Vem, e Segue-Me
10 a 16 de fevereiro. 2 Néfi 6–10: “Oh! Quão grande é o plano de nosso Deus!”


“10 a 16 de fevereiro. 2 Néfi 6–10: ‘Oh! Quão grande é o plano de nosso Deus!’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Livro de Mórmon 2020

“10 a 16 de fevereiro. 2 Néfi 6–10”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2020

Imagem
Jesus orando no Getsêmani

Not My Will, But Thine, Be Done [Não Se Faça a Minha Vontade, Mas a Tua], de Harry Anderson

10 a 16 de fevereiro

2 Néfi 6–10

“Oh! Quão grande é o plano de nosso Deus!”

Ao ler 2 Néfi 6–10, pondere o que o Senhor está tentando ensinar a você. Ao identificar essas verdades, anote-as e reflita sobre como você pode colocar em prática o que está aprendendo.

Registre suas impressões

Havia se passado pelo menos 40 anos desde que Leí saíra de Jerusalém. Eles estavam numa terra nova, desconhecida e a meio mundo de distância de Jerusalém e do restante do povo do convênio de Deus. Leí tinha morrido, e sua posteridade já havia começado uma contenda que duraria séculos entre os nefitas — “os que acreditavam nas advertências e revelações de Deus” — e os lamanitas, que não acreditavam nessas coisas (2 Néfi 5:6). Nessas circunstâncias, Jacó, que era o irmão mais novo de Néfi e agora tinha sido ordenado mestre entre os nefitas, queria que o povo do convênio soubesse que Deus jamais os esqueceria, portanto eles jamais deveriam esquecê-Lo. Essa é uma mensagem que com certeza precisamos no mundo de hoje, no qual os convênios são depreciados e as revelações rejeitadas. “Lembremo-nos dele (…) pois não fomos rejeitados. (…) Grandes são as promessas do Senhor”, disse ele (2 Néfi 10:20–21). Entre essas promessas, nenhuma é maior do que a promessa da “expiação infinita” para sobrepujar a morte e o inferno (2 Néfi 9:7). “Animai-vos, portanto”, concluiu Jacó (2 Néfi 10:23).

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

2 Néfi 6–8

O Senhor é misericordioso com Seu povo e cumprirá Suas promessas.

Para ajudar seu povo a entender que eles eram parte da casa de Israel e podiam confiar em Deus e Suas promessas, Jacó citou as profecias de Isaías registradas em 2 Néfi 6–8. Isaías descreveu a dispersão de Israel, bem como sua coligação e redenção prometidas pelo Salvador. Ao fazer sua leitura, pondere as perguntas a seguir:

  • O que esses versículos ensinam sobre o amor redentor do Salvador por mim?

  • Que consolo o Salvador oferece àqueles que O buscam?

  • O que posso fazer para “esperar” com mais fé pelo Salvador e por Suas bênçãos prometidas?

2 Néfi 9:1–26

Por meio de Sua Expiação, Jesus Cristo libertou todas as pessoas da morte física e espiritual.

Que palavras ou simbolismos você usaria para mostrar a alguém nossa necessidade premente de um Redentor para nos resgatar da morte e do pecado? Jacó usou as palavras “terrível monstro”. O que Jacó ensina sobre “aquele monstro, morte e inferno” e a “fuga” que Deus preparou para nós? (2 Néfi 9:10.) Ao ler 2 Néfi 9:1–26, você poderia marcar de uma cor o que nos aconteceria se não tivéssemos a Expiação de Jesus Cristo. Depois, com outra cor, o que recebemos por meio da Expiação do Salvador. Que verdades sobre a Expiação de Jesus Cristo fazem com que você louve a “sabedoria de Deus, sua misericórdia e graça”? (2 Néfi 9:8.)

Ver também “Expiação de Jesus Cristo”, Tópicos do evangelho, topics.ChurchofJesusChrist.org.

2 Néfi 9:27–54

Posso vir a Cristo e receber as bênçãos gloriosas de Sua Expiação.

Jesus Cristo veio “ao mundo para salvar todos os homens, se eles derem ouvidos à sua voz” (2 Néfi 9:21; grifo do autor). Em outras palavras, precisamos estar dispostos a aceitar as bênçãos de salvação que Ele oferece. Depois de descrever o grande plano de redenção, Jacó deu alertas e fez convites importantes em 2 Néfi 9:27–54 para nos ajudar a receber as bênçãos da Expiação. Você poderia anotá-los num quadro como este:

Alertas

Convites

Alertas

Convites

Alertas

Convites

O que você se sente inspirado a fazer em resposta a esses alertas e convites?

2 Néfi 10:20, 23–25

Devido ao sacrifício de Jesus Cristo, posso ter bom ânimo.

A mensagem de Jacó é de alegria. “Eu vos digo estas coisas a fim de alegrar-vos”, disse ele, “para que levanteis a cabeça para sempre” (2 Néfi 9:3). Ao ler 2 Néfi 10:20, 23–25, o que lhe dá esperança? De acordo com 2 Néfi 9–10, que outros motivos você encontrou para ter esperança? O que você vai fazer para se lembrar dessas coisas quando se sentir desanimado?

Ver também João 16:33.

Imagem
ícone de estudo familiar

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Ao ler as escrituras com sua família, o Espírito pode ajudá-lo a decidir quais princípios devem ser enfatizados e debatidos a fim de satisfazer as necessidades de sua família. Veja estas ideias.

2 Néfi 8:3–7

Ao lerem 2 Néfi 8:3, você poderia mostrar gravuras de um deserto e de um jardim. De que maneira o Senhor transforma os desertos de nossa vida em jardins? Nos versículos 4–7, que conselho o Senhor nos dá para que recebamos a alegria descrita no versículo 3?

2 Néfi 8:24–25

De que modo as palavras encorajadoras de Isaías ao povo de Sião nos fortalecem em nosso empenho de nos tornar discípulos mais fiéis de Jesus Cristo? De que maneira as ações de levantar de manhã e de nos vestir são semelhantes ao que Deus quer que façamos espiritualmente?

2 Néfi 9:1–26

O que sua família poderia fazer para entender melhor a magnitude da “expiação infinita” de Jesus Cristo? (Versículo 7.) Talvez vocês possam pensar em certas coisas ou olhar para coisas que parecem infinitas em número, como os pedacinhos de grama em um gramado, os grãos de areia numa praia ou as estrelas do céu. De que modo a Expiação do Salvador é infinita? Que frases em 2 Néfi 9 aprofundam nossa gratidão pelo que o Salvador fez por nós?

2 Néfi 9:27–44

Talvez em um dia desta semana sua família pudesse procurar 2 Néfi 9:27–38 e identificar os alertas (que começam com “ai”). Quais desses alertas parecem particularmente importantes de serem debatidos com sua família? Em outro dia, vocês poderiam procurar 2 Néfi 9:39–44 e identificar o pedido de Jacó para que seu povo se lembrasse de certas coisas.

2 Néfi 9:28–29, 50–51

Quais seriam alguns exemplos da “vaidade e [da] fraqueza e [da] insensatez dos homens”? (Versículo 28.) O que podemos fazer para dar mais valor às coisas de Deus e menos valor às coisas do mundo?

2 Néfi 9:45

Talvez sua família goste de fazer correntes de papel, e cada um poderia experimentar ficar “preso” com as correntes e depois ser “libertado”. De que maneira as correntes são como os pecados? Como o Salvador nos ajuda a nos livrar dessas correntes?

Para alguns exemplos de como ensinar as crianças, veja o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Aperfeiçoar o ensino

Esteja disponível e acessível. “Alguns dos melhores momentos de ensino começam com uma pergunta ou uma preocupação no coração de um membro da família. (…) Deixe que eles percebam, por meio de suas palavras e ações, que você está ansioso para ouvi-los (ver Ensinar à Maneira do Salvador, p. 16).

Imagem
Jesus curando as pessoas

Jesus Cristo salvará todos os filhos de Deus “se eles derem ouvidos à sua voz” (2 Néfi 9:21). He Healed Many of Diverse Diseases [Ele Curou Muitos de Várias Doenças], de J. Kirk Richards