Doutrina e Convênios 2021
4 a 10 de janeiro. Joseph Smith—História 1:1–26: “Vi um pilar de luz”


“4 a 10 de janeiro. Joseph Smith—História 1:1–26: ‘Vi um pilar de luz’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Doutrina e Convênios 2021

“4 a 10 de janeiro. Joseph Smith—História 1:1–26”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2021

Imagem
o Bosque Sagrado

Sacred Grove [O Bosque Sagrado], de Greg K. Olsen

4 a 10 de janeiro

Joseph Smith—História 1:1–26

“Vi um pilar de luz”

Ao ler Joseph Smith—História 1:1–26, que ensinamentos você encontrou para sua vida? Que passagens são mais importantes para você e sua família?

Registre suas impressões

Doutrina e Convênios é um livro de respostas a orações: muitas das revelações sagradas desse livro vieram em resposta a perguntas que foram feitas. Por isso, é importante começar a estudar Doutrina e Convênios levando em consideração a pergunta que desencadeou as revelações modernas — aquela que Joseph Smith fez no bosque em 1820. Uma “guerra de palavras e divergência de opiniões” (Joseph Smith—História 1:10) tinha deixado Joseph confuso a respeito de religião e sobre o estado de sua alma; talvez você se identifique com essa situação. Existem muitas ideias conflitantes e opiniões persuasivas nos dias de hoje e, quando examinamos essas mensagens para encontrar a verdade, podemos fazer o que Joseph fez, ou seja, fazer perguntas, estudar as escrituras, ponderar e, por fim, perguntar a Deus. Em resposta à oração de Joseph, um pilar de luz desceu do céu; Deus, o Pai, e Jesus Cristo apareceram a ele e responderam a suas perguntas. O testemunho corajoso de Joseph sobre essa experiência miraculosa declara que “um homem que [necessita] de sabedoria [pode] pedi-la a Deus e obtê-la” (Joseph Smith—História 1:26). Todos nós podemos receber, se não uma visão celestial, pelo menos uma visão mais clara, iluminada pela luz divina.

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

Joseph Smith—História 1:1–26

Joseph Smith é o profeta da Restauração.

O propósito da história de Joseph Smith foi “apresentar (…) os fatos”, porque a verdade sobre Joseph muitas vezes foi distorcida (Joseph Smith—História 1:1). Ao ler Joseph Smith—História 1:1–26, o que fortalece seu testemunho sobre o chamado divino dele? Observe as evidências de que o Senhor preparou Joseph Smith para sua missão profética. Talvez você queira também anotar o que pensou e sentiu durante sua leitura a respeito de Joseph Smith e seu testemunho.

Ver também Santos, vol. 1, pp. 3–19.

Joseph Smith—História 1:5–20

Se eu perguntar com fé, Deus responderá.

Você já teve “falta de sabedoria” ou já se sentiu confuso sobre uma decisão que precisava tomar? (Joseph Smith—História 1:13.) Que ensinamentos você encontra na experiência de Joseph Smith nos versículos 5–20? Pense em sua própria necessidade de sabedoria e mais compreensão, e reflita sobre como vai buscar a verdade.

Ver também 1 Néfi 10:17–19; 15:6–11; Russell M. Nelson, “Revelação para a Igreja, revelação para nossa vida”, Liahona, maio de 2018, p. 93.

Imagem
moça orando

Podemos fazer perguntas a Deus em oração.

Joseph Smith—História 1:15–20

Por que existem vários relatos sobre a Primeira Visão?

Durante a vida, Joseph Smith registrou sua experiência no Bosque Sagrado pelo menos quatro vezes, geralmente pedindo a alguém que escrevesse para ele. Além disso, vários relatos foram escritos por pessoas que ouviram Joseph Smith falar sobre a visão. Embora esses relatos sejam diferentes em alguns detalhes, dependendo do público-alvo e da situação, de modo geral, são consistentes. Cada relato possui detalhes que nos ajudam a compreender melhor a experiência de Joseph Smith, assim como os quatro evangelhos nos ajudam a entender melhor o ministério do Salvador.

Para ler outros relatos da Primeira Visão de Joseph, ver “Relatos da Primeira Visão” (Tópicos do Evangelho, topics.ChurchofJesusChrist.org). O que você aprende com a leitura de todos esses relatos?

Joseph Smith—História 1:15–20

A Primeira Visão deu início à Restauração do evangelho de Jesus Cristo.

Joseph Smith acreditou que Deus responderia à sua oração, mas não tinha ideia de como essa resposta mudaria sua vida — e o mundo. Ao ler sobre a experiência de Joseph, pondere sobre como a Primeira Visão mudou sua vida. Por exemplo, você poderia completar esta frase de várias maneiras diferentes: “Graças à Primeira Visão, hoje sei que…”. De que modo você tem sido abençoado devido à Primeira Visão?

Ver também o vídeo “Pedir a Deus: A Primeira Visão de Joseph Smith”, ChurchofJesusChrist.org; Santos, vol. 1, pp. 14–19; Russell M. Nelson, “Ouvir o Senhor”, Liahona, maio de 2020, p. 88.

Joseph Smith—História 1:21–26

Posso continuar fiel ao que sei mesmo que outros não me aceitem.

Uma das bênçãos das escrituras é que elas contêm exemplos inspiradores de homens e mulheres corajosos que enfrentaram as dificuldades com fé em Jesus Cristo. Quando Joseph Smith enfrentou oposição devido à visão que tivera, ele se identificou com o apóstolo Paulo, que também foi perseguido por ter dito que tivera uma visão. Ao ler sobre o relato de Joseph, o que o inspira a permanecer fiel a seu testemunho? Que outros exemplos das escrituras ou de pessoas que você conhece lhe dão coragem para permanecer fiel às experiências espirituais que você já teve?

Imagem
ícone de estudo em família

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Joseph Smith—História 1:6.Como podemos lidar com diferenças de opinião sem brigar como faziam as pessoas descritas nesse versículo?

Joseph Smith—História 1:11–13.A leitura desses versículos talvez inspire as pessoas da família a contar experiências de quando uma passagem de escritura tocou o coração delas e as motivou a agir.

Joseph Smith—História 1:16–20.Enquanto sua família lê esses versículos, você poderia mostrar a gravura que acompanha este esboço ou outra gravura da Primeira Visão (ou talvez sua família prefira desenhar sua própria ilustração). Se desejar, assista ao vídeo: “Pedir a Deus: A Primeira Visão de Joseph Smith” (ChurchofJesusChrist.org). Cada um poderia fazer uma lista das verdades que aprendeu com essa visão e depois mostrar a lista uns para os outros. Essa seria uma ótima hora para os membros da família falarem sobre como ganharam um testemunho da Primeira Visão de Joseph Smith.

Joseph Smith—História 1:17.Quando o Salvador apareceu a Joseph Smith, Ele o chamou pelo nome. Em que ocasiões as pessoas da família sentiram que o Pai Celestial as conhece pessoalmente?

Joseph Smith—História 1:21–26.De que maneira podemos agir quando as pessoas questionarem nosso testemunho?

Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Hino sugerido: “Que manhã maravilhosa!”, Hinos, nº 12.

Imagem
ícone de vozes da restauração

Vozes da Restauração

A família de Joseph Smith

Todos nós somos profundamente influenciados por nossa vida familiar, e com Joseph não foi diferente. As convicções e as práticas religiosas dos pais dele plantaram sementes de fé que tornaram possível a Restauração. Em seu diário, Joseph escreveu o seguinte elogio a seus pais: “As palavras e a linguagem humana são incapazes de expressar a gratidão que tenho a Deus por ter me dado pais tão honrados”.1

As citações a seguir de Lucy Mack Smith, mãe de Joseph; de William Smith, seu irmão; e do próprio profeta dão uma ideia da influência religiosa no lar da família Smith.

Imagem
a família Smith

Joseph Smith Family [A Família de Joseph Smith], de Dan Baxter

Lucy Mack Smith

Imagem
Lucy Mack Smith

“[Mais ou menos em 1802], fiquei doente. (…) Disse a mim mesma que não estava pronta para morrer porque não conhecia os caminhos de Cristo; e, para mim, era como se houvesse um abismo escuro e solitário entre Cristo e eu, pelo qual eu não tinha coragem de tentar passar. (…)

Busquei a Deus, implorando e suplicando ao Senhor que me deixasse viver para que eu pudesse criar meus filhos e consolar o coração de meu marido; e assim orei a noite toda. (…) Fiz um convênio com Deus de que, se Ele me deixasse viver, eu me esforçaria para encontrar aquela religião que me permitiria servi-Lo corretamente, fosse por meio da Bíblia ou onde quer que eu a encontrasse mesmo que fosse para ser obtida do céu por meio da oração e da fé. Por fim, ouvi uma voz, dizendo: ‘Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Não se turbe o vosso coração. Credes em Deus; crede também em mim’. (…)

Desse dia em diante, ganhei forças para continuar. Eu falava pouco sobre religião, embora o assunto ocupasse inteiramente meus pensamentos, e decidi que eu procuraria encontrar, com toda a diligência, assim que possível, uma pessoa piedosa que conhecesse os caminhos de Deus para me orientar com relação às coisas divinas.”2

William Smith

Imagem
William Smith

“Minha mãe, que era uma mulher muito devota e bastante preocupada com o bem-estar dos filhos, tanto no que diz respeito a esta vida quanto no além, fez tudo o que ditou seu amor de mãe para que buscássemos a salvação de nossa alma ou (conforme o termo usado naquela época) ‘seguíssemos uma religião’. Ela nos incentivou a frequentar reuniões, e quase toda a família começou a se interessar pelo assunto e a buscar a verdade.3

Que eu me lembre, sempre orávamos em família. Lembro muito bem que meu pai costumava carregar os óculos no bolso do colete, (…) e nós, os meninos, víamos que, quando ele tateava o bolso à procura dos óculos, era hora de nos preparar para orar e, se não notássemos isso, a mãe diria: ‘William’, ou quem quer que fosse o negligente, ‘prepare-se para orar’. Depois da oração, cantávamos um hino.”4

Imagem
óculos sobre as escrituras

Joseph Sr. e Lucy Smith ensinaram a família a estudar as escrituras.

Joseph Smith

Imagem
Joseph Smith

“Digo agora que [meu pai] nunca cometeu um ato mesquinho pelo qual se pudesse dizer que era egoísta na vida, pelo que tenho conhecimento. Amo meu pai e sua lembrança; e a lembrança de seus nobres feitos têm um grande peso em minha mente; e muitas de suas palavras bondosas e paternas estão escritas em meu coração. Sagrados para mim são os pensamentos que guardo com carinho da história de sua vida, que passaram por minha mente e se fixaram ali por minha própria observação, desde que nasci. (…) Minha mãe também é uma das mulheres mais dignas e nobres que já conheci.”5

Imagem
a Primeira Visão

The First Vision of the Restoration [A Primeira Visão da Restauração], de Michael Bedard