2019
Como podemos apoiar nossos líderes?
Julho de 2019


Como podemos apoiar nossos líderes?

Imagem
family watching conference and sustaining leaders

Nos dias tristes que se seguiram aos incêndios violentos que devastaram bairros inteiros no condado de Sonoma, na Califórnia, em outubro de 2017, o élder Ronald A. Rasband, do Quórum dos Doze Apóstolos, viajou para as comunidades afetadas a fim de ficar com os membros da Igreja.

Ele estava em uma missão para ministrar. Ele e a irmã Melanie Rasband consolaram os membros atingidos pelo incêndio, na capela deles e perto de suas casas queimadas.

E onde quer que ele fosse, os membros se aproximavam para apertar sua mão. Era um gesto de gratidão. Eles agradeceram ao apóstolo por seu apoio. Mas cada aperto de mão transmitiu um sentimento comum: “Eu o apoio”.

Um ato de fé

Apoiar é uma ação sagrada que liga os membros aos líderes da Igreja, salienta o élder Gary E. Stevenson. Com mais de 16 milhões de membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, relativamente poucos deles falarão pessoalmente com um apóstolo ou apertarão a mão de um deles. Mas todo membro tem a oportunidade de fazer um contato pessoal com esses e outros líderes da Igreja por meio de seu voto formal de apoio e ações diárias de apoio, diz o presidente M. Russell Ballard, presidente interino do Quórum dos Doze.

“Apoiamos com nosso braço levantado, mas também com o coração e nossas ações”, ressalta o élder Gerrit W. Gong. “Apoiamos os líderes da Igreja da mesma forma que apoiamos uns aos outros. Sabemos que estamos ligados por convênio.”

Orar pelos apóstolos continua sendo um elemento de apoio inestimável, afirma o élder Ulisses Soares. “Somos pessoas comuns e o Senhor nos chamou para algo acima de nossa capacidade. Mas sentimos que podemos atingir essa capacidade porque as pessoas estão orando por nós.”

A fé precede e acompanha o apoio, acrescenta o élder Soares. “Ao apoiar os apóstolos, você está ajudando o Salvador a realizar Sua obra. Sua fé ajuda o Senhor a realizar o que Ele transmite por meio de Seus profetas e reveladores.”

“Gosto muito da imagem dos braços erguidos e do significado por trás disso”, diz o élder Jeffrey R. Holland. Para os apóstolos, ser apoiado pelos membros da Igreja é espiritualmente semelhante a receber alimento que dá vida, prossegue ele. Toda opinião conta e toda ajuda é bem-vinda. “Ninguém tem que servir sozinho na Igreja, seja qual for nosso chamado.”

Uma prática antiga

Apoiar os apóstolos é uma prática dos últimos dias que remonta à Restauração do evangelho de Jesus Cristo. Desde o primeiro dia, os santos daquela época foram convidados a concordar com o chamado dos líderes da Igreja e a apoiá-los nesse chamado.

Em 6 de abril de 1830, Joseph Smith e seus seguidores recém-batizados se reuniram em em uma pequena cabana de toras pertencente a Peter Whitmer Sr., em Fayette, condado de Seneca, Nova York.

Joseph se levantou e perguntou aos participantes se desejavam a organização de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Exercendo o princípio do comum acordo, os novos membros ergueram a mão e consentiram por voto unânime. Em seguida, concordaram em aceitar Joseph Smith e Oliver Cowdery como professores e conselheiros espirituais.

“Ser membro da Igreja é uma questão muito pessoal”, diz o élder Holland. “Toda pessoa é importante. É por isso que trabalhamos com base no princípio do comum acordo. Queremos que todos tenham uma opinião, expressem-na e se unam para seguir em frente.”

Um ato que eleva a todos

Ao aceitar o chamado para o apostolado, os membros do Quórum dos Doze Apóstolos “são compelidos” a seguir a vontade do Senhor, diz o élder Dale G. Renlund. Ao escolher apoiar os Doze, os membros demonstram confiança no compromisso de cada apóstolo de obediência ao Salvador.

Os membros da Igreja que dão seu voto de apoio a determinado apóstolo estão simultaneamente apoiando o Quórum estabelecido, conclui o élder Quentin L. Cook.

Esse voto sagrado eleva e abençoa os apóstolos — mas também eleva os próprios membros que fazem o voto, acrescenta o élder Cook. “É algo que os capacita, abençoa e orienta.”

Isso significa que, assim como os membros profundamente afetados pelos incêndios em Santa Rosa ofereceram apoio ao élder Rasband, os membros do mundo todo podem ser apoiados, tal como apoiam cada membro dos Doze.