina e Convênios 66 respondeu cada uma delas para sua “satisfação total e completa” (“As cinco perguntas de William McLellin”, Revelações em Contexto, pp. 141–145).

Ao ler a seção 66, pense a respeito do que o Senhor sabia sobre William McLellin e as preocupações e intenções de seu coração. De que modo o Senhor tem demonstrado que Ele conhece você? Se você tem uma bênção patriarcal, estude-a. Ao fazê-lo, o que o Espírito Santo o ajuda a entender sobre a vontade de Deus para você?

Ver também Santos, vol. 1, pp. 138–140, Tópicos do Evangelho, “Bênçãos patriarcais”, topics.ChurchofJesusChrist.org.

Imagem
ícone de estudo em família

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Doutrina e Convênios 64:8–10.Os relacionamentos familiares oferecem muitas oportunidades para aprendermos a perdoar. Converse com os membros da família sobre as bênçãos que todos em casa têm recebido por perdoar uns aos outros. De que maneira o Salvador tem nos ajudado a perdoar uns aos outros? De que maneira somos “afligidos” (versículo 8) quando não perdoamos os outros?

Doutrina e Convênios 64:33.O que o Pai Celestial deseja que sua família faça para lançar o alicerce de Sua “grande obra”? Talvez seja ir ao templo, compartilhar o evangelho com um vizinho ou acabar com as discórdias. Cada membro da família pode pegar pequenos objetos, como pedras, botões ou peças de um quebra-cabeças, e usá-los para representar as “pequenas coisas” que podemos fazer todos os dias para “lançar o alicerce” da grande obra de Deus. Em família, escolham uma dessas pequenas metas e se esforcem para cumpri-la esta semana.

Doutrina e Convênios 66:3.Como você vai ensinar sobre a importância do arrependimento? Você poderia servir algum alimento em um prato que esteja parcialmente limpo e ler as palavras do Senhor a William McLellin: “Estás limpo, mas não de todo”. Depois, limpe o prato e comam juntos o alimento enquanto conversam sobre como podemos ficar espiritualmente limpos graças a Jesus Cristo.

Doutrina e Convênios 66:10.Como sua família pode seguir este conselho do Senhor: “Procura não te embaraçar”, ou ficar sobrecarregado com muitas coisas para fazer? Você poderia contar a história de Maria e Marta (ver Lucas 10:38–42) e fazer um debate sobre evitar se sobrecarregar com coisas que não têm valor eterno.

Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Música sugerida: “Faze-me, ó Pai, perdoar”, Músicas para Crianças, p. 52.

Aperfeiçoar o ensino

Esteja disponível e acessível. Alguns dos melhores momentos de ensino começam com uma pergunta ou uma preocupação no coração dos membros da família. Deixe que eles percebam, por meio de suas palavras e ações, que você está ansioso para ouvi-los (ver Ensinar à Maneira do Salvador, p. 16).

Imagem
mulher ajoelhada ao lado de Jesus

Forgiven [Perdoados], de Greg K. Olsen. Usado com permissão. www.GregOlsen.com