2020
Acha que não tem um propósito como jovem adulto? Pense outra vez!
Abril de 2020


Apenas online: Jovens adultos

Acha que não tem um propósito como jovem adulto? Pense outra vez!

A perspectiva de liderar na Igreja um dia pode causar apreensão, mas existem maneiras de começar a liderar agora.

Nos dias anteriores à Segunda Vinda de Jesus Cristo, haverá “guerras, e rumores de guerras.

(…) [Nação] se levantará contra nação, e reino contra reino; haverá fomes, e pestes, e terremotos em vários lugares.

E também, por sobejar a iniquidade, o amor de muitos esfriará” (Joseph Smith—Mateus 1:28–30).

Em tempos tão conturbados, quem ajudará a liderar nossos irmãos e irmãs, tanto dentro como fora do rebanho, para que voltem ao nosso Pai Celestial?

É aí que nós entramos.

Como devemos liderar

Fomos chamados de uma das maiores gerações de jovens adultos. O presidente Russell M. Nelson nos descreve como aqueles “em quem Deus confiou o suficiente para enviar à Terra durante a dispensação mais fascinante da história deste mundo” (“Ser a verdadeira geração do milênio”, A Liahona, outubro de 2016, p. 46).

Como podemos desenvolver nossa capacidade para nos tornarmos grandes líderes na Igreja do Senhor? Se você olhar em volta, poderá perceber que, de uma forma ou de outra, você já é um líder.

Você pode liderar por meio de um chamado na Igreja. Como missionário, você pode conduzir um debate, ser responsável por uma atividade de proselitismo ou ser designado líder de zona ou síster líder. Você pode ser um líder em sua família ou entre seus amigos. Pode conduzir seus antepassados rumo à salvação por meio do trabalho de história da família. Pode até se tornar um dirigente político e sempre poderá ser um líder no exercício da profissão que escolher.

Mas a pergunta é: como devemos liderar? O Salvador liderou por meio do Seu exemplo. Ele liderou convidando: “Vem, e segue-me”, em vez de “Minha maneira é a melhor”. Ele serviu, ensinou, amou e cuidou das pessoas ao Seu redor. Jesus Cristo é o exemplo perfeito de líder. E para nos tornarmos uma grande geração de líderes, podemos começar nos esforçando para ser como o Salvador e fazer estas pequenas coisas:

  1. Orar por aqueles que passam por dificuldades, que precisam de ajuda ou por quem somos responsáveis e buscar saber como ajudá-los. Orar por eles citando seu nome individualmente, assim como o Salvador ministrou “um por um” (3 Néfi 11:15).

  2. Reservar tempo para buscar nas escrituras, de maneira específica, bons exemplos de liderança, especialmente do próprio Salvador.

  3. Orar pelos líderes da ala, estaca e líderes gerais da Igreja. Orar também pelos líderes governamentais, para que sejam inspirados e trabalhem com o espírito de paz e unidade.

  4. Conhecer as pessoas a nosso redor. Saber quais são seus interesses, quem são seus familiares, o que estudam e quais são seus sonhos e anseios na vida (ver Efésios 2:19).

  5. Ler nossa bênção patriarcal e ponderar sobre como nos tornarmos o melhor que pudermos ser.

Ao darmos o melhor de nós para liderar em retidão, tornamo-nos verdadeiros discípulos e seguidores de Jesus Cristo e merecedores da companhia do Espírito Santo. Ao fazermos e honrarmos os convênios sagrados, teremos o direito de receber a preparação necessária e a armadura espiritual para lutar contra o adversário.

Podemos começar agora

Que tipo de líder você será? Ou, citando o Salvador: “Que tipo de [líderes] devereis ser? Em verdade vos digo que devereis ser como eu sou” (3 Néfi 27:27).

Ao nos aproximarmos da Segunda Vinda, o Senhor precisará de mais líderes justos que sigam Seu profeta e se alistem nessa batalha. Ele necessita de nós. Estamos na décima primeira hora e temos muito o que fazer. Podemos começar agora a nos preparar para que nos tornemos uma grande geração de líderes. Nunca é tarde demais para começar! Se precisar conversar com seu bispo sobre algo, ele poderá ajudá-lo no caminho do arrependimento. Se necessitar de orientação sobre como melhorar a si mesmo, comece melhorando seu relacionamento com o Pai Celestial e Jesus Cristo; Eles podem mostrar os próximos passos a tomar. Você e eu estamos sendo chamados agora para fazer a obra do Senhor e ajudar nosso profeta a liderar em segurança a casa de Israel e, se simplesmente tentarmos dar o melhor de nós, teremos sucesso.