Vem, e Segue-Me
2 a 8 de novembro. Mórmon 7–9: “Eu vos falo como se estivésseis presentes”


“2 a 8 de novembro. Mórmon 7–9: ‘Eu vos falo como se estivésseis presentes’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Livro de Mórmon 2020

“2 a 8 de novembro. Mórmon 7–9”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2020

Imagem
Morôni escrevendo nas placas de ouro

Moroni Writing on Gold Plates [Morôni Escrevendo nas Placas de Ouro], de Dale Kilborn

2 a 8 de novembro

Mórmon 7–9

“Eu vos falo como se estivésseis presentes”

Mórmon e Morôni tinham fé de que o registro que fizeram inspiraria as pessoas vivendo nos últimos dias. Ao estudar Mórmon 7–9, escreva as impressões que vêm à sua mente sobre como colocar em prática o que você está aprendendo.

Registre suas impressões

Mórmon e Morôni sabiam o que era estar sozinhos em um mundo iníquo. A solidão para Morôni deve ter sido particularmente difícil depois que o pai morreu na batalha e os nefitas foram destruídos. “E eu fiquei sozinho”, ele escreveu. “Não tenho amigos nem tenho para onde ir” (Mórmon 8:3, 5). Parecia que não havia esperança, mas Morôni a encontrou em seu testemunho do Salvador e em seu conhecimento de que “os eternos desígnios do Senhor irão avante” (Mórmon 8:22). E Morôni sabia que o Livro de Mórmon desempenharia um papel-chave nesses propósitos eternos — o registro que ele agora estava terminando com tanta diligência um dia “[brilharia] de dentro da escuridão” e levaria muitas pessoas ao “conhecimento sobre Cristo” (Mórmon 8:16; 9:36). A fé que Morôni tinha nessas promessas tornou possível a declaração que ele fez aos futuros leitores deste livro: “Eis que eu vos falo como se estivésseis presentes” e “sei que tereis minhas palavras” (Mórmon 8:35; 9:30). Agora temos as palavras que ele escreveu e o trabalho do Senhor está seguindo avante, em parte porque Mórmon e Morôni permaneceram fiéis à sua missão mesmo quando estavam sozinhos.

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

Mórmon 7

Devo acreditar em Jesus Cristo e me apegar ao Seu evangelho.

As últimas palavras registradas de Mórmon em Mórmon 7 são dirigidas aos descendentes dos lamanitas nos últimos dias, mas elas contêm verdades que servem para todos nós. O que a mensagem de Mórmon ensina sobre Jesus Cristo e Seu evangelho? Por que Mórmon teria escolhido essa mensagem para concluir seus escritos?

Mórmon 7:8–10; 8:12–22; 9:31–37

O Livro de Mórmon é de grande valor.

O presidente Russell M. Nelson perguntou: “Se lhes oferecessem diamantes, rubis ou o Livro de Mórmon, o que vocês escolheriam? Falando honestamente, o que tem mais valor para vocês?” (“Como seria sua vida sem o Livro de Mórmon?”, Liahona, novembro de 2017, p. 61.)

Mórmon e Morôni sabiam que o registro que estavam fazendo seria de grande valor em nossos dias, portanto eles fizeram grandes sacrifícios para prepará-lo e protegê-lo. Ao ler Mórmon 7:8–10; 8:12–22 e 9:31–37, pondere por que esse registro seria tão valioso em nossos dias. Você pode encontrar outras respostas em 1 Néfi 13:38–41; 2 Néfi 3:11–12 e Doutrina e Convênios 33:16; 42:12–13. Que experiências pessoais o ajudaram a saber que o Livro de Mórmon tem grande valor?

Imagem
exemplares do Livro de Mórmon em diferentes idiomas

Os escritos dos profetas do Livro de Mórmon se aplicam a nós.

Mórmon 8:26–41; 9:1–30

O Livro de Mórmon foi escrito para nossos dias.

Jesus Cristo mostrou a Morôni o que aconteceria quando o Livro de Mórmon fosse revelado (ver Mórmon 8:34–35), e o que ele viu o levou a fazer advertências vigorosas para nossos dias. Ao ler Mórmon 8:26–41 e 9:1–30, pondere se há quaisquer sinais dessas atitudes e ações em sua vida. O que você faria de modo diferente?

Por exemplo, Mórmon 9:1–30 contém a mensagem de Morôni em resposta à descrença generalizada em Jesus Cristo que ele anteviu em nossos dias. Registre o que você aprende com as palavras dele a respeito do seguinte:

O que você aprende com Morôni que pode ajudá-lo a trazer outras pessoas para se achegarem ao Pai Celestial e a Jesus Cristo?

Imagem
ícone de estudo familiar

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Ao ler as escrituras com sua família, o Espírito pode ajudá-lo a decidir quais princípios devem ser enfatizados e debatidos a fim de satisfazer as necessidades de sua família. Eis algumas ideias.

Mórmon 7:5–7, 10; 9:11–14

O que esses versículos nos ensinam sobre o plano do Pai Celestial e a necessidade de um Salvador?

Mórmon 7:8–10

O que aprendemos em nosso estudo do Livro de Mórmon este ano que ajudou a fortalecer nossa crença na Bíblia? Para começar um debate, leiam juntos algumas escrituras do Livro de Mórmon e da Bíblia que ensinam verdades semelhantes entre si, como: Alma 7:11–13 e Isaías 53:3–5 ou 3 Néfi 15:16–24 e João 10:16.

Mórmon 8:1–9

Como teria sido ficar sozinho como Morôni? O que mais nos chama a atenção a respeito do trabalho que ele realizou?

Mórmon 8:12, 17–21; 9:31

Leiam esses versículos em família e depois leiam a seguinte declaração do élder Jeffrey R. Holland: “Com exceção de Seu perfeito Filho Unigênito, as pessoas imperfeitas sempre foram tudo o que Deus teve para usar em Sua obra. (…) Quando vocês virem imperfeições, lembrem-se de que a limitação não está na divindade da obra” (“Eu creio, Senhor”, A Liahona, maio de 2013, p. 94). Por que é perigoso se concentrar nas imperfeições das pessoas, incluindo dos que escreveram o Livro de Mórmon?

Mórmon 8:36–38

O que significa tomar o nome de Jesus Cristo sobre nós? Por que alguém se envergonharia de tomar sobre si o nome de Jesus Cristo? Como podemos ser destemidos em nosso testemunho do Salvador?

Mórmon 9:16–24

Certos ingredientes são necessários para que um experimento científico ou uma receita sejam feitos com sucesso. Vocês podem fazer uma experiência ou uma receita favorita da família antes de ler Mórmon 9:16–24. Enquanto leem os versículos (em especial os versículos 20–21), identifiquem os “ingredientes” necessários para que os milagres sejam realizados. Que milagres podemos ver no mundo à nossa volta e em nossa família?

Para alguns exemplos de como ensinar as crianças, veja o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Aperfeiçoar seu estudo pessoal

Consultar os recursos oficiais da Igreja. Se você tem dúvidas a respeito do evangelho, os melhores recursos para encontrar as respostas são: a oração, as escrituras, as palavras dos profetas vivos e outras publicações oficiais da Igreja (ver Ensinar à Maneira do Salvador, pp. 17–18, 23–24).

Imagem
Mórmon resumindo as placas de ouro

Mormon Abridging the Plates [Mórmon Resumindo as Placas], de Jon McNaughton