Vem, e Segue-Me
14 a 20 de setembro. 3 Néfi 8–11: “Levantai-vos e aproximai-vos de Mim”


“14 a 20 de setembro. 3 Néfi 8–11: ‘Levantai-vos e aproximai-vos de Mim’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Livro de Mórmon 2020

“14 a 20 de setembro. 3 Néfi 8–11”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2020

Imagem
Jesus aparece aos nefitas

I Am the Light of the World [Eu Sou a Luz do Mundo], de James Fullmer

14 a 20 de setembro

3 Néfi 8–11

“Levantai-vos e aproximai-vos de Mim”

Em 3 Néfi 8–11, as pessoas ouvem a voz de Deus que falava com elas. Enquanto lê esses capítulos, preste atenção ao que a voz Dele fala a você.

Registre suas impressões

“Eis que sou Jesus Cristo, cuja vinda ao mundo foi testificada pelos profetas” (3 Néfi 11:10). Com essas palavras, o Salvador Se apresentou, cumprindo mais de 600 anos de profecias do Livro de Mórmon. O élder Jeffrey R. Holland escreveu: “Essa aparição e essa declaração constituem o ponto central, o momento supremo de toda a história do Livro de Mórmon. Foi a manifestação que havia alentado e inspirado todos os profetas nefitas. (…) Todos haviam falado acerca Dele, cantado sobre Ele, sonhado com Ele e orado por Sua vinda — e ali estava Ele pessoalmente. Que dia glorioso! Enfim chegara o Deus que transforma todas as noites escuras em manhãs radiantes” (Christ and the New Covenant, 1997, pp. 250–251).

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

3 Néfi 8–11

Jesus Cristo é a luz do mundo.

Você vai observar que os temas relacionados à escuridão e à luz — tanto física como espiritual — são repetidos ao longo de 3 Néfi 8–11. O que você aprende com esses capítulos sobre luz e escuridão espiritual? O que traz a escuridão para sua vida? O que traz a luz? Em sua opinião, por que o Salvador decidiu Se apresentar como “a luz e a vida do mundo”? (3 Néfi 9:18; 11:11.) De que modo Jesus Cristo tem sido uma luz em sua vida?

3 Néfi 8–10

Se me arrepender, o Salvador vai me acolher, proteger e curar.

O que você imagina que as pessoas sentiram depois de experimentar a destruição e a escuridão descritas em 3 Néfi 8? E o que podem ter sentido quando ouviram a voz do Salvador falando sobre luz, misericórdia e redenção nos capítulos 9 e 10?

Embora o Salvador tenha declarado que a terrível destruição foi a consequência do pecado do povo, Ele prometeu curar aqueles que se achegassem a Ele e se arrependessem (ver 3 Néfi 9:2, 13). O élder Neil L. Andersen declarou: “Maravilho-me com os braços de misericórdia e amor do Salvador que envolvem a pessoa arrependida, por pior que tenha sido o pecado. Testifico-lhes que o Salvador pode perdoar nossos pecados e está ansioso por fazê-lo” (“Arrependendo-vos (…) para que Eu vos cure”, A Liahona, novembro de 2009, p. 41).

Identifique em 3 Néfi 9–10 as evidências da misericórdia de Cristo e Seu profundo desejo de perdoar. Por exemplo, o que você encontra em 3 Néfi 9:13–22 e em 10:1–6 que o ajuda a sentir o amor e a misericórdia do Salvador? Pense nas experiências em que sentiu que Ele estava “ajuntando” e “alimentando” você (ver 3 Néfi 10:4). Considere a possibilidade de escrever essas experiências em um diário ou conversar sobre elas com seus entes queridos.

3 Néfi 11:1–8

Posso aprender a ouvir e entender a voz de Deus.

Você já sentiu alguma dificuldade para entender uma mensagem que Deus estava lhe transmitindo? Talvez a experiência do povo descrita em 3 Néfi 11:1–8 possa ajudá-lo a entender alguns princípios de como se deve ouvir e compreender a voz de Deus. Observe as características da voz de Deus que o povo ouviu e o que eles fizeram para entendê-la melhor. Como esse relato se aplica aos seus esforços de ouvir e reconhecer a voz de Deus em sua vida por meio de revelação pessoal?

3 Néfi 11:8–17

Jesus Cristo me convida a ganhar um testemunho pessoal Dele.

Cerca de 2.500 pessoas estavam reunidas em Abundância quando Jesus Cristo apareceu (ver 3 Néfi 17:25). Apesar do grande número de pessoas, o Salvador fez um convite para que “um por um” tocasse nas marcas de Suas mãos e de Seus pés (3 Néfi 11:14–15). O que isso sugere sobre a importância das experiências pessoais que edificam a fé em Jesus Cristo? De que maneira o convite do Salvador: “Levantai-vos e aproximai-vos de mim” se aplica a você? (3 Néfi 11:14.) Que experiências o ajudaram a obter um testemunho de que Ele é seu Salvador? Pense em como o exemplo do Salvador nesses versículos pode inspirá-lo em seus esforços de ministrar a outros.

Imagem
Jesus mostra aos nefitas as marcas em Suas mãos.

One by One [Um por Um], de Walter Rane.

Imagem
ícone de estudo familiar

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Ao ler as escrituras com sua família, o Espírito pode ajudá-lo a decidir quais princípios devem ser enfatizados e debatidos a fim de satisfazer as necessidades de sua família. Eis algumas ideias.

3 Néfi 8–9

Para ajudar sua família a se identificar com as experiências descritas em 3 Néfi 8–9, conte novamente ou ouça uma gravação desses capítulos em uma sala escura. Conversem sobre como seria passar três dias no escuro. Vocês podem falar sobre como Jesus Cristo é “a luz (…) do mundo” (3 Néfi 9:18).

3 Néfi 10:1–6

O simbolismo de uma galinha juntando seus pintinhos pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar as crianças a compreender o caráter e a missão do Salvador. Leia esses versículos mostrando uma figura de uma galinha com pintinhos. Por que a galinha precisa juntar seus pintinhos? Por que o Salvador deseja nos levar para junto Dele? O que poderia acontecer se um pintinho escolhesse não se juntar quando for chamado?

3 Néfi 11:1–7

Leia alguns desses versículos com uma “voz mansa” e suave (3 Néfi 11:3). O que as pessoas precisaram fazer para entender a voz que vinha do céu? O que aprendemos com essa experiência?

3 Néfi 11:21–38

Alguém em sua família está se preparando para ser batizado? Para ajudar nessa preparação, leia 3 Néfi 11:21–38. De que modo pensar sobre os ensinamentos do Salvador nesses versículos ajuda os membros da família que já foram batizados?

3 Néfi 11:29–30

O que esses versículos nos ensinam sobre as contendas? Como podemos “cessar” as contendas e as brigas? (3 Néfi 11:30.)

Para alguns exemplos de como ensinar as crianças, veja o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Aperfeiçoar o estudo pessoal

Registrar suas impressões. O élder Richard G. Scott disse: “O conhecimento cuidadosamente registrado é um conhecimento disponível nos momentos de necessidade. (…) Essa prática aumenta a probabilidade de recebermos mais luz” (“Como obter conhecimento espiritual”, A Liahona, janeiro de 1994, p. 95).

Imagem
Jesus aparece aos nefitas

One Shepherd [Um Pastor], de Howard Lyon