Vem, e Segue-Me 2024
11 a 17 de novembro: “Quando rasgardes esse véu de incredulidade”. Éter 1–5


“11 a 17 de novembro: ‘Quando rasgardes esse véu de incredulidade’. Éter 1–5”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: Livro de Mórmon 2024

“11 a 17 de novembro. Éter 1–5”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: 2024

Imagem
Os jareditas viajando pelo deserto

Os Jareditas Partindo de Babel, de Albin Veselka

11 a 17 de novembro: “Quando rasgardes esse véu de incredulidade”

Éter 1–5

Embora seja verdade que os caminhos de Deus são mais altos do que os nossos e que devemos sempre submeter nossa vontade à Dele, Ele também nos incentiva a pensar e agir por nós mesmos. Essa foi uma lição que Jarede e seu irmão aprenderam. Por exemplo, a ideia de viajar para uma nova “terra escolhida entre todas as do mundo” parece ter começado com Jarede, e o Senhor atendeu ao pedido, dizendo ao irmão de Jarede: “E assim farei contigo, porque me invocaste este longo tempo” (ver Éter 1:38–43). E, quando o irmão de Jarede precisava de luz dentro dos barcos que os levariam à terra prometida, o Senhor fez uma pergunta que geralmente perguntamos a Ele: “Que desejais que eu faça?” (Éter 2:23.) O Senhor quer ouvir nossos pensamentos e ideias, e Ele vai ouvir e dar Sua confirmação ou outro conselho. Às vezes, a única coisa que nos separa das bênçãos que buscamos é nosso próprio “véu de incredulidade” e, se conseguirmos “[rasgar] esse véu” (Éter 4:15), podemos nos surpreender com o que o Senhor deseja fazer por nós.

Ver também “The Lord Appears to the Brother of Jared” [O Senhor Aparece ao Irmão de Jarede] (vídeo), Biblioteca do Evangelho.

Ideias de aprendizado em casa e na igreja

Éter 1:33–43

Se eu clamar ao Senhor, Ele terá compaixão de mim.

Éter 1:33–43 nos fala a respeito das três orações do irmão de Jarede. O que você aprendeu com a resposta do Senhor a cada oração? Pense a respeito de quando você sentiu a compaixão do Senhor ao clamar a Ele em oração. Registre essa experiência e a compartilhe com alguém que talvez precise ouvir seu testemunho.

Ver também “Secreta oração”, Hinos, nº 81.

Éter 2; 3:1–6; 4:7–15

Imagem
ícone do seminário
Posso receber revelação para minha vida.

O presidente Russell M. Nelson afirmou: “Imploro para que aumentem sua capacidade espiritual de receber revelações. (…) Escolham fazer o trabalho espiritual necessário para desfrutar o dom do Espírito Santo e ouvir a voz do Espírito com mais frequência e de modo mais claro” (“Revelação para a Igreja, revelação para nossa vida”, Liahona, maio de 2018, p. 96).

Ao estudar Éter 2; 3:1–6 e 4:7–15, o que você aprendeu sobre “o trabalho espiritual” mencionado pelo presidente Nelson? Marque com a mesma cor as perguntas ou os problemas que o irmão de Jarede tinha e o que ele fez a respeito deles; e, com outra cor, marque como o Senhor o ajudou e tornou Sua vontade conhecida.

Aqui estão algumas perguntas para ponderar enquanto estuda:

  • O que você acha mais impressionante na maneira como o Senhor respondeu às perguntas do irmão de Jarede em Éter 2:18–25?

  • Como você pode usar Éter 3:1–5 para ajudar alguém que esteja aprendendo a orar?

  • O que pode impedi-lo de receber revelação do Senhor? (Ver Éter 4:8–10.) Como você pode receber revelação Dele com mais frequência? (Ver Éter 4:7, 11–15.)

  • Em sua opinião, o que significa “[rasgar o] véu de incredulidade” em sua vida? (Éter 4:15.)

O que mais você aprendeu com o irmão de Jarede sobre revelação pessoal?

O élder Dale G. Renlund ensinou sobre “Uma estrutura para a revelação pessoal” (Liahona, novembro de 2022, p. 16). Considere desenhar uma moldura e escrever os quatro elementos da estrutura de cada lado. Como essa estrutura pode ajudá-lo a “aumentar sua capacidade de receber revelação”?

Ver também Tópicos do Evangelho, “Revelação pessoal”, Biblioteca do Evangelho.

Éter 2:14–15; 3:1–20

Por meio de Sua repreensão, o Senhor me convida a me arrepender e me achegar a Ele.

Mesmo um profeta notável como o irmão de Jarede precisava ser repreendido pelo Senhor. O que você aprendeu em Éter 2:14–15 sobre o castigo do Senhor? Reflita sobre como a repreensão do Senhor e a reação do irmão de Jarede o ajudaram a se preparar para suas experiências em Éter 3:1–20.

Éter 2:16–25

O Senhor vai me preparar para cruzar minhas “profundezas do mar”.

Às vezes, cruzar nossas “profundezas do mar” é a única maneira de cumprir a vontade de Deus para nós. Você vê semelhanças com sua vida em Éter 2:16–25? De que modo o Senhor preparou você para seus desafios? O que Ele está pedindo que você faça agora em preparação ao que Ele precisa que você faça no futuro?

Ver também L. Todd Budge, “Uma confiança firme e resiliente”, Liahona, novembro de 2019, p. 47.

Aplique o que aprender. O estudo do evangelho deve nos inspirar a mudar nossa vida. Depois de ler Éter 4:11–12, você pode listar algumas das influências em sua vida e pensar se elas o persuadem a fazer o bem. Que mudanças você se sente inspirado a fazer?

Éter 5

Testemunhas testificam da veracidade do Livro de Mórmon.

Ao ler a profecia de Morôni em Éter 5, pondere o propósito do Senhor ao preparar muitas testemunhas do Livro de Mórmon. Que testemunhas o inspiraram a acreditar que o Livro de Mórmon é a palavra de Deus? Como o Livro de Mórmon lhe mostrou o “poder de Deus e também a sua palavra”? (Éter 5:4.)

Sugestões para ensinar as crianças

Éter 1:33–37; 2:16–25; 3:1–6

O Pai Celestial ouve e responde às orações.

  • Se você conhece um idioma que seus filhos não conhecem, dê-lhes algumas instruções simples nesse idioma (ou toque uma gravação em outro idioma). Você pode usar isso para explicar por que o irmão de Jarede orou por ajuda em Éter 1:33–37. Saliente como o Senhor Se sentiu a respeito dessa oração e como Ele respondeu (ver também o “Capítulo 50: Os jareditas partem de Babel”, Histórias do Livro de Mórmon, pp. 143–144).

  • Seus filhos poderiam fingir que estão construindo um barco enquanto você lê Éter 2:16–17. Depois, você e seus filhos poderiam ler sobre os problemas que os jareditas tinham com seus barcos (ver Éter 2:19) e as diferentes maneiras pelas quais o Senhor respondia às orações do irmão de Jarede (ver Éter 2:19–25; 3:1–6). A página de gravuras e atividades no final deste esboço pode ajudar você e seus filhos a contar a história. O que aprendemos com o irmão de Jarede a respeito da oração? Você poderia contar uma experiência pessoal em que orou pedindo ajuda e o Pai Celestial o ajudou.

Éter 3:6–16

Fui criado à imagem de Deus.

  • À medida que crescem, seus filhos encontrarão muitas mensagens falsas sobre Deus, sobre eles mesmos e sobre seu corpo físico. Você pode pedir a eles que o ajudem a encontrar verdades sobre esses tópicos em Éter 3:6–16. Para enfatizar a verdade ensinada em Éter 3:13, 15, vocês poderiam olhar juntos para uma gravura do Salvador e convidar seus filhos a apontar para várias partes de Seu corpo. Eles poderiam então apontar para a mesma parte de seu próprio corpo. Vocês também poderiam cantar uma música sobre nosso corpo, como “O Senhor deu-me um templo” (Músicas para Crianças, p. 73). Você e seus filhos podem conversar sobre por que vocês sentem gratidão por seu corpo.

Imagem
criança correndo no campo

Somos criados à imagem de Deus

Éter 5

Três testemunhas testificam do Livro de Mórmon.

  • Morôni profetizou que três testemunhas ajudariam a estabelecer a verdade sobre o Livro de Mórmon. Para ensinar o que é uma testemunha, você pode pedir a seus filhos que descrevam algo que viram ou experimentaram que outros não viram ou experimentaram. Então, leiam Éter 5 juntos e conversem sobre por que Deus usa testemunhas em Sua obra. Vocês também podem compartilhar como sabem que o Livro de Mórmon é verdadeiro e como podem compartilhar seu testemunho com o próximo.

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista Meu Amigo.

Imagem
Jesus tocando as 16 pedras na presença do irmão de Jarede

Semeaste Mais Que Isso?, de Marcus Alan Vincent