Vem, e Segue-Me
3 a 9 de fevereiro. 2 Néfi 1–5: “Vivemos segundo o padrão da felicidade”


“3 a 9 de fevereiro. 2 Néfi 1–5: ‘Vivemos segundo o padrão da felicidade’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Livro de Mórmon 2020

“3 a 9 de fevereiro. 2 Néfi 1–5”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2020

Imagem
Adão e Eva saindo do Jardim do Éden

Adam and Eve, de Douglas Fryer

3 a 9 de fevereiro

2 Néfi 1–5

“Vivemos segundo o padrão da felicidade”

As escrituras podem abrir as portas para a revelação pessoal. Ao ler 2 Néfi 1–5, talvez você descubra que o Senhor tem alguma coisa específica para lhe ensinar.

Registre suas impressões

Se você soubesse que sua vida estava chegando ao fim, quais seriam as últimas palavras que você diria às pessoas que mais ama? Quando o profeta Leí sentiu que logo morreria, ele reuniu seus filhos uma última vez para profetizar e falar com as pessoas que mais amava das verdades do evangelho que ele valorizava. Ele ensinou sobre a liberdade, a obediência, a Queda de Adão e Eva, a redenção por intermédio de Jesus Cristo e a alegria. Nem todos os seus filhos aceitaram seu testemunho final, mas os que o fizeram, bem como os milhões que leem sua mensagem hoje, encontraram em seu testemunho princípios para viver “segundo o padrão da felicidade” (2 Néfi 5:27).

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

2 Néfi 2

Sou livre para escolher a vida eterna.

O élder D. Todd Christofferson disse: “Deus deseja que Seus filhos ajam de acordo com o arbítrio moral que Ele lhes deu. (…) É Seu plano e Sua vontade que desempenhemos o papel principal de tomar as decisões no drama de nossa própria vida” (“Livres para sempre, para agirem por si mesmos”, A Liahona, novembro de 2014, p. 17). Em seus ensinamentos sobre o arbítrio, Leí identificou as condições essenciais para que o arbítrio seja possível e que permitem que alcancemos nosso potencial divino, inclusive o seguinte:

  1. Conhecimento do bem e do mal (2 Néfi 2:5)

  2. A lei que foi dada à humanidade (2 Néfi 2:5)

  3. Oposição, escolhas que nos atraem (2 Néfi 2:11)

  4. Poder para agir (2 Néfi 2:16)

Ao ler 2 Néfi 2, o que você aprendeu a respeito de cada uma dessas condições do arbítrio e da relação existente entre elas? O que aconteceria ao nosso arbítrio se uma ou mais dessas condições não existissem? O que mais você aprendeu sobre o arbítrio com as palavras de Leí?

2 Néfi 2:22–29

A Queda e a Expiação de Jesus Cristo são partes essenciais do plano do Pai Celestial.

Muitas pessoas acham que a Queda de Adão e Eva foi algo terrível. Contudo, os ensinamentos de Leí sobre a Queda revelam que ela foi uma parte necessária do plano do Pai Celestial para nosso progresso eterno. Ao ler esses versículos, identifique por que a Queda precisava ter acontecido para que nós, os filhos do Pai Celestial, pudéssemos progredir. Como o sacrifício expiatório do Salvador nos redime da Queda?

Ver também Moisés 5:9–12; 6:51–62; “Queda de Adão”, Tópicos do evangelho, topics.ChurchofJesusChrist.org.

2 Néfi 3:6–24

Joseph Smith foi preordenado para restaurar o evangelho.

A última parte de 2 Néfi 3 contém uma profecia dada a José do Egito sobre um futuro vidente que teria o mesmo nome que ele (ver os versículos 14–15) — Joseph Smith. Também fala muito sobre a missão de Joseph Smith. O que os versículos 6–24 dizem que Joseph Smith, um “vidente escolhido”, faria para abençoar o povo de Deus? De que maneira a obra de Joseph Smith foi “de grande benefício” para você?

Uma parte importante da missão de Joseph Smith foi revelar os escritos da semente de José, que estão no Livro de Mórmon. O que você aprendeu nesse capítulo sobre a importância do Livro de Mórmon?

Ver também Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:24–38 (no apêndice da Bíblia).

Imagem
o profeta Joseph Smith

Prophet of the Lord, de David Lindsley

2 Néfi 4:15–35

Posso me voltar para Deus em minhas fraquezas.

Néfi tinha perdido o pai havia pouco tempo. A responsabilidade de guiar a família agora estava sobre ele. Ele se sentiu rodeado de tentações e desanimado por causa de seus pecados. Mesmo que sua situação não seja a mesma que a de Néfi, talvez você se identifique com alguns de seus pensamentos e emoções registrados em 2 Néfi 4:15–35. O que ajudou Néfi em suas aflições? De que maneira o modo como Néfi enfrentou suas dificuldades pode ajudar você a enfrentar seus problemas?

2 Néfi 5

Ao viver o evangelho, encontramos felicidade.

Como você definiria felicidade? Néfi escreveu que seu povo vivia “segundo o padrão da felicidade” (2 Néfi 5:27). Procure as escolhas que Néfi e seu povo fizeram que os levaram à felicidade — como eles apoiaram uns aos outros e suas respectivas famílias, o que eles valorizavam na comunidade deles, etc. O que você aprendeu que pode ajudá-lo a ter uma vida feliz como o povo de Néfi?

2 Néfi 5:20–21

Qual foi a maldição que caiu sobre os lamanitas?

Na época de Néfi, a maldição dos lamanitas foi a de serem “afastados da presença do Senhor (…) por causa de sua iniquidade” (2 Néfi 5:20–21). Isso significava que o Espírito do Senhor tinha sido retirado de sua vida. Quando os lamanitas se arrependeram e decidiram viver o evangelho de Jesus Cristo, “a maldição de Deus não mais os acompanhou” (Alma 23:18).

O Livro de Mórmon também afirma que uma marca de pele escura apareceu nos lamanitas depois que os nefitas se separaram deles. A natureza e aparência dessa marca não são totalmente compreendidas. A marca inicialmente diferenciou os lamanitas dos nefitas. Mais tarde, à medida que os nefitas e os lamanitas passaram por períodos de iniquidade e retidão, a marca se tornou irrelevante como um indicador da posição dos lamanitas diante de Deus.

Os profetas afirmam em nossos dias que a pele escura não é um sinal de desagrado ou de maldição divina. A Igreja adota o ensino de Néfi de que o Senhor “não repudia quem quer que o procure, negro e branco, escravo e livre, homem e mulher” (2 Néfi 26:33). O presidente Russell M. Nelson declarou: “O Senhor salientou Sua essencial doutrina da igualdade de oportunidades para Seus filhos. (…) Diferenças em coisas como cultura, idioma, gênero, raça e nacionalidade se tornam insignificantes quando os fiéis entram no caminho do convênio e se aproximam de nosso amado Redentor” (“President Nelson Remarks at Worldwide Priesthood Celebration”, 1º de junho de 2018, newsroom.ChurchofJesusChrist.org).

 

Imagem
ícone de estudo familiar

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Ao ler as escrituras com sua família, o Espírito vai ajudá-lo a decidir quais princípios devem ser enfatizados e debatidos a fim de satisfazer as necessidades de sua família. Veja estas ideias.

2 Néfi 1:13–25

O que esses versículos ensinam sobre os maiores desejos de um pai justo para seus filhos?

2 Néfi 3:6

Leiam juntos o verbete “Vidente” no Guia para Estudo das Escrituras. De que modo Joseph Smith foi um vidente? Por que somos gratos pelo trabalho realizado por Joseph Smith? (Ver 2 Néfi 3:6–24.)

2 Néfi 4:20–25

Ao ler 2 Néfi 4:20–25 com sua família, faça uma pausa após cada versículo e peça que contem quando se sentiram da maneira como Néfi descreveu nessas passagens. O que Deus já fez por nossa família?

2 Néfi 5

De que modo sua família está vivendo “segundo o padrão da felicidade”? Ao ler 2 Néfi 5 com sua família, vocês poderiam debater as coisas que Néfi valorizava: a família (versículo 6), os mandamentos (versículo 10), as escrituras (versículo 12), a educação (versículo 15), os templos (versículo 16), o trabalho (versículo 17) e os chamados da Igreja (versículo 26). Uma das maneiras de fazer isso é mostrar objetos que representem algumas dessas coisas e conversar sobre como mostramos que valorizamos essas coisas, assim como fizeram os nefitas.

Para mais ideias sobre como ensinar às crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Aperfeiçoar o ensino

Seja observador. Se você prestar atenção ao que acontece na vida de seus filhos, descobrirá excelentes oportunidades de ensino. Os comentários e as perguntas que seus filhos fazem também podem criar boas oportunidades de ensino. (Ver Ensinar à Maneira do Salvador, p. 16.)

Imagem
A família de Leí ajoelhada na praia

Lehi and His People Arrive in the New World, de Clark Kelley Price