Vem, e Segue-Me
6 a 12 de janeiro. 1 Néfi 1–7: “Eu irei e cumprirei”


“6 a 12 de janeiro. 1 Néfi 1–7: ‘Eu irei e cumprirei’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Livro de Mórmon 2020

“6 a 12 de janeiro. 1 Néfi 1–7”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2020

Imagem
a família de Leí viajando pelo deserto

Lehi Traveling Near the Red Sea [Leí Viajando Próximo ao Mar Vermelho], de Gary Smith

6 a 12 de janeiro

1 Néfi 1–7

“Eu irei e cumprirei”

Néfi escreveu “as coisas de Deus” (1 Néfi 6:3). Ao estudar o registro de Néfi, preste atenção às coisas de Deus que você encontrar, especialmente às impressões do Espírito.

Registre suas impressões

O Livro de Mórmon começa com um relato de uma família de verdade que passou por dificuldades reais. Isso aconteceu em 600 a.C., mas existem coisas sobre esse relato que podem parecer comuns às famílias de hoje. Essa família vivia num mundo que estava se tornando cada vez mais iníquo, mas o Senhor prometeu a eles que, se O seguissem, Ele os conduziria a um local seguro. Nessa jornada, tiveram bons e maus momentos; receberam muitas bênçãos e viram muitos milagres, mas também tiveram seu quinhão de brigas e desentendimentos. Raramente nas escrituras encontramos um relato tão longo sobre uma família tentando viver o evangelho: um pai fazendo todo o possível para inspirar fé à sua família, filhos tentando decidir se vão ou não acreditar nele, uma mãe temerosa pela segurança dos filhos e irmãos lidando com ciúmes e brigas — e às vezes perdoando uns aos outros. De modo geral, qualquer pessoa será imensamente beneficiada se seguir os exemplos de fé que essa família demonstrou apesar de suas imperfeições.

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

1 Néfi 1–6

As escrituras são de grande valor.

Os seis primeiros capítulos do Livro de Mórmon contêm muitas referências a livros e registros sagrados e à palavra do Senhor. Ao ler 1 Néfi 1–6, o que você aprendeu que explica por que a palavra de Deus é de “grande valor”? (1 Néfi 5:21.) O que essas passagens ensinam sobre as escrituras? O que você encontrou que o motiva a estudar as escrituras com mais empenho?

Ver também o vídeo “O Legado das Escrituras” no site ChurchofJesusChrist.org.

1 Néfi 1:7–15

O Livro de Mórmon testifica de Jesus Cristo.

Fiel a seu propósito declarado na página de rosto de convencer a todos que Jesus é o Cristo, o Livro de Mórmon começa com a extraordinária visão que Leí teve do Salvador. O que você aprendeu a respeito de Jesus Cristo com a visão de Leí? Quais são algumas das “grandes e maravilhosas” obras que o Salvador realizou em sua vida? (1 Néfi1:14.)

1 Néfi 2

Quando busco o Senhor e confio Nele, Ele enternece meu coração.

Embora Lamã, Lemuel e Néfi tenham sido criados na mesma família e tenham tido experiências semelhantes, existe um contraste bem grande entre a maneira como eles reagiram à orientação divina que o pai deles recebeu nesse capítulo. Ao ler 1 Néfi 2, procure identificar por que o coração de Néfi foi enternecido ao passo que o de seus irmãos não. Você poderia também refletir sobre suas próprias reações ao receber orientação do Senhor seja por meio do Espírito Santo ou do profeta. Em que situação você sentiu que o Senhor enterneceu seu coração para que você conseguisse aceitar melhor Sua orientação e Seu conselho?

1 Néfi 3–4

O Pai Celestial vai preparar um caminho para que eu faça Sua vontade.

Quando o Senhor ordenou a Leí e sua família que obtivessem as placas de latão de Labão, Ele não deu instruções específicas sobre como deveriam cumprir esse mandamento. Isso muitas vezes acontece com outros mandamentos ou com revelações pessoais que recebemos de Deus, e isso pode nos levar a sentir que Ele nos pediu “uma coisa difícil” (1 Néfi 3:5). O que lhe chama a atenção sobre a reação de Néfi ao mandamento que se encontra em 1 Néfi 3:7, 15–16? Há alguma coisa que você sente que deve ir e cumprir?

Ao estudar 1 Néfi 1–7, procure as maneiras pelas quais Deus preparou o caminho para Leí e sua família. De que modo Ele tem feito isso por você?

Ver também Provérbios 3:5–6; 1 Néfi 17:3; “Obediência”, Tópicos do evangelho, topics.ChurchofJesusChrist.org; Coleção de Vídeos do Livro de Mórmon no site ChurchofJesusChrist.org ou no aplicativo Biblioteca do Evangelho.

1 Néfi 4:1–3; 5:1–8; 7:6–21

Lembrar das obras de Deus pode me dar a fé necessária para obedecer a Seus mandamentos.

Quando Lamã e Lemuel tinham vontade de reclamar, geralmente Néfi e Leí estavam por perto para lhes dar bom ânimo e admoestá-los. Quando você sente vontade de reclamar, ler as palavras de Néfi e Leí pode lhe dar uma nova perspectiva e conselhos valiosos. Como Néfi e Leí tentaram ajudar seus familiares a edificar a fé em Deus? (Ver 1 Néfi 4:1–3; 5:1–8; 7:6–21.) O que você aprendeu com o exemplo deles que poderia ajudá-lo da próxima vez que for tentado a reclamar ou a se rebelar?

Imagem
ícone de estudo familiar

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Ao ler as escrituras com sua família, o Espírito pode ajudá-lo a decidir quais princípios devem ser enfatizados e debatidos a fim de satisfazer as necessidades de sua família. Veja estas ideias.

1 Néfi 1–7

Durante todo o estudo de 1 Néfi 1–7, você poderia incentivar sua família a observar as interações entre as pessoas da família de Leí e Saria. O que podemos aprender com o relacionamento deles que poderia ajudar nossa família?

Imagem
Néfi e sua família estudando as placas

Néfi e sua família valorizavam as palavras dos profetas.

1 Néfi 2:20

O princípio em 1 Néfi 2:20 é repetido muitas vezes em todo o Livro de Mórmon. Como sua família pode aplicá-lo na vida deles ao estudarem juntos o Livro de Mórmon este ano? Talvez vocês possam fazer um cartaz juntos, mostrando a promessa do Senhor nesse versículo e colocá-lo em algum lugar da casa. Ele poderia servir de lembrete para que vocês conversem periodicamente sobre como têm visto o Senhor abençoar sua família com prosperidade quando guardam Seus mandamentos. Talvez seja interessante escrever essas experiências no cartaz.

1 Néfi 2:11–13; 3:5–7

Sua família poderia tirar bom proveito de observar a diferença entre as reações de Lamã e Lemuel aos mandamentos do Senhor e o modo como Néfi reagiu. O que podemos aprender em 1 Néfi 2:11–13; 3:5–7 sobre murmurar? Que bênçãos recebemos quando exercemos fé?

1 Néfi 3:19–20; 5:10–226

Esses versículos poderiam motivar sua família a fazer um registro de acontecimentos e experiências importantes na vida deles. Talvez vocês possam começar um diário familiar, semelhante aos registros que Néfi e Leí fizeram sobre as experiências de sua família. O que vocês incluiriam no diário familiar?

1 Néfi 7:19–21

O que mais nos impressiona sobre o exemplo de Néfi nesses versículos? De que modo nossa família foi abençoada quando perdoamos sinceramente uns aos outros?

Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Aperfeiçoar o ensino

Estude as escrituras regularmente. Uma forma significativa de ensinar o evangelho no lar é criar oportunidades frequentes de ensino para sua família. O presidente Thomas S. Monson ensinou: “Ler muito de uma vez só não dá nem de longe tão bons resultados como a leitura e aplicação diária das escrituras a nossa vida” (“Dê o melhor de si”, A Liahona, maio de 2009, p. 68).

Imagem
Néfi em pé, ao lado de Labão bêbado

I Did Obey the Voice of the Spirit [Eu Realmente Obedeci à Voz do Espírito], de Walter Rane