Vem, e Segue-Me
9 a 15 de novembro. Éter 1–5: “Quando rasgardes esse véu de incredulidade”


“9 a 15 de novembro. Éter 1–5: ‘Quando rasgardes esse véu de incredulidade’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Livro de Mórmon 2020

“9 a 15 de novembro. Éter 1–5”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2020

Imagem
Os jareditas viajam pelo deserto

The Jaredites Leaving Babel [Os Jareditas Deixam Babel], de Albin Veselka

9 a 15 de novembro

Éter 1–5

“Quando rasgardes esse véu de incredulidade”

O livro de Éter é o registro dos jareditas, que chegaram na terra prometida muitos séculos antes dos nefitas. Deus inspirou Morôni a incluir esse registro no Livro de Mórmon por ser importante para nossos dias. Em sua opinião, qual a importância desse registro para sua vida?

Registre suas impressões

Embora seja verdade que os caminhos de Deus são mais altos do que os nossos, e que devemos sempre submeter nossa vontade à Dele, Ele também nos incentiva a pensar e agir por nós mesmos. Essa foi uma lição que Jarede e seu irmão aprenderam. Por exemplo, a ideia de viajar para uma nova “terra escolhida entre todas as do mundo” parece ter começado na mente de Jarede, e o Senhor “teve compaixão” e prometeu atender a seu pedido, dizendo: “E assim farei contigo, porque me invocaste este longo tempo” (ver Éter 1:38–43). E quando o irmão de Jarede percebeu o quanto era escuro dentro dos barcos que os levariam à terra prometida, o Senhor pediu a ele que sugerisse uma solução ao perguntar a ele o que nós geralmente perguntamos ao Senhor: “Que desejais que eu faça?” (Éter 2:23.) A mensagem parece ser de que não devemos esperar que Deus nos mande em todas as coisas. Podemos dividir com Ele nossos pensamentos e nossas ideias, e Ele vai ouvir e dar Sua confirmação ou, então, nos dará outro conselho. Às vezes, a única coisa que nos separa das bênçãos que buscamos é nosso próprio “véu de incredulidade” e, se conseguirmos “[rasgar] esse véu” (Éter 4:15), podemos nos surpreender com o que o Senhor deseja fazer por nós.

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

Éter 1:33–43

Se eu clamar ao Senhor, Ele terá compaixão de mim.

Éter 1:33–43 nos fala a respeito das três orações do irmão de Jarede. O que você aprende com a resposta do Senhor a cada uma dessas orações? Pense a respeito de quando você sentiu a compaixão do Senhor ao clamar a Ele em oração. Registre essa experiência e compartilhe com alguém que precise ouvir seu testemunho.

Éter 2; 3:1–6; 4:7–15

Posso receber revelação para minha vida.

O presidente Russell M. Nelson disse: “Imploro para que aumentem sua capacidade espiritual de receber revelações. (…) Escolham fazer o trabalho espiritual necessário para desfrutar o dom do Espírito Santo e ouvir a voz do Espírito com mais frequência e de modo mais claro” (“Revelação para a Igreja, revelação para nossa vida”, Liahona, maio de 2018, p. 96).

Ao estudar Éter 2; 3:1–6 e 4:7–15, que verdades você identifica que o ajudam a entender como buscar revelação pessoal? Marque com a mesma cor as perguntas ou os problemas que o irmão de Jarede tinha e o que ele fez a respeito deles; e, com outra cor, marque como o Senhor o ajudou e tornou Sua vontade conhecida. O que o impressiona na maneira como o irmão de Jarede conversou com o Senhor e o que isso ensina sobre como aumentar o fluxo de revelação em sua vida?

Éter 2:16–25

O Senhor vai me preparar para cruzar minhas “profundezas do mar”.

Para chegar à terra prometida, os jareditas enfrentaram um grande obstáculo: atravessar as “profundezas do mar” (Éter 2:25). A frase “profundezas do mar”, às vezes, pode se encaixar muito bem na descrição de nossas provações e nossos desafios. E, às vezes, assim como foi para os jareditas, cruzar nossas “profundezas do mar” pode ser o único meio de cumprirmos a vontade de Deus para nós. Você vê semelhanças com sua vida em Éter 2:16–25? De que modo o Senhor preparou você para seus desafios? O que Ele estaria pedindo que você faça agora em preparação ao que Ele precisa que você faça no futuro?

Éter 3

Fui criado à imagem de Deus.

No monte Shelem, o irmão de Jarede aprendeu muitas coisas a respeito de Deus e de si mesmo. O que você aprende em Éter 3 sobre a natureza física e espiritual de Deus? Como essas verdades o ajudam a entender sua identidade e seu potencial divinos?

Imagem
mulher e dois filhos brincando em uma praia

Todos somos filhos de Deus.

Éter 3:6–16

O irmão de Jarede foi a primeira pessoa a ver o Senhor?

Deus havia Se mostrado a outros profetas antes do irmão de Jarede (por exemplo, ver Moisés 7:4, 59). Então, por que o Senhor disse a ele: “Nunca me mostrei ao homem”? (Éter 3:15.) O élder Jeffrey R. Holland deu essa explicação possível: “O que Cristo estava dizendo ao irmão de Jarede era: ‘Nunca me mostrei ao homem assim, sem ter sido por iniciativa Minha, mas simplesmente porque a fé desse homem fez com que ele Me visse’” (Christ and the New Covenant, 1997, p. 23).

Imagem
ícone de estudo familiar

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Ao ler as escrituras com sua família, o Espírito pode ajudá-lo a decidir quais princípios devem ser enfatizados e debatidos a fim de satisfazer as necessidades de sua família. Eis algumas ideias.

Éter 1:34–37

O que aprendemos nesses versículos sobre orar em benefício de outros? Que outras verdades esses versículos ensinam sobre a oração?

Éter 2:16–3:6

O que o exemplo do irmão de Jarede nos ensina sobre como encontrar as respostas para nossos problemas e nossas dúvidas? Talvez os membros da família poderiam relatar experiências de quando procuraram e receberam respostas do Senhor.

Éter 4:11–12

Depois de lerem esses versículos, escrevam em tiras de papel algumas coisas do dia a dia que influenciam sua família (tais como: filmes, músicas, jogos ou pessoas) e as coloquem em uma vasilha. Vocês podem se revezar pegando uma tira e debatendo se o que está escrito “persuade [os membros da família] a fazerem o bem” (Éter 4:12). Que mudanças sua família se sente inspirada a fazer?

Éter 5

Esconda um objeto ou um doce em uma caixa e peça que alguém olhe dentro e dê pistas ao resto da família para que adivinhem o que está lá dentro. Ao lerem juntos Éter 5, reflitam sobre por que é importante que o Senhor use testemunhas em Sua obra. Como podemos compartilhar nosso testemunho do Livro de Mórmon com outras pessoas?

Para alguns exemplos de como ensinar as crianças, veja o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Aperfeiçoar o ensino

Estar sempre preparado. “Momentos informais de ensino passam rapidamente, por isso é importante aproveitar quando eles surgem. (…) Por exemplo, um adolescente com uma decisão difícil a tomar pode estar preparado para aprender sobre como receber revelação pessoal” (Ensinar à Maneira do Salvador, p. 16).

Imagem
Jesus tocando as 16 pedras na presença do irmão de Jarede

Sawest Thou More Than This? [Viste Mais Que Isto?], de Marcus Alan Vincent