2019
Encontrar paz para si mesmo e para outros nos momentos de provação
Abril de 2019


Encontrar paz para si mesmo e para outros nos momentos de provação

Aqui estão oito maneiras de ajudar você mesmo e outras pessoas a sentirem paz quando a vida ficar difícil.

Imagem
hands letting birds go

Fotografias de fundo e ilustração: Getty Images

Às vezes a vida nos vira do avesso e abala nossas estruturas. Talvez estejamos preocupados com problemas familiares, questões de saúde, dificuldades na escola ou inúmeros outros acontecimentos perturbadores do mundo atual. Como podemos encontrar paz num mundo conturbado? Quer a falta de paz advenha de acontecimentos externos que estão fora de nosso controle ou de coisas que podemos influenciar e mudar, aqui estão algumas sugestões para ajudá-lo a encontrar paz interior por meio de Jesus Cristo.

Quatro maneiras de encontrar paz para si mesmo

  1. Concentrar-nos no eterno

    É difícil nos sentir em paz quando nos concentramos apenas em preocupações de curto prazo. Mas, se expandirmos os horizontes e nos concentrarmos no plano de felicidade de Deus, poderemos encontrar paz sabendo que os reveses atuais não durarão para sempre. O templo, por exemplo, ajuda-nos a nos concentrar na eternidade. O presidente Gordon B. Hinckley (1910–2008) disse que no templo “vocês sentirão uma paz que não se encontra em nenhum outro lugar”.1

  2. Não nos preocupar com o que não podemos controlar

    Quando algo que está fora de nosso controle nos tira a paz, é tentador nos sentir desesperançados ou irados. Mas de nada adianta nos ater a coisas que não podemos mudar. Em vez disso, aproxime-se do Salvador para encontrar paz interior mesmo quando a vida ficar difícil. Ele prometeu enviar o Consolador, o Espírito Santo (ver João 14:26–27).

  3. Perdoar aos outros

    Com frequência a coisa mais difícil de abandonar é a negatividade que sentimos quando alguém nos prejudica. Mas o élder Dieter F. Uchtdorf, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou: “Receberemos a alegria do perdão em nossa vida quando estivermos dispostos a perdoar os outros espontaneamente. (…) Como resultado, o Espírito do Senhor encherá nossa alma da alegria que acompanha a divina paz de consciência (ver Mosias 4:2–3)”.2 Ao nos voltar ao Salvador, isso pode ajudar a nos livrar dos fardos emocionais e a nos sentir plenos de paz.

  4. Arrepender-nos e confiar em Cristo

    Não importa o que mais esteja indo bem em nossa vida, o fardo do pecado sempre nos roubará a paz. Às vezes precisamos de nosso bispo para ajudar a nos arrepender plenamente. Mas todos precisamos nos arrepender regularmente e, por meio da Expiação de Jesus Cristo, purificar-nos de tudo o que nos impede de nos tornar mais semelhantes a Ele.

Quatro maneiras de ajudar outras pessoas a encontrar a paz

  1. Compartilhar o evangelho de Jesus Cristo

    Assim como podemos encontrar paz para nós mesmos concentrando-nos no Salvador, podemos conduzir outros a Ele, que é “o fundador da paz” (Mosias 15:18). Por exemplo, tente compartilhar uma escritura ou uma citação da conferência geral que o ajudou a aprender mais a respeito de Jesus Cristo.

  2. Ser um pacificador

    Ajude seus amigos ou irmãos a resolver conflitos. Tal como os ânti-néfi-leítas, no livro de Alma, podemos enterrar nossas armas de guerra — armas como a maledicência, a vingança ou o egoísmo — e trocá-las por instrumentos de paz: falar de modo gentil, obedecer aos mandamentos de Deus e perdoar às pessoas (ver Alma 24:19).

  3. Ser um bom ouvinte

    Às vezes as pessoas que estão passando por dificuldades precisam apenas conversar abertamente a respeito de seus pensamentos e sentimentos, em vez de guardá-los para si mesmos. Não temos que resolver os problemas delas, mas podemos simplesmente ouvir suas preocupações e dar apoio, mostrando amor e compreensão cristãos.

  4. Ministrar às pessoas de sua ala e comunidade

    Você pode se voluntariar para trabalhar num abrigo para os sem-teto, ajudar os colegas nas tarefas escolares ou levar doces a uma família nova do bairro. Ajude as pessoas a encontrar paz nas pequenas coisas. Ter um lugar para comer e dormir, um mentor confiável ou a garantia de que alguém se importa são coisas que podem exercer grande impacto na vida das pessoas.

Jesus proferiu estas palavras de consolo a todos que têm dificuldade em encontrar a paz: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14:27). Se levarmos a nós mesmos e a outros para mais perto de Jesus Cristo, poderemos encontrar paz mesmo quando a vida ficar difícil.

Notas

  1. Gordon B. Hinckley, “Alegrar-se com as bênçãos do templo”, A Liahona, dezembro de 2002, p. 33.

  2. Dieter F. Uchtdorf, “O ponto de retorno seguro”, A Liahona, maio de 2007, p. 101.