2021
O Caminho para a alegria nesta vida
Março de 2021


MENSAGEM DO LÍDER LOCAL

O Caminho para a alegria nesta vida

“Eu amo as pessoas que eu sirvo, e eu sempre sirvo as pessoas que eu amo!”

Todos temos escrituras que usamos com mais frequência do que outras, às vezes chamadas de nossas escrituras favoritas. Uma delas para mim é “Não havendo visão, o povo fica desenfreado; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado”1. Uma das coisas que esta escritura faz por mim é me encorajar a ter minha própria imaginação informada de como o futuro que eu desejo precisa ser.

De acordo com isso, convido-vos a imaginar o seguinte lugar comigo:

Um lugar onde os habitantes têm “as coisas comuns; portanto, não havia [tem] nem ricos nem pobres nem escravos nem livres.”2

Um lugar onde “Havia[há] obras grandes e maravilhosas eram feitas pelos discípulos de Jesus, …e [realizam] toda sorte de milagres entre os filhos dos homens e nenhum milagre [operam] que não [seja] em nome de Jesus.”3

Um lugar onde os habitantes “[observam] os mandamentos que [receberam] de seu Senhor e de seu Deus, …

E… não [há] contendas entre todo o povo, em toda a terra.”4

Um lugar onde “Não [há] ladrões nem assassinos; nem [há racismo ou tribalismo] …; mas eles [estão] em um, os filhos de Cristo e herdeiros do reino de Deus”5.

Espero que se sinta como eu que este é um lugar para se ansiar para viver. No entanto, alguns de vós podem estar a pensar: “Acorde! Tal lugar nunca existiu e nunca existirá.” Será que eles estarão certos disso? Espero que, pensando nessa questão, tanto a cidade de Enoque quanto a terra Bountiful — onde os Nefitas foram visitados pelo ressuscitado Senhor Jesus Cristo — venham à mente.

Como podemos criar esse lugar? Será que o mundo inteiro precisa estar a bordo para que isso aconteça ou podemos tê-lo em nossas próprias casas — pelo menos para começar? Ao ponderar essas questões, lembre-se do que o presidente Russell M. Nelson ensinou recentemente: “Os céus se abrirão enquanto [nós] buscamos saber como seguir em frente. [Nós] não precisamos vagar ou maravilhar.

Se tiver perguntas sinceras sobre o evangelho ou da Igreja, como escolheria deixar Deus prevalecer, serão guiados a encontrar e a compreender as verdades eternas e absolutas que vão orientar sua vida e os ajudar a permanecer firmes no caminho do convênio”6.

Essas perguntas levam a uma doutrina evangélica que, se bem compreendida, mudará nossas vidas e nos concederá ainda mais da alegria prometida nas escrituras. A doutrina a que me refiro está encapsulada nos dois grandes mandamentos do Senhor: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e com toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Este é o primeiro e grande mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amaras o teu próximo como a ti mesmo.

Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”7.

Na verdade, todo o evangelho de Jesus Cristo é construído sobre o amor!8

Como sempre, nosso entendimento é mostrado mais pelas coisas que fazemos do que pelas coisas que dizemos. Consequentemente, para alcançar o lugar que imaginámos anteriormente — começando por nossas casas — precisamos participar ativamente da “obra e… glória” do Pai Celestial para “Levar a efeito a (nossa) imortalidade e vida eterna” amando e servindo nossos irmãos e irmãs9. Pessoalmente, descobri que amar e servir são intercambiáveis como uma leva à outra. Na verdade, eu amo as pessoas que sirvo, e sempre sirvo as pessoas que amo!

É incrível como esses dois se alimentam um do outro em um ciclo auto-realizador e justo. O Presidente Nelson ensinou que “quando amamos Deus com todos os nossos corações, Ele volta nossos corações para o bem-estar dos outros em um ciclo lindo e virtuoso. …

Dar ajuda aos outros — fazendo um esforço consciente para cuidar dos outros tanto quanto ou mais do que nos importamos com nós mesmos — é nossa alegria. Especialmente, devo acrescentar, quando não é conveniente e quando nos tira da nossa zona de conforto. Viver esse segundo grande mandamento é a chave para se tornar um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo”10.

Aqui estão dois outros ensinamentos dos profetas modernos:

O profeta Joseph Smith ensinou: “É um ditado honrado pelo tempo que o amor gera amor. Vamos derramar amor — mostrar nossa bondade a toda a humanidade”11.

O presidente Howard W. Hunter (1907–1995) ensinou: “O mundo em que vivemos se beneficiaria muito se homens e mulheres em todos os lugares exercitassem o amor puro de Cristo, que é gentil, manso e humilde. É sem inveja ou orgulho. É altruísta porque não busca nada em troca. Não tolera mal ou má vontade, nem se alegrar em iniquidade; não tem lugar para intolerância, ódio ou violência. Recusa-se a tolerar o ridículo, a vulgaridade, o abuso ou o ostracismo. Incentiva diversas pessoas a viverem juntas no amor cristão, independentemente da crença religiosa, raça, nacionalidade, posição financeira, educação ou cultura”12.

Concluo com o seguinte ensinamento do presidente Russell M. Nelson: “Quando falamos em reunir Israel em ambos os lados do véu, estamos nos referindo, é claro, ao trabalho missionário, templo e história da família. Também estamos nos referindo à construção de fé e testemunho nos corações daqueles com quem vivemos, trabalhamos e servimos. Sempre que fazemos qualquer coisa que ajude qualquer um — de ambos os lados do véu — a fazer e manter seus pactos com Deus, estamos ajudando a reunir Israel … [que] é o trabalho mais importante do mundo!”13

Amar e servir aos outros é fundamental, não apenas para levar o trabalho de salvação e exaltação adiante, mas também para quanta alegria vamos experimentar nesta vida independente dos desafios e até mesmo julgamentos que enfrentamos. Oro para que o Senhor nos abençoe com uma compreensão mais profunda de Suas verdades doutrinárias justas.

Élder S. Ephraim Msane foi chamado para Setenta de Área em abril de 2019. Ele é casado com Nomthandazo Salvatoris Mpanza; eles são pais de duas crianças.

Notas

  1. Provérbios 29:18.

  2. 4 Néfi 1:3.

  3. 4 Néfi 1:5.

  4. Ver 4 Néfi 1:12–13.

  5. 4 Néfi 1:17.

  6. Russell M. Nelson, “Permita que Deus prevaleça,” Liahona, nov. de 2020, 94.

  7. Mateus 22:37–40.

  8. Ver João 3:16, João 15:9–14, 1 João 4:7–21, Moroni 7:43–48.

  9. Ver Moisés 1:39.

  10. Russell M. Nelson, “O Segundo Grande Mandamento,” Liahona, nov. de 2019, 97, 100.

  11. Ensinamentos do profeta Joseph Smith, sel. Joseph Fielding Smith [1976], 317.

  12. Howard W. Hunter, “Uma Maneira Mais Excelente”, Liahona, maio de 1992, 61–62.

  13. Russell M. Nelson, “Permita que Deus prevaleça,” Liahona, nov. de 2020, 92-93.