Vem, e Segue-Me
23 a 29 de novembro. Éter 12–15: “Pela fé, todas as coisas se cumprem”


“23 a 29 de novembro. Éter 12–15: ‘Pela fé, todas as coisas se cumprem’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Livro de Mórmon 2020

“23 a 29 de novembro. Éter 12–15”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2020

Imagem
Éter entrando em uma caverna

Ether Hiding in the Cavity of a Rock [Éter Se Esconde na Cavidade de uma Rocha], de Gary Ernest Smith

23 a 29 de novembro

Éter 12–15

“Pela fé, todas as coisas se cumprem”

Registrar impressões pode levar a mais revelações e a fortalecer nosso testemunho. Também vai ajudá-lo a se lembrar delas mais tarde e compartilhá-las com outras pessoas no futuro.

Registre suas impressões

As profecias de Éter aos jareditas foram “grandes e maravilhosas” (Éter 12:5). Ele “lhes falou de todas as coisas, desde a origem do homem” (Éter 13:2). Ele “viu os dias de Cristo” e uma Nova Jerusalém (Éter 13:4). Ele falou sobre “esperar por um mundo melhor, sim, até mesmo um lugar à mão direita de Deus” (Éter 12:4). Mas, os jareditas rejeitaram suas palavras pelo mesmo motivo que as pessoas com frequência rejeitam as profecias dos servos de Deus em nossos dias — “porque não as [veem]” (Éter 12:5). É preciso fé para acreditar em promessas ou advertências a respeito de coisas que não podemos ver, assim como foi necessário que Éter profetizasse “coisas grandes e maravilhosas” para um povo descrente. Foi preciso fé para que Morôni confiasse que o Senhor poderia transformar sua “deficiência na escrita” em força (ver Éter 12:23–27). É o tipo de fé que nos faz “seguros e constantes, sempre abundantes em boas obras, sendo levados a glorificar a Deus” (Éter 12:4). E é o tipo de fé por meio da qual “todas as coisas se cumprem” (Éter 12:3).

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

Éter 12

A fé em Jesus Cristo produz grandes milagres.

Muitas pessoas hoje em dia, assim como os jareditas dos dias de Éter, querem evidências antes de acreditarem em Deus e em Seu poder. Contudo, Morôni ensinou que a “fé são coisas que se esperam, mas não se veem” e que “não [recebemos] testemunho senão depois da prova de [nossa] fé” (Éter 12:6).

Observe todas as vezes que encontrar a palavra “fé” em Éter 12 e anote o que aprender sobre esse princípio. Procure respostas para perguntas como: O que é fé? Quais são os frutos de uma vida repleta de fé? Você pode anotar também seus pensamentos sobre os testemunhos que ganhou “depois da prova de vossa fé” (Éter 12:6).

Ver também Hebreus 11; Alma 32.

Éter 12:1–9, 28, 32

Jesus Cristo nos dá “uma esperança mais excelente”.

Além das profundas impressões sobre a fé, Éter 12 também fala muito a respeito da esperança — marque todas as vezes que a palavra “esperança” aparecer. O que esperança significa para você? Que motivos levaram Éter a “esperar por um mundo melhor”? (Ver Éter 12:2–5.) Como o evangelho de Jesus Cristo tem dado a você “uma esperança mais excelente”? (Éter 12:32.)

Acesse o site sergrato.aigrejadejesuscristo.org para ouvir uma mensagem do presidente Russell M. Nelson sobre como podemos encontrar paz e cura apesar das circunstâncias.

Ver também Morôni 7:40–41; Dieter F. Uchtdorf, “O poder infinito da esperança”, A Liahona, novembro de 2008, p. 21; Pregar Meu Evangelho, p. 123.

Éter 12:23–29

Jesus Cristo pode fazer com que as coisas fracas se tornem fortes.

Quando lemos os vigorosos escritos de Morôni, é fácil esquecer que ele se preocupava com sua “deficiência na escrita” e temia que as pessoas zombassem de suas palavras (ver Éter 12:23–25). Mas Deus prometeu que Ele faria com que “as coisas fracas se tornem fortes” para os humildes (versículo 27), e o poder espiritual nos escritos de Morôni são uma evidência convincente de que o Senhor cumpriu a promessa que fez.

Depois de ler Éter 12:23–29, pense nos momentos em que Deus o ajudou a reconhecer sua fraqueza e o fez forte apesar delas. Talvez esse seja um bom momento para pensar também sobre as fraquezas contra as quais está lutando atualmente. O que você sente que precisa fazer para se humilhar perante o Senhor e mostrar fé Nele a fim de receber Sua promessa de fazer com que “as coisas fracas se tornam fortes”? (Éter 12:27.)

Ao ponderar sobre esses versículos, o seguinte pensamento do élder Neal A. Maxwell pode ser útil: “Quando lemos o que as escrituras dizem sobre a ‘fraqueza’ do homem, inclui a fraqueza (…) inerente à condição humana na qual a carne tem influência sobre o espírito (ver Éter 12:28–29). Contudo, nela também estão incluídas nossas fraquezas individuais e específicas que precisamos sobrepujar” (ver Doutrina e Convênios 66:3; Jacó 4:7)” (Lord, Increase Our Faith, 1994, p. 84).

Ver também “Graça”, Tópicos do evangelho, em topics.ChurchofJesusChrist.org.

Éter 13:13–22; 14–15

A rejeição aos profetas leva a perigos espirituais.

Ser rei dos jareditas era algo historicamente perigoso. E isso era particularmente verdadeiro para Coriântumr, pois muitos “homens poderosos (…) pretendiam destruí-lo” (Éter 13:15–16). Em Éter 13:15–22, observe o que fez Coriântumr para se proteger e o que o profeta Éter o aconselhou a fazer. Ao estudar o restante do livro de Éter, pense sobre as consequências de se rejeitar o conselho dos profetas. O que acontece com as pessoas quando “o Espírito do Senhor [deixa] de lutar com [elas]”? (Éter 15:19.)

Imagem
ícone de estudo familiar

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Ao ler as escrituras com sua família, o Espírito pode ajudá-lo a decidir quais princípios devem ser enfatizados e debatidos a fim de satisfazer as necessidades de sua família. Eis algumas ideias.

Éter 12:7–22

Ao lerem juntos esses versículos, vejam novamente alguns exemplos inspiradores de fé sobre os quais estudaram no Livro de Mórmon. Isso deve levar a uma conversa sobre os exemplos de fé na história de sua família ou em sua própria vida — registrem essas experiências se ainda não o fizeram.

Éter 12:27

Por que o Senhor nos dá fraquezas? Qual é nossa parte em fazer com que “as coisas fracas se tornem fortes”? Qual é a parte do Salvador?

Éter 12:41

Pense em algo divertido que poderia ensinar seus filhos que devem “buscar Jesus”. Você pode esconder uma figura de Jesus e pedir que os membros da família a “busquem”. De que modo buscamos a Jesus e como somos abençoados quando O encontramos?

Éter 13:13–14; 15:19, 33–34

Talvez seja interessante para os membros da família compararem a experiência de Éter com as de Mórmon e Morôni (ver Mórmon 6; 8:1–10). Em que eles são semelhantes? De que modo o caminho para a destruição dos nefitas é semelhante ao dos jareditas (compare Éter 15:19 com Morôni 8:28). Que verdades aprendemos que podem nos ajudar a evitar o que aconteceu com eles?

Para alguns exemplos de como ensinar as crianças, veja o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Aperfeiçoar o ensino

Incentivar as perguntas. As crianças são naturalmente curiosas. Às vezes, as perguntas que elas fazem podem parecer uma distração daquilo que você está procurando ensinar. No entanto, veja as perguntas como oportunidades. Elas são uma evidência de que as crianças estão prontas para aprender e dão a você ideias valiosas sobre as preocupações que elas têm e como se sentem a respeito do que estão aprendendo (ver Ensinar à Maneira do Salvador, p. 25).

Imagem
Éter ajoelhado na entrada de uma caverna

Marvelous Were the Prophecies of Éter [Maravilhosas Eram as Profecias de Éter], de Walter Rane