Vem, e Segue-Me
21 a 27 de setembro. 3 Néfi 12–16: “Eis que Eu sou a lei e a luz”


“21 a 27 de setembro. 3 Néfi 12–16: ‘Eis que Eu sou a lei e a luz’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Livro de Mórmon 2020

“21 a 27 de setembro. 3 Néfi 12–16”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2020

Imagem
Jesus chama os Doze Apóstolos

Third Nephi: These Twelve Whom I Have Chosen [Terceiro Néfi: Esses Doze a Quem Escolhi], de Gary L. Kapp

21 a 27 de setembro

3 Néfi 12–16

“Eis que Eu sou a lei e a luz”

Muitos princípios são mencionados em 3 Néfi 12–16. Alguns serão salientados neste esboço, mas você pode estudar outros também. Permita que o Pai Celestial ensine, por meio do Espírito Santo, o que você precisa aprender agora.

Registre suas impressões

Assim como os discípulos de Jesus, que se reuniram no monte da Galileia, o povo que se reuniu no Templo de Abundância vivia sob a lei de Moisés. Eles viviam essa lei porque ela guiava a alma para Cristo (ver Jacó 4:5); agora, Cristo estava diante deles, declarando uma lei maior. Mas, mesmo nós, que nunca vivemos a lei de Moisés, podemos reconhecer que o padrão estabelecido por Jesus a Seus discípulos era uma lei muito superior. Ele declarou: “Quisera que fôsseis perfeitos” (3 Néfi 12:48). Se isso o faz se sentir inadequado, lembre-se de que Jesus também disse: “Bem-aventurados são os pobres em espírito que vêm a mim, porque deles é o reino dos céus (3 Néfi 12:3). Essa lei maior é um convite — uma outra maneira de dizer: “Vinde a mim e sede salvos” (3 Néfi 12:20). Assim como a lei de Moisés, essa lei nos guia a Cristo, o Único que pode nos salvar e nos aperfeiçoar. Ele disse: “Eis que eu sou a lei e a luz. Confiai em mim e perseverai até o fim e vivereis” (3 Néfi 15:9).

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

3 Néfi 12–14

Os ensinamentos do Salvador me mostram como ser um verdadeiro discípulo.

Há muitas verdades, conselhos e advertências em 3 Néfi 12–14. Eis um modo de estudar e aplicar os ensinamentos do Salvador nesses capítulos: Escolha um grupo de versículos e faça um resumo do que eles ensinam em apenas uma frase começando com: “Os verdadeiros discípulos de Cristo…”. Por exemplo, um resumo de 3 Néfi 14:1–5 poderia ser: “Os verdadeiros discípulos de Cristo não julgam”. Escolha um versículo desses capítulos que tenha um significado especial para você e o memorize ou faça uma cópia dele e o coloque onde possa ser visto com frequência. Pense em como você pode aplicar o que aprendeu em seus esforços pessoais de ser um discípulo melhor de Jesus Cristo.

Ver também Mateus 5–7; Lucas 6:20–49.

3 Néfi 12:1–2; 15:23–24; 16:1–6

Bem-aventurados os que acreditam sem terem visto.

Se compararmos o número total dos filhos de Deus, pouquíssimos viram o Salvador e ouviram Sua voz, como aconteceu com o povo em Abundância. A maioria de nós está entre as pessoas descritas em 3 Néfi 12:2; 15:23 e em 16:4–6. Que promessas foram feitas a essas pessoas nesses versículos? Como essas promessas têm sido cumpridas em sua vida?

Ver também João 20:26–29; 2 Néfi 26:12–13; Alma 32:16–18.

3 Néfi 12:21–30; 13:1–8, 16–18; 14:21–23

Agir corretamente não é suficiente; meu coração também precisa ser puro.

Um tema que podemos observar nesses capítulos é o convite do Salvador para vivermos uma lei maior — sermos corretos não somente nas ações exteriores, mas também em nosso coração. Identifique esse tema quando o Salvador fala sobre contendas (3 Néfi 12:21–26), imoralidade (3 Néfi 12:27–30), oração (3 Néfi 13:5–8) e jejum (3 Néfi 13:16–18). Que outros exemplos você encontrou? O que você pode fazer para purificar os desejos do seu coração em vez de se concentrar somente em suas ações exteriores?

3 Néfi 14:7–11

Se eu buscar as “boas dádivas” do Pai Celestial, eu as receberei.

O presidente Russell M. Nelson disse: “Deus realmente quer falar com vocês? Sim! (…) Oh, há muito mais que o Pai Celestial quer que vocês saibam” (“Revelação para a Igreja, revelação para nossa vida”, Liahona, maio de 2018, p. 95). Ao ler o convite do Senhor em 3 Néfi 14:7–11 de pedir, buscar e bater, pense em quais “boas dádivas” Ele gostaria que você pedisse. As escrituras adicionais a seguir podem ajudá-lo a compreender como pedir, buscar e bater. Elas podem também explicar por que algumas orações não são respondidas como você espera: Isaías 55:8–9; Helamã 10:5; Morôni 7:26–27, 33, 37 e Doutrina e Convênios 9:7–9.

Imagem
ícone de estudo familiar

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Ao ler as escrituras com sua família, o Espírito pode ajudá-lo a decidir quais princípios devem ser enfatizados e debatidos a fim de satisfazer as necessidades de sua família. Eis algumas ideias.

3 Néfi 12:48

De que modo a mensagem do élder Jeffrey R. Holland em “Sede vós pois perfeitos — No final!” (A Liahona, novembro de 2017, p. 40) nos ajuda a entender as palavras do Salvador nesse versículo? Você pode procurar também em Morôni 10:32–33.

3 Néfi 12:9, 38–42; 14:3–5, 12

Como esses versículos se aplicam ao relacionamento entre os membros da família? Convide sua família a estabelecer metas de viverem juntos esses princípios com mais fidelidade.

3 Néfi 13:19–21

Esses versículos podem dar início a um debate sobre as coisas que são preciosas para sua família. Que tesouros na terra estão impedindo que vocês juntem tesouros no céu? Você pode reforçar esse ponto, liderando a família em uma caça ao tesouro para encontrar em casa coisas que lembrem os tesouros com valor eterno.

3 Néfi 14:7–11

As crianças pequenas talvez gostem de um jogo inspirado em 3 Néfi 14:8–9 no qual elas pedem uma coisa e recebem algo totalmente diferente. O que o Salvador queria que soubéssemos a respeito do Pai Celestial quando Ele deu esse exemplo?

3 Néfi 14:15–20

Qual é o “bom fruto” que nos ajuda a saber que Joseph Smith ou o atual presidente da Igreja são profetas verdadeiros?

3 Néfi 14:24–27

Pense em maneiras pelas quais você pode ajudar sua família a visualizar a parábola ensinada nesses versículos. Os membros da família podem desenhar, fazer gestos ou montar algo em uma fundação sólida e na areia.

Para alguns exemplos de como ensinar as crianças, veja o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Aperfeiçoar o ensino

Usar atividades com objetos. O Salvador ensinou verdades profundas usando objetos e imagens comuns. Você pode fazer algo semelhante enquanto a família lê 3 Néfi 12–16. Por exemplo, ao ler o capítulo 12, mostre um pouco de sal, uma vela e um casaco. Isso pode levar também a uma boa atividade de revisão. Quando terminarem de ler, mostre novamente esses objetos e pergunte aos membros da família o que o Salvador ensinou sobre cada um deles.

Imagem
Jesus ensina os nefitas

The Savior’s Visit to the People in America [A Visita do Salvador aos Povos da América], de Glen S. Hopkinson