Vem, e Segue-Me
24 a 30 de agosto. Helamã 7–12: “Lembrar-se do Senhor”


“24 a 30 de agosto. Helamã 7–12: ‘Lembrar-se do Senhor’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Livro de Mórmon 2020

“24 a 30 de agosto. Helamã 7–12”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2020

Imagem
Néfi orando na torre do jardim

Ilustração de Néfi em uma torre no jardim, de Jerry Thompson

24 a 30 de agosto

Helamã 7–12

“Lembrar-se do Senhor”

Néfi, Leí e outros recebiam “diariamente muitas revelações” (Helamã 11:23). As revelações frequentes não são dadas somente aos profetas — elas também estão disponíveis para você. Registrar suas impressões pode ajudá-lo a receber revelação com mais frequência.

Registre suas impressões

Helamã, pai de Néfi, disse aos filhos: “Lembrai-vos, lembrai-vos”, porque queria que se lembrassem de seus antepassados, das palavras dos profetas e, mais importante de tudo, que se lembrassem de “nosso Redentor, que é Cristo” (ver Helamã 5:5–14). Fica claro que Néfi realmente se lembrou, porque foi a mesma mensagem que ele declarou, de modo “infatigável”, ao povo anos mais tarde (Helamã 10:4). “Oh! Como pudestes vos esquecer de vosso Deus?” (Helamã 7:20), ele perguntou. Todos os esforços de Néfi ao pregar, orar, operar milagres e pedir que o Senhor enviasse fome foram tentativas de ajudar o povo a buscar a Deus e se lembrar Dele. De muitas maneiras, esquecer-nos de Deus é um problema ainda maior do que não O conhecer, e é fácil esquecê-Lo quando nossa mente se distrai com as “coisas vãs deste mundo” e fica obscurecida pelo pecado (Helamã 7:21; ver também Helamã 12:2). Mas, como mostra o ministério de Néfi, nunca é tarde demais para nos lembrarmos e “[voltarmo-nos] para o Senhor [nosso] Deus” (Helamã 7:17).

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

Helamã 7–11

Os profetas revelam a vontade de Deus.

Muitos profetas são citados em todo o Livro de Mórmon, mas Helamã 7–11 é particularmente um bom lugar para aprender o que é um profeta, o que ele faz e como devemos receber suas palavras. Enquanto lê esses capítulos, preste atenção às ações de Néfi, aos pensamentos dele e como ele interage com o Senhor. Como o ministério de Néfi nos ajuda a compreender melhor o papel dos profetas em nossos dias? Aqui estão alguns exemplos. O que mais você encontrou?

Helamã 7:17–22:Os profetas conclamam o arrependimento e advertem sobre as consequências do pecado.

Helamã 7:29; 9:21–36:Os profetas sabem, por revelação de Deus, o que as pessoas precisam ouvir.

Helamã 10:7:Os profetas recebem poder de selar na terra e no céu (ver também Mateus 16:19; D&C 132:46).

Helamã 10:4–7, 11–12:

Como esses versículos influenciam a maneira como você se sente a respeito de nosso profeta vivo? O que ele ensinou recentemente? O que você está fazendo para ouvir e seguir a orientação dele?

Helamã 9–10

Sinais e milagres são úteis, mas não suficientes para edificar uma fé duradoura.

Se os sinais e os milagres fossem suficientes para mudar o coração de uma pessoa, então todos os nefitas teriam sido convertidos pelos extraordinários sinais dados por Néfi em Helamã 9. Em vez disso, “surgiu entre o povo uma divisão” (Helamã 10:1) porque muitos deles “[endureceram] o coração” (Helamã 10:15). De que modo os iníquos normalmente reagem aos sinais e milagres? (Ver Helamã 10:12–15; ver também 3 Néfi 2:1–2.) Qual o perigo de fazer dos sinais o alicerce de um testemunho? (Ver “Sinais”, Tópicos do evangelho, topics.ChurchofJesusChrist.org.)

Helamã 10:2–4

A ponderação convida a revelação.

Se você alguma vez se sentiu oprimido, ansioso ou confuso, poderá aprender uma lição importante com o exemplo de Néfi em Helamã 10:2–4. O que ele fez quando se sentiu “extremamente desanimado”? (Versículo 3.)

O presidente Henry B. Eyring ensinou: “Quando ponderamos, propiciamos a revelação do Espírito. Ponderar, para mim, é a reflexão e a oração que faço depois de ler e estudar as escrituras cuidadosamente” (“Servir com Espírito”, A Liahona, novembro de 2010, p. 60). Como você poderia criar o hábito da ponderação? Veja uma maneira de ponderar regularmente sobre a palavra de Deus lendo a mensagem do irmão Devin G. Durrant “Meu coração nelas medita continuamente” (A Liahona, novembro de 2015, p. 112).

Ver também Provérbios 4:26; Lucas 2:19; 1 Néfi 11:1; 2 Néfi 4:15–16; 3 Néfi 17:3; Morôni 10:3; D&C 88:62.

Helamã 12

O Senhor quer que eu me lembre Dele.

Em Helamã 12, Mórmon, que estava resumindo o registro, inclui uma das lições que podemos aprender com o relato de Néfi nos capítulos anteriores. Pense em usar isso como uma oportunidade de avaliar seu próprio coração. Você pode até fazer uma lista das coisas que Mórmon cita que fizeram com que as pessoas se esquecessem do Senhor. O que ajuda você a se lembrar Dele? O que se sente inspirado a mudar por causa do que aprendeu?

Imagem
ícone de estudo familiar

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Ao ler as escrituras com sua família, o Espírito pode ajudá-lo a decidir quais princípios devem ser enfatizados e debatidos a fim de satisfazer as necessidades de sua família. Eis algumas ideias.

Helamã 7–9

Que semelhanças vemos entre o que Néfi fez e o que os profetas de hoje em dia fazem? O que nosso profeta está ensinando hoje em dia? Escolha um conselho recente do profeta e converse com sua família sobre o que vocês podem fazer para seguir melhor esse conselho.

Helamã 10:4–5, 11–12

De que modo Néfi demonstrou que estava buscando fazer a vontade do Senhor e não a dele? Como podemos seguir seu exemplo? Quais são algumas maneiras pelas quais nossa família pode melhorar em fazer a vontade do Senhor?

Helamã 11:1–16

O que Néfi desejava e o que fez a respeito? O que aprendemos sobre a oração com o exemplo de Néfi?

Helamã 11:17–23

O que aprendemos sobre Leí, o irmão de Néfi, em Helamã 11:17–23? Quem conhecemos que vive uma vida reta, sem receber grandes reconhecimentos por isso?

Helamã 12:1–6

Pense em uma atividade com objetos para ajudar sua família a entender o significado de “inconstante”. Por exemplo, peça a um membro da família que tente equilibrar algo sobre a cabeça. Depois, peça aos outros membros da família que identifiquem em Helamã 12:1–6 algumas razões que fazem com que as pessoas sejam inconstantes em seguir ao Senhor. Como podemos permanecer espiritualmente constantes?

Para alguns exemplos de como ensinar as crianças, veja o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Aperfeiçoar o ensino

Revisão. Eis uma ideia para ajudar os membros da família a se lembrarem das escrituras que estão aprendendo: Escolha um versículo que você considerou significativo, faça um cartaz e o coloque em algum lugar de destaque na casa onde todos possam ver com frequência. Peça aos membros da família que se revezem na escolha de uma escritura que ficará exposta e conversem sobre ela quando a família se reunir, durante as refeições ou na oração familiar.

Imagem
Descobre-se que Seântum é o assassino

© The Book of Mormon for Young Readers, Seantum — The Murderer Is Discovered [Seântum — O Assassino É Descoberto], de Briana Shawcroft; reprodução proibida